Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Pelo princípio da ação e reação o sistema A de massa mA=3m e o sistema B de massa mB=m trocam

forças de mesma intensidade, mesma direção mas sentidos contrários (para ação e reação), adquirindo cada uma acelerações diferentes tal que:

A – T=3m.aA --- B – T=m.aB --- 3m.aA=m.aB --- aA=aB/3.

R- E

02- Observe nas figuras A e B onde foram traçados raios de luz (em vermelho) que, quando eles se refratam do ar (menos refringente) para a água (mais refringente) eles se aproximam da normal (em amarelo) e apenas a figura A satisfaz, pois nela os raios de luz chegam aos olhos do vigia.

A figura C também não satisfaz, pois quando os raios de luz incidem perpendicularmente à superfície de separação eles se refratam sem sofrer desvio com a imagem da TV não atingindo os olhos do observador.

R- B

03- O empuxo (força vertical e para cima) é igual ao peso do volume de líquido deslocado e assim, quanto maior o peso maior será o volume de líquido deslocado e consequentemente, maior será a altura da superfície da água do balde.

Maior peso B (barco + âncora dentro, deslocam maior volume de água) --- menor peso A (barco sem

âncora, desloca menor volume de água) --- intermediário C (volume deslocado somente pelo barco ) + volume deslocado somente pela âncora).

R- C

04- Trata-se de uma transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica (volume constante) --- PiVi/Ti= PfVf/Tf --- Pi/Ti=Pf/Tf --- 200.103/320 = Pf/275 --- 55000.103 = 320Pf --- Pf=55000.103/320= 171,9.103Pa --- Pf=171,9KPa.

R- B

05- Os vetores em azul representam as forças trocadas entre cada esfera e observe que a incompatível é

a a alternativa E, pois se a força entre dois pares é de atração (sinais opostos), a força entre o outro par deverá ser de repulsão (mesmo sinal).

R- E

Exercícios