Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- O objeto, no caso os olhos do ator (P), devem estar a uma distância um pouco maior que a distância focal fo da lente. Veja ilustração abaixo:

Objeto entre Ao e fo

Natureza: - real

Localização – Depois de Ai

Tamanho e orientação – maior que o objeto e invertida em relação a ele.

Utilidades – projetores de filmes e de slides que fornecem do filme ou slide (objetos) uma imagem real, invertida e maior, projetada numa tela.

     

- xérox – ampliação

R- C

02- É claro que se você aumentar a área de contato do líquido com o gelo (aumentando a extensão do encanamento) você obterá um tempo maior de contato do líquido com o gelo fazendo com que o líquido retire mais calor do gelo.

R- B.

03- Com o ar aquecido a pressão interna dos pneus é maior e quando você calibra com o ar aquecido ele indicará um determinado valor que é o recomendado pelo fabricante, mas quando os pneus forem resfriados, o ar resfriará e a pressão diminuirá para um valor menor que o recomendado pelo fabricante

R- E

04- Observe na figura I que, com a balança não inclinada, a força de reação da balança (indicação da mesma) é anulada pela força peso da pessoa --- assim, N=P e a balança indica o peso da pessoa.

Por outro lado, na figura II, com a balança inclinada, a indicação da balança (N) é anulada pela parcela do peso () perpendicular (normal) à superfície da balança, ou seja N=PN que é menor que o peso , pois existe ainda uma parcela do peso () paralela à superfície da balança.

R- D.

05- Se você já programou a temperatura de desligamento, a alternativa mais coerente é a C.

R- C

06- Cálculo da carga elétrica Q transportada pela corrente elétrica de i=3,5 A em t=10.10-3=10-2s --- i=Q/t --- 3,5=Q/10-2 --- Q=3,5.10-2 C.

C=Q/U=3,5.10-2/7.103=0,5.10-5 --- C=5.10-6 F.

R- C


07- A força contrária (Fm) aplicada pelo motor deve anular a parcela do peso (Pp) do carro responsável

pela descida --- Fm=Pp=Psenα=mgsenα=950.10.(1/2) --- Fm=4750N=475kgf.

R- E.

08- Colocando o polo (eixo de rotação) em (1) onde está o peso da pessoa, calculando o momento de

cada força e igualando a zero --- - Fmin.40 + p.100=0 --- Fmin=(100/40)P --- Fmin=(5/2)P.

R- B


Exercícios