Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Independente das massas e no vácuo, caindo da mesma altura elas chegam à base da câmara ao mesmo tempo e com a mesma velocidade V.

Observe na expressão Ec=mv2/2 que, sendo v a mesma a energia cinética Ec é diretamente proporcional à massa --- como m2=2m1, Ec2 =2Ec1 e Ec1=Ec2/2.

R- A.

02- ΔStotal=8 + 16=24km --- Δttotal=4h --- Vm= ΔStotal/Δttotal=24/4 --- Vm=6km/h.

R- C

03- Como os alimentos e o ambiente interno do freezer estão em equilíbrio térmico, eles apresentam a mesma temperatura.

R- B

04- Enunciado do princípio de Arquimedes:

Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força de direção vertical e sentido  para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade  é igual ao peso do volume de líquido deslocado“

R- D

05- Expressão da capacidade térmica --- C =Q/Δθ --- sendo a capacidade térmica C das fagulhas muito pequena, elas transferem pouca quantidade de calor Q para o operador para a mesma variação de temperatura, o que é insuficiente para o queimar.
R- B

06- R- A

07- W=P.Δt

Máquina de lavar --- Wm=0,5.2=1kWh.

Chuveiro --- Wc=4.(1/2)=2kWh.

Geladeira --- Wg=0,4.10=4kWh.

Ferro --- Wf=0,8.1=0,8kWh.

R- D

08- A dispersão (separação) luminosa ocorre artificialmente quando a luz se dispersa como no

interior de um prisma (figura da esquerda) ou passa do ar para a água (figura da direita), sendo mais desviada a luz monocromática violeta (menor velocidade) e menos desviada a luz monocromática vermelha (maior velocidade). Lembre-se que essa dispersão ocorre com uma infinidade de cores (diferentes freqüências) que estão compreendidas entre o vermelho e o violeta.

R- C

09- O espelho da figura I é côncavo e o objeto está entre o foco e o vértice do espelho, o que fornece uma imagem virtual direita e maior que objeto.

O espelho da figura II é cônvexo e, para qualquer posição do objeto a imagem será sempre virtual, direita e menor que o objeto.

R- C

10- Entre a turbina e o gerador ocorre transformação de energia cinética da água (turbina) em elétrica (gerador) e, na residência ocorre a transformação de energia elétrica em cinética no liquidificador.

R- A


Exercícios