Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Na vertical --- Voy=Vosen30o=Vo/2.

A velocidade inicial na subida é Voy=Vo/2 e a velocidade na no mesmo ponto, na volta é Vy= - Vo/2 --- o tempo de subida e de descida é t=4s.

Vy = Voy – g.t --- - Vo/2 = - Vo/2 – 10.4 --- 2Vo = 80 --- Vo=40m/sx3,6=144km/h.

R- A

02- O atrito entre o pente e os cabelos eletrizou o pente que atraiu por indução os pedaços de papel, os quais, ao ficarem em contato com o pente adquiriram cargas de mesmo sinal que as do mesmo, sendo portanto repelidos.

R- B

03- A intensidade da força resultante sobre o veículo é a força de tensão no cabo, fornecida T=2000N

--- segunda lei de Newton --- T=ma --- 2000 = 800.a --- a=2,5m/s2.

R- C

04- Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

O globo ocular é o elemento fundamental para nossa visão .Consta basicamente dos seguintes elementos:

 Esclerótica – Fibra fina e branca que tem em  toda sua superfície interna a coróide que é uma membrana fina e escura. Ambas revestem todo o olho, exceto por uma abertura circular na frente, para a entrada da luz.

 Córnea – Parte circular da frente do olho, transparente e esférica, onde vemos o branco do olho e a íris.

 Cristalino – Lente convergente, gelatinosa e elástica, de distância focal variável que, através da variação dos músculos ciliares focaliza na retina a luz que sai do objeto e entra no olho.

 Íris – Parte circular e opaca que dá cor ao olho. Tem uma abertura central, a pupila.

 Pupila – Abertura circular da íris por onde a luz entra no olho. Seu diâmetro é variável pois controla a entrada da luz, sendo menor no claro e maior no escuro.

 Retina – Composta de células sensíveis à luz (cones e bastonetes), onde se formam as imagens que são transformadas em sinais nervosos e que são transmitidas ao cérebro pelo nervo óptico.

 O globo ocular pode ser comparado a uma máquina fotográfica onde o cristalino seria a lente (ou sistema de lentes) convergente, a

íris seria o diafragma da máquina fotográfica que abre ou fecha permitindo maior ou menor entrada de luz e a retina seria o filme ou sensor onde a imagem real, invertida e menor é formada.

R- E                                                        

05- Altura

Altura do som está relacionada com sua freqüência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta freqüência.   

O som mais grave audível por um ouvido humano é de aproximadamente 20 Hz e o mais agudo é de aproximadamente 20 000 Hz.

R- A 

06- Você vai misturar V água fervida (100oC) com (15L- V) de água a 20oC para obter água a 27oC --- V.c.(27 – 100) + (15 – V).c.(27 – 20) = 0 --- - 73V + 105 – 7V = 0 --- V=1,3L.

Regra de três --- 15L – 100% --- 1,3L – P --- P=130/15=8,7%.

R- D

07- O período T de um pêndulo simples é fornecido por T = 2π√(ℓ/g), onde é o comprimento do fio.

Terra --- TT = 2π√(ℓ/gT) --- 1 = 2π√(ℓ/10) --- (1/2π)2 = √(ℓ/10) --- ℓ=10/4π2 (I).

Planeta X --- TX = 2π√(ℓ/gX) --- 2 = 2π√(ℓ/gX) --- (2/2π)2 = √(ℓ/gX) --- ℓ=gX2 (II).

(I) em (II) --- 10/4π2 = gX2 --- gX = 2,5m/s2.

R- C

08- Se você não domina a teoria ela está a seguir:

 Considere um condutor retilíneo de comprimento ℓ percorrido por uma corrente elétrica (elétrons livres com carga q, movendo-se com velocidade no interior do condutor, pela sua seção transversal). Esse fio condutor reto está imerso num campo magnético uniforme  . Sobre cada carga elétrica q que constituem a corrente elétrica i surge uma força magnética

fornecida pela expressão Fm’=q.V.B.senθ e somando as intensidades de cada força Fm’ obtém-se uma força resultante Fm=n.Fm, onde n é o número de cargas que passam pelo fio condutor num intervalo de tempo Δt  --- Fm=n.q.V.B.senθ  ---  V=ΔS/Δt=ℓ/Δt  ---  Fm= n.q. ℓ/Δt.B.senθ  ---  i=n.q/Δt  -- Fm=B.i.ℓ.senθ

Fm – intensidade da força magnética que age sobre o fio – medida em newton (N), no SI.

B – intensidade do campo magnético – medido em tesla (T), no SI.

i – corrente elétrica no fio – medida em ampère (A), no SI.

θ – ângulo entre a direção de B e de i.

 A direção e sentido de  é fornecida pela regra da mão esquerda (veja figura abaixo) onde o dedo médio indica o sentido da

corrente elétrica i, pois o sentido convencional da corrente elétrica é o mesmo que o da velocidade das cargas positivas.

Substituindo os valores fornecidos na expressão Fm=B.i.ℓ.senθ= 30.0,2.1.sen90o=6.1 --- Fm=6N.

R- E


Exercícios