Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- I. Correta.

II. Correta --- E=dágua.g.h --- observe nessa expressão que a relação entre E e h é uma função do primeiro grau.

III, Falsa --- Teorema de Stevin --- ΔP=d.g.h (a diferença de pressão é diretamente proporcional à altura h).

R. C

02- Teoria:

Ondas são perturbações que se propagam no espaço, ou em meios materiais, transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos:

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.

Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. Sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagarem-se. São exemplos desse tipo de onda a luz, os raios X, as micro-ondas, ondas de transmissão de sinais entre outras.

Outra classificação das ondas é feita considerando-se a direção de vibração. De acordo com essa característica, uma onda pode ser definida como:

Transversais: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz.

Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras cuja frequência audível está entre 20Hz e 20000Hz.

R- C

03- A energia interna (U) de um gás perfeito monoatômico corresponde à soma das energias cinéticas médias (Ec) de todas as suas moléculas

 A afirmação acima indica que a temperatura de um gás é a medida da energia cinética média de suas moléculas.

R- A

04- I. Falsa --- o campo é mais intenso onde ocorre maior concentração de linhas de campo elétrico, no caso, na região B.

II. Falsa --- veja III.

III. Correta --- veja na figura abaixo que quem origina esse campo é uma carga negativa e por isso o

potencial elétrico é maior em A, conforme você pode observar na parte inferior do gráfico acima que fornece os valores algébricos do potencial de uma carga negativa.

R- C

05- Refração Fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio para outro, variando sua velocidade de propagação e sofrendo desvio.

O desvio (d) na refração corresponde ao ângulo entre o prolongamento do raio incidente e o raio

refratado.

R- A

06- A última é falsa:

Esta é a fórmula E = hf que dá a energia de um fóton
E é a energia expressa em Joules. 
h é a constante de Planck

f é a frequência. 
R- C

Exercícios