Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, mantida, pois, pelo Governo Federal do Brasil. Está sediada na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, Brasil.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está no rol das 10 melhores universidades brasileiras, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF),

Os estudantes interessados em participar do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverão, obrigatoriamente, realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem será utilizada pela Universidade para compor a média dos vestibulandos, equivalendo à primeira fase do Vestibular, valendo para as vagas presenciais oferecidas nos campi Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru. A primeira fase valerá 50% do total da nota.
A segunda fase, que valerá 50% da nota final, incluirá a redação do Enem, duas questões discursivas de Português e as questões de línguas estrangeiras para todos os candidatos, além das três disciplinas específicas, a serem aplicadas de acordo com a escolha dos cursos pelos alunos.


Dados:

Aceleração da gravidade: 10 m/s2

sen(37o) = 0,60; cos(37o) = 0,80

sen(60o) = 0,86; cos(60o) = 0,50


01-(UFPE-PE-014)

Um fio cilíndrico é percorrido por uma corrente constante de 20 mA, onde 1 mA = 10-3 A. Considere

que um elétron possui carga de módulo 1,6.10-19Ceque esta corrente é formada pelo fluxo de elétrons num dado sentido.

Em 2,0 segundos, qual a ordem de grandeza do número de elétrons que atravessam uma seção reta e transversal deste fio?


02-(UFPE-PE-014)

Um objeto executa um movimento cuja trajetória é mostrada na figura abaixo em linha tracejada.

Considerando o trajeto do ponto A ao D, o módulo do vetor velocidade média do objeto é 0,40 m/s.

Calcule o intervalo de tempo para o objeto perfazer a trajetória do ponto A ao D, em segundos.


03-(UFPE-PE-014)

Numa pista de patinação no gelo, duas irmãs, Ana e Isabel, encontram-se inicialmente em repouso,

uma de frente para a outra. Ana e Isabel possuem massas respectivamente iguais a 20 kg e 15 kg. As irmãs se empurram e, após 2 segundos, a velocidade de Ana é de 1,5 m/s. Se desprezarmos todos os atritos, qual é o módulo da velocidade de Isabel após 4 segundos?


04-(UFPE-PE-014)


Uma bolinha (miçanga) com um furo pode deslizar sem atrito ao longo de um arame fino e rígido. Ela é liberada em repouso a partir do topo do arame (ponto A), como mostrado na figura.

Ela desliza até o ponto B, onde se desprende do fio e é lançada. Calcule a componente horizontal da velocidade com que a miçanga é lançada, em metros por segundo. Despreze a resistência do ar.


05-(UFPE-PE-014)

Uma carga está apoiada sobre um caminhão que trafega sobre uma superfície horizontal (a vista de cima está ilustrada na figura a seguir).

O coeficiente de atrito estático entre a carga e o caminhão é 0,40. Calcule qual a maior velocidade, em metros por segundo, com que o caminhão pode realizar uma curva circular de raio 100 m, sem que a carga deslize.


06-(UFPE-PE-014)

Um estudante deseja medir a razão ρB/ρAentre a densidade de uma bolinha B) e a densidade da água A). Ele executa dois experimentos: (1) ele pendura a bolinha e verifica que a distensão da

mola é x1; (2) ele pendura a bolinha mergulhada em água e verifica que a distensão da mola é x2 = x1/2. Qual é ovalor encontrado para a razão ρB/ρA?


07-(UFPE-PE-014)

Um recipiente de 16 Lcontém um gás ideal a uma pressão de 30 atm. Calcule a pressão final, em atm, sabendo que o volume do recipiente passa para 8 L e que a temperatura absoluta final é a metade da temperatura absoluta inicial.


08-(UFPE-PE-014)

A luz refletida na água do mar e que chega aos olhos de um banhista na praia é polarizada na direção

horizontal. Com um detector, o módulo do campo elétrico na horizontal é medido, resultando em 10 V/m. O banhista posiciona um polarizador ideal com a direção de polarização, fazendo 37o com a direção horizontal e, com o mesmo detector, mede o módulo da campo elétrico da luz que passa pelo polarizador. Qual o valor encontrado, em volts por metro?


09-(UFPE-PE-014)

No circuito apresentado na figura, a bateria é ideal assim como o voltímetro e o amperímetro.

Quando a chave está aberta, o voltímetro indica VA = 12 V, e o amperímetro indica I = 0. Quando a chave está fechada, o voltímetro indica VF = 10 V, e o amperímetro indica IF = 0,05 A. Calcule o valor da resistência elétrica R1, em ohms.


10-(UFPE-PE-014)

Uma partícula de massa 10-29kggira em movimento circular uniforme de raio 2,0 m, numa região de campo magnético uniforme de direção perpendicular ao plano da órbita e módulo 10-5 T. A energia cinética da partícula vale 2,0.10-17J. Considerando apenas a ação da força magnética deste campo sobre a partícula, a sua carga elétrica pode ser expressa na formaAx10-19 C. Qual é o valor de A?


11-(UFPE-PE-014)

Uma partícula carregada eletricamente penetra em uma região do espaço, no vácuo, onde há um campo elétrico uniforme e constante. O vetor campo elétricoé perpendicular à velocidade inicial da partícula. Despreze os efeitos da força gravitacional. Analise as afirmações seguintes.

0-0) Embora a partícula esteja carregada, não há força sobre ela, pois não há campo magnético na região considerada, somente campo elétrico.


1-1) Embora não haja um campo magnético, há uma força sobre a partícula porque ela está carregada e na presença de um campo elétrico.


2-2) Embora haja uma força sobre a partícula, ela não a acelera, pois a força é perpendicular à trajetória da partícula.


3-3) Embora haja uma força sobre a partícula, não há trabalho realizado por esta força ao longo da trajetória.


4-4) A energia cinética da partícula cresce à medida que ela se desloca.


12-(UFPE-PE-014)

No ano de 1905, o físico Albert Einstein apresentou a sua Teoria da Relatividade Restrita. Acerca dessa teoria, analise as seguintes afirmações.


0-0) A Teoria da Relatividade Restrita representou uma correção à física newtoniana no limite de velocidades tendendo a zero em dimensões atômicas e subatômicas.


1-1) Segundo a Teoria da Relatividade Restrita, a velocidade da luz é uma constante de valor independente do movimento da fonte emissora e da natureza do meio de propagação.


2-2) As transformações entre referenciais inerciais da física newtoniana (transformações de Galileu) são incompatíveis com o eletromagnetismo clássico.


3-3) A Teoria da Relatividade Restrita apresentou transformações entre referenciais inerciais compatíveis com o eletromagnetismo clássico.


4-4) Segundo a Teoria da Relatividade Restrita, a luz é formada por fótons de energia quantizada proporcional ao seu comprimento de onda e que se propagam no vácuo a uma velocidade constante.

Resoluções