Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Católica de Brasília é uma universidade particular brasileira, com sede na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal e com Campus nas cidades de Taguatinga e Brasília, é administrada pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura associação fundada em 1972..

Conforme a divulgação do RUF, Ranking Universitário da Folha, no ano de 2012 a UCB aparece em níveis qualitativos no 35º lugar geral e 6º lugar entre as instituições privadas de todo o Brasil.


01-(UCB-DF-014)

Em uma área isolada dos Andes, um paraquedista chileno saltou de um penhasco de moto e de paraquedas. Para o aventureiro motociclista e sua equipe chegarem até o platô a mais de 1.000 metros de altitude, foi necessário voar de helicóptero. Depois que ele decolou do penhasco,

caiu em queda livre por mais de 900 metros. O aventureiro disse que sua ideia é descobrir o Chile, além de ter mais contato com a natureza. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/ 2011/05/110506_videosaltomotoebc.shtml>. Acesso em: 25/10/2013, com adaptações.

Suponha que o aventureiro motociclista descrito no texto, no ponto exato da borda do penhasco, possua velocidade horizontal (Vx) de módulo igual a 10 ms-1. Com essas informações, julgue os itens a seguir. Dado: Adote aceleração da gravidade g = 10 ms-2.

0.( ) Quando o aventureiro motociclista deixa o penhasco, ele está em movimento de projétil. Sendo assim, sua velocidade na borda do penhasco é sua velocidade inicial.

1.( ) Inicialmente, o aventureiro possui velocidade vertical (Vy) zero, e por isso, cai verticalmente como um corpo solto a partir do repouso.

2.( ) A posição do aventureiro motociclista, depois de 1 segundo, é de √(125) m.

3.( ) Após 1 segundo, a velocidade (módulo da velocidade) do aventureiro será de 5√2 ms-1.

4.( ) O ângulo do vetor velocidade com a horizontal, após 1 s de queda, é expresso por α=arctg (Vx/Vy).


02-(UCB-DF-014)


Duas cargas elétricas puntiformes são positivas e iguais (q1=q2=4μC). Tem-se que q1 está localizada

em x=0 e y=0,4m e q2 em x=0 e y= - 0,4m. Determine o módulo da força elétrica total (resultante) que essas cargas exercem sobre uma terceira carga puntiforme Q=5μC em x=0,3m e y=0.

Dado: Adote como constante k=9.109Nm2/C2.

Multiplique o resultado obtido por 10 e marque a resposta na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.


Resoluções