Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Na primeira figura estão colocadas as forças e, considerando a prateleira de densidade homogênea o peso e todas as outras forças estão aplicadas no centro (meio) da prateleira e essas forças são:

Peso --- vertical, para baixo e de intensidade P=mg=2.10 --- P=20N

Tensão (tração) no cabo aplicada na prateleira pela parede

Normal --- aplicada pela parede na prateira (horizontal e para a direita)

Na segunda figura a tração foi decomposta em duas parcelas de intensidades Ty=Tcos60o=0,5T e Tx=Tsen60o=(√3/2)T.

Na terceira figura, como o sistema está em equilíbrio, na vertical, Ty=P --- 0,5T=20 --- T=40N.

R- D

Obs: Se fosse pedido a reação normal aplicada pela parede na prateira você teria que na horizontal também existe equilíbrio e N=Fy=(√3/2)T=(√3/2).40 --- N=20√3N

02- Trata-se da Primeira lei de Newton (Princípio da Inércia).

R- A

03-

04- Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Conservação do momento linear (quantidade de movimento) de um sistema:

Sistema isolado de forças externas  -  Um sistema formado por vários corpos ou pontos materiais é considerado isolado, quando:

 sobre ele não atuam forças externas – exemplo – um astronauta no espaço, fora do campo de ação gravitacional de qualquer

corpo celeste (força peso nula) e no vácuo ( não existem forças resistivas).

 sobre ele agem forças externas, mas a intensidade da força resultante (soma vetorial de todas as forças externas que agem sobre

ele) é nula – exemplo – um corpo se deslocando, sem atrito, sobre uma superfície plana horizontal e em movimento retilíneo e

uniforme e nesse caso não existem forças horizontais (MRU) e as verticais  e  se anulam.

Quando um sistema é isolado de forças externas, sua força resultante tem intensidade nula e consequentemente o impulso dessa força é nulo, pois I=FR.Dt=0. Dt=0. Como I=Qdepois – Qantes  ---  0= Qdepois – Qantes  ---  Qantes = Qdepois. Sendo a quantidade de movimento grandeza vetorial, a relação abaixo representa o princípio da conservação da quantidade de movimento:

 R- B

05- Se o peso da criança (II) é duas vezes maior que o da criança (I), a criança (II), para que haja equilíbrio, deve estar a uma distância duas vezes menor que a criança (I) do apoio.

R- C

06- Trata-se de um lançamento vertical para cima onde a aceleração é a da gravidade g(constante), mesmo local) e, à medida que ela sobe, a velocidade diminui

R- D

07- Corpos abandonados com Vo=0 ou lançados verticalmente para baixo com Vo≠0 de um mesmo local e da mesma altura (desprezando-se os efeitos do ar) demoram o mesmo tempo para chegar ao solo, independente de suas massas.

A velocidade com que eles chegam ao solo também é a mesma.

Mas, a energia cinética é diferente, pois Ec=mV2/2 e depende da massa do corpo.

R- B

08- Peso de cada esfera --- P1=m1g=0,3.10 --- P1=3N --- P2=m2g=0,2.10 --- P2=2N --- P3=m3g=0,1.10 --- P3=1N

Observe na figura todas as forças que agem sobre cada esfera e, como cada uma está em equilíbrio a força resultante sobre cada uma será nula, então você terá:

Esfera 3 --- T3=1N --- esfera 2 --- T3 + 2 = T2 --- 1 + 2=T2 --- T2=3N --- esfera 1 --- T1 = T2 + 3 ---

T1=3 + 3 --- T1=6N

R- A

09- No ponto mais alto A, nos dois casos elas possuem a mesma velocidade inicial Vo e mesma altura h --- assim a energia mecânica em A para as duas bolas vale EmA=mVo2/2 + mgh.

No solo, chegam com velocidade V na altura h=0 e de energia mecânica --- EmB=mV2/2 + m.g.0 ---

EmB=mV2/2.

Pelo princípio da conservação da energia mecânica EmA=EmB --- mVo2/2 + mgh= mV2/2 --- V=√(Vo2 + 2gh) --- como Vo, g e h são os mesmos elas chegam ao solo com a mesma velocidade.

Observe na figura que as trajetórias e consequentemente distância percorrida pelas bolas é diferente e, assim, elas chegam ao solo em instantes diferentes. Comprova-se que o tempo que a bola permanece no ar está relacionado  com a altura  ---  maior altura, maior tempo de permanência no ar, conforme figura abaixo   


R- C

10- Para calcular o deslocamento vetorial pelo método da linha poligonal basta você unir I com F (figura).

Para calcular a intensidade de você aplica Pitágoras no triângulo hachurado --- d2=32 + 42 --- d=5x10=50cm --- V=d/t=50/200 --- V=0,25m/s.

R- B

Exercícios