Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Se você não domina a teoria leia as informações a seguir:


Na subida, o movimento é progressivo, pois o deslocamento ocorre no sentido crescente da trajetória, e retardado, pois o módulo da velocidade está diminuindo.

 

 Na descida, o movimento é retrogrado, pois o deslocamento ocorre no sentido decrescente da trajetória, e acelerado, pois o módulo da velocidade está aumentando.

 

 

 No ponto mais alto da trajetória, a velocidade do corpo se anula (V=0), pois é o ponto em que o corpo inverte o sentido de seu movimento e nesse ponto a altura atingida pelo corpo é máxima.

 

 O tempo de subida é igual ao tempo de descida

 

 A velocidade (Vo) de lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Vo).

 

 Em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

 Se um móvel A partir um tempo x antes de um móvel B, têm-se: tA – tB=x  ---  tA=tB + x, que deve-se substituir em AS para continuar a resolução do exercício.

 

 Representação gráfica do movimento:

 R- E

02- Como o metrônomo deve ser ajustado para emitir 60 batidas por minuto (60s), com ele regulado cada batida deve demorar t=60/60 --- t=1s.

Pelo enunciado 8 notas musicais devem ser tocadas no tempo de 4 batidas do metrônomo, ou seja, as 8 notas devem ser tocadas em 4s, o tempo pedido de duração de cada nota pode ser obtido por regra de três:

R- B

03- Como o entulho de massa m está descendo com velocidade constante ele está em MR( (equilíbrio dinâmico) e a força resultante sobre ele deve ser nula e, para que isso ocorra, a intensidade da força


aplicada pelo guindaste deve ser igual ao peso do entulho --- F=P=mg=m.10 --- P=F=10m.

Cálculo do trabalho realizado pela força F=P --- W=F.d.cosα=10m.15.cos0o --- W=150.m.

R- D

04- Pelo enunciado o corpo possuía inicialmente apenas energia cinética e, no elevador surge energia potencial gravitacional; na pedra-mola, energia potencial elástica; no balão e no balde, energia potencial gravitacional --- a bola, após chutada rola sobre o gramado diminuindo sua velocidade, perdendo (dissipando) energia cinética por atrito, sob forma de energia térmica (calor) --- R- D

05- A teoria é fornecida a seguir:

 Denomina-se calor sensível ou calor específico (c) o calor que provoca uma variação na temperatura de um corpo, sem que ele mude de estado físico.

Verifica-se experimentalmente que a quantidade de calor (Q) recebida ou cedida por um corpo é diretamente proporcional à sua massa e á sua variação de temperatura.

Matematicamente:

Onde c é o calor especifico (constante de proporcionalidade que é característica de cada corpo).

 Características do calor específico:

 Substituindo m=1g e Δt=1 oC na expressão Q=m.c.Δt  ---  Q=1.c.1  ---  Q=c  ---  ou seja, o calor específico de uma substância é a quantidade de calor necessária para fazer a temperatura da massa  de 1g ou 1kg dessa substância sofrer uma variação de temperatura de 1 oC.

  Quando se afirma que o calor específico do álcool é 2 400 J/(kg·ºC), quer-se dizer que, para uma massa de 1kg de álcool sofrer uma variação de temperatura de oC, ela deve receber ou ceder, 2 400J de energia.

R- B

06- Transformação isobárica

 Ocorre à pressão constante (isso=igual; baros=pressão).

 O físico Jacques Charles observou que, para uma certa massa de gás, mantida a pressão constante, o volume é diretamente proporcional à temperatura absolutaou seja:

R- A

07- Trata-se de campo visual de um espelho plano, cujo processo está detalhado a seguir:

Você localiza a imagem X’ do olho X do observador, lembrando que a distância do olho X ao espelho é a mesma que a da imagem X’ ao espelho (figura 1).

Em seguida, a partir de X’, você traça duas retas que tangenciem as extremidades do espelho e a região entre essas duas retas é o campo visual do espelho (figura 2).

Observe na região de campo visual do espelho hachurada na figura 2 que ele enxerga apenas os pontos T e S

R- D

08- Associação série

Todos os resistores são ligados um em seguida ao outro. 

 A resistência equivalente (Req) é igual à soma das resistências parciais  ---  no circuito 1 Req=R; no 2, Req=2R e no 3 Req=3R --- a resistência equivalente da associação aumenta.

 A tensão (diferença de potencial) U, constante, nos terminais da associação (entre A e B) é igual à soma das tensões em cada resistor, ou seja, no circuito 1 U1=U/1; no 2 U2=U/2 e no 3 U3=U/3 --- a diferença de potencial nos extremos de um mesmo resistor diminui.

Pela lei de Ohm, como Req=U/i, a corrente elétrica i é inversamente proporcional à resistência equivalente Req, 0u seja, a medida que você acrescenta resistores, Req aumenta e, consequentemente i diminui.

R- E --- Observação: Você poderia chegar à mesma conclusão observando a tabela fornecida e lembrando que, no caso, o voltímetro marca a ddp em cada resistor e o amperímetro a corrente total no circuito.

Exercícios