Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A UEM é uma instituição pública de ensino superior, mantida pelo Estado do Paraná. Com sede na cidade de Maringá, possui campus nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, e extensões nas cidades

nas cidades de Iguatemi (Fazenda Experimental) e Porto Rico (Centro de Pesquisa em Porto Rico - Nupélia). Considerada uma das melhores universidades do Brasil, a UEM possui cursos de destaque em todo o âmbito nacional.  O curso mais concorrido é o de Medicina, com a concorrência de 267,4 candidatos por vaga no vestibular

01-(UEM-PR-014)

8

Na natureza, a maioria dos morcegos emprega o mecanismo da ecolocalização como auxílio durante

o voo e também na procura de alimentos. Com relação aos fenômenos físicos associados ao som, à ecolocalização e às relações ecológicas dos morcegos na natureza, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) Os fenômenos da reverberação, do reforço e do eco estão associados à reflexão de ondas sonoras.

02) Os morcegos pertencem à Classe Mammalia e ao grupo Eutheria e, em função da diversidade de suas espécies, podem ser encontrados em diferentes habitats e em diferentes nichos ecológicos.

04) As ondas sonoras utilizadas na ecolocalização dos morcegos são ondas mecânicas longitudinais e podem sofrer reflexão, refração, difração e interferência.

08) Os morcegos carnívoros, que utilizam a ecolocalização na obtenção de alimento, mantêm uma relação de predação com suas presas.

16) O mecanismo de ecolocalização utilizado pelos morcegos está fundamentado nas propriedades de refração do som, as quais dão origem ao batimento sonoro.


02-(UEM-PR-014)

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Sem ele, a Terra seria muito

fria.

Assim, esse fenômeno é imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Com relação a esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, levando ao derretimento de parte

das calotas polares, a mudanças climáticas, à elevação do nível dos oceanos, a furacões, à extinção

de espécies e à destruição de ecossistemas.

02) Visando a diminuir as emissões dos gases do efeito estufa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou vários países para assinarem a “Agenda 21”.

04) Vapor d’água, gás carbônico, metano e dióxido de nitrogênio, cujas moléculas têm propriedade de reter calor, contribuem para o efeito estufa.

08) A fotossíntese realizada pelo zooplâncton dos ambientes aquáticos diminui os efeitos do

aquecimento térmico da Terra.

16) O uso de biocombustíveis diminui a emissão de gases que contribui para o aumento do efeito estufa, porém o Brasil não apresenta condições favoráveis a isso, já que ocupa grandes extensões com a agropecuária.


03-(UEM-PR-014)

24

O organismo humano, assim como os de outros animais homeotérmicos, possui mecanismos

reguladores que controlam, de forma eficiente, a produção e a perda de calor corporal. Sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) De maneira geral, os processos de propagação de calor, que podem levar ao aumento ou à diminuição da temperatura de um corpo, ocorrem por meio dos mecanismos de radiação, de convecção e de condução.

02) Os mamíferos controlam e mantêm a temperatura corporal por meio da pelagem e das células

subcutâneas que armazenam gorduras.

04) O hipotálamo é o responsável por determinar o ajuste da temperatura do corpo humano quando este é submetido a variações externas de temperatura.

08) Para se aquecerem ou para manterem sua temperatura corporal equilibrada em dias frios, os seres humanos usualmente utilizam roupas feitas de materiais que possuem alta condutibilidade (ou condutividade) térmica.

16) Para manter a temperatura corporal, equilibrando a geração e a dissipação de calor, o organismo humano utiliza somente mecanismos específicos não fisiológicos, que estão sob estrito e involuntário controle neurológico.


04-(UEM-PR-014)

Segundo o princípio de Fermat, a trajetória de um raio de luz de um ponto a outro é aquela em que esse raio de luz a percorre no menor tempo possível. Na figura abaixo, está ilustrada a trajetória

percorrida pela luz de um ponto A, em um meio, até o ponto B, em outro meio. Com base nesse princípio, assinale o que for correto.

01) Se a velocidade da luz nos dois meios for a mesma, então a trajetória percorrida pela luz do ponto A até o ponto B é um segmento de reta.

02) Se a velocidade da luz no meio A for o dobro da velocidade da luz no meio B, então o ângulo de

Incidência α é o dobro do ângulo de refração β.

04) Se os pontos A e B estiverem à mesma distância do plano que divide os dois meios, então a luz percorrerá a maior trajetória no meio em que a sua velocidade de propagação for menor.

08) Se a velocidade nos meios for distinta, então a distância real entre os dois pontos é maior do que a distância percorrida pela luz.

16) Segundo a Lei de Snell-Descartes, a razão VA/VB entre as velocidades da luz nos meios A e B é igual à razão Senα/senβ entre os senos dos ângulos de incidência e de refração.


05-(UEM-PR-014)

32

Um modelo padrão para dar movimento a uma bicicleta consiste em duas polias conectadas por uma

corrente.

Uma das polias, chamada de coroa, fica conectada aos pedais, enquanto a outra polia, chamada de catraca, fica acoplada à roda traseira da bicicleta. Cada pedalada, isto é, cada giro completo dos pedais, corresponde a um giro completo da coroa, enquanto cada volta completa da catraca corresponde a uma volta completa da roda à qual está acoplada. Sabe-se, ainda, que o número de voltas da catraca é proporcional ao número de voltas da coroa, com razão de proporção igual à razão entre os raios da coroa (R) e da catraca (r). Considerando que a bicicleta, a partir do modelo apresentado, desloca-se em linha reta em uma superfície plana e que não haja deslizamento entre as

rodas da bicicleta e a superfície, assinale o que for correto.

01) Se os raios da coroa e da catraca são, respectivamente, R e r, então cada volta completa da

coroa corresponde a R/r voltas da catraca.

02) Para um dado R fixo, quanto menor for o raio da catraca, maior será o deslocamento da bicicleta por pedalada realizada.

04) As velocidades angulares da coroa e da catraca são sempre iguais, independentemente do valor de seus raios.

08) Se a coroa de uma bicicleta tem raio igual a 15 cm, e a catraca tem raio igual a 1/5 do raio da roda e 1/4 do raio da coroa, então cada pedalada corresponde a um deslocamento de 1,5 m.

16) Se as rodas de uma bicicleta têm raio igual a 50 cm e se o raio da coroa é o dobro do raio da catraca, então um ciclista que realiza duas pedaladas por segundo nessa bicicleta movimenta-se a 4πm/s.


06-(UEM-PR-014)

Um capacitor de placas longas e paralelas é utilizado em um experimento em que partículas são

lançadas em seu interior, no vácuo. As partículas – um nêutron, um próton, um elétron e um pósitron – são lançadas separadamente e descrevem trajetórias de acordo com o efeito do campo elétrico sobre essas partículas. Despreze as ações gravitacionais e assinale o que for correto.

01) O elétron pertence à categoria dos léptons e é desviado rumo à placa positiva do capacitor.

02) O próton é formado por dois quarks do tipo up e um quark do tipo down e é desviado rumo à placa negativa do capacitor.

04) O nêutron pertence à categoria dos hádrons e possui carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C.

08) O pósitron é a antipartícula do elétron e é desviado rumo à placa negativa do capacitor.

16) A aceleração do elétron no interior do capacitor possui módulo igual a e.E/m , sendo e a carga elétrica elementar, E o módulo do campo elétrico entre as placas do capacitor.


07-(UEM-PR-014)

40

A brisa marítima, fenômeno que ocorre no litoral, é uma consequência da incidência da radiação

solar e da diferença dos tempos de aquecimento do solo e da água.

Com base nessas afirmações, assinale o que for correto.

01) Devido ao fato de o solo aquecer mais rapidamente, ao longo do dia, sua temperatura será maior do que a da água e a pressão atmosférica sobre o solo será menor do que a pressão atmosférica sobre a água.

02) A diferença dos tempos de aquecimento do solo e da água ocorre principalmente devido à diferença dos valores dos calores específicos entre os dois.

04) Os ventos periódicos, chamados de monções, ocorrem devido a um processo muito similar ao da

brisa marítima, entretanto eles são restritos ao litoral indiano.

08) Os fenômenos das marés são uma consequência da brisa marítima.

16) A variação da densidade do ar, em função da temperatura em que o ar se encontra, é um dos

fenômenos físicos fundamentais para a ocorrência das brisas marítimas.



Resoluções