Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma Universidade pública estadual cuja mantenedora é o governo do estado do Paraná – a (UENP) sede na cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, onde estão localizadas as instituições de ensino superior. Possui três campus: Campus Cornélio Procópio; Campus Jacarezinho e Campus Luiz Meneghel.

A estrutura que integra a instituição, conta com uma organização na forma multicampi, descentralizada geograficamente, sendo de fato uma autarquia estadual de regime especial, gozando de autonomia didático-cientifica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

01-(UENP-PR-014)

Um míssil balístico intercontinental, ou ICBM, é um míssil que possui um alcance extremamente

elevado (maior que 5.500 km), normalmente desenvolvido para carregar armas nucleares. Os ICBMs se diferenciam dos demais mísseis balísticos por possuírem um alcance e velocidades maiores que os convencionais. Considerando que a velocidade de saída é de 7 km/s e que o projetil foi lançado em direção ao seu alvo com uma angulação de 60º, assinale a alternativa que indica a distância em km, alcançada pelo míssil.

Adote g = 10 m/s2 Dados: sen 60º = 0,86 e cos 60º= 0,50

a) 4000 b) 4214 c) 4530 d) 5100 e) 5315


02-(UENP-PR-014)

Deslocando-se à velocidade de 144 km/h por uma via, uma viatura da polícia rodoviária, em perseguição, toca a sirene, cujo som tem frequência igual a 1500 Hz. Uma mulher parada num ponto

de ônibus, na mesma via, percebe uma variação brusca no som, no instante em que a viatura passa pelo ponto onde ela se encontra. Qual é, em valor aproximado, a variação de frequência, em Hz, ouvida pela mulher, tendo como parâmetro os períodos anterior e posterior à passagem da viatura?

Adote a velocidade do som Vs = 340m/s

a) 100 b) 215 c) 357 d) 1342 e) 1700


03-(UENP-PR-014)

A origem do universo é um tema que sempre interessou a toda a humanidade. Em todos os povos, em todas as épocas, surgiram muitas e muitas tentativas de compreender de onde veio tudo o que conhecemos. No passado, a religião e a mitologia eram as únicas fontes de conhecimento. Elas propunham uma certa visão de como um ou vários deuses produziram este mundo. A ciência, no

século XX, por meio dos físicos George Gamow e Alan Guth propõem, respectivamente, a teoria do Big Bang, e a teoria do universo inflacionário.

Fonte: O UNIVERSO - TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO http://www.ghtc.usp.br/Universo/intro.html

Sobre essas duas teorias, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Na teoria do Big Bang, o universo está se expandindo constantemente.

b) Na teoria do Universo Inflacionário, há criação constante de massa na forma de hidrogênio.

c) Na teoria do Big Bang, a massa total do universo é constante.

d) Na teoria do Universo Inflacionário, o universo está se expandindo constantemente.

e) Na teoria do Universo Inflacionário, a densidade do universo diminui, pois há aumento de volume com a expansão para a massa constante.


04-(UENP-PR-014)

Um aparelho eletrônico possui, em seu circuito elétrico, um solenoide de 5 cm de comprimento

e 3,2 cm de diâmetro. Ele possui 2 camadas de enrolamento com 40 espiras cada e transporta uma corrente elétrica de 5A. Assinale a alternativa que apresenta o valor do Campo Magnético no centro do solenoide. Adote μo = 4π.10-7 T.m/A

a) 1,2π mT b) 1,8π mT c) 2,2π mT d) 3,2π mT e) 4,5π mT


05-(UENP-PR-014)

Um estudante de um curso de eletrônica se deparou com um circuito elétrico formado por resistores associados em série a uma fonte de tensão. Ele possui à sua disposição um voltímetro, um

amperímetro e um ohmímetro. Assinale a alternativa que contém a informação correta sobre o modo como ele deve associar (série ou paralelo) os dispositivos de medida para aferir as medidas de tensão, corrente e resistência de um dado resistor.

a) O voltímetro em paralelo com o resistor; amperímetro em série; retirar o resistor do circuito e aferir isoladamente a resistência entre seus terminais.

b) O voltímetro em série com o resistor; amperímetro em série; para o ohmímetro, retirar o resistor do circuito e aferir isoladamente a resistência entre seus terminais.

c) O voltímetro em série com o resistor; amperímetro em paralelo; ohmímetro em série.

d) O voltímetro em série com o resistor; amperímetro em paralelo; retirar o resistor do circuito e aferir isoladamente a resistência entre seus terminais.

e) O voltímetro em paralelo com o resistor; amperímetro em paralelo; ohmímetro em paralelo.


06-(UENP-PR-014)

Um pulso de onda se propaga de uma corda menos densa (μo) para uma corda mais densa (μ1), conforme mostra a figura abaixo, assinale a alternativa correta.

a) A velocidade do pulso de onda refletido será superior à velocidade do pulso incidente.

b) Não ocorre reflexão do pulso no ponto de junção das cordas.

c) O comprimento de onda do pulso incidente é o mesmo do pulso refratado.

d) Ocorre inversão de fase no pulso refletido.

e) A frequência do pulso refratado é a mesma que do pulso incidente.


Resoluções