Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- 01. Correta --- Eco – fenômeno em que conseguimos ouvir nitidamente um som refletido por obstáculos refletores, uma ou mais vezes sucessivas. Nosso ouvido só consegue distinguir dois sons sucessivos num intervalo de tempo igual ou maior que 0,10 segundos.


Sendo a velocidade do som no ar de 340m/s, temos que V=ΔS/Δt  ---  340=ΔS/0,1  ---  ΔS=34m (ida e volta). Assim, uma pessoa consegue ouvir o eco de sua própria voz se estiver afastada do obstáculo refletor de, no mínimo, 17m.

Reverberação – ocorre quando o som direto e refletido se superpõe chegando juntos ao ouvido, o que ocorre quando a superfície refletora estiver a uma distância menor que 17m da fonte emissora. Os sons diminuem ou aumentam de intensidade (sofrendo reforço) e ficam indistintos.

02. Correta.

04. Correta --- ondas sonoras --- são ondas mecânicas (necessitam de um meio material para se propagar) longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção de propagação). Não se propagam no vácuo.

São produzidas por qualquer movimento vibratório e expandem-se no espaço (três dimensões) por meio de compressões e rarefações, até chegarem aos nossos ouvidos, onde os tímpanos, por ressonância, são induzidos a vibrar com a mesma  freqüência da fonte e nos causam a sensação fisiológica do som.

A faixa média de freqüências audíveis para um ouvido humano normal varia de 20Hz  até 20.000Hz.

Como são ondas, estão sujeitas à todos os fenômenos ondulatórios.

08. Correta.

16. Falsa --- A maioria dos morcegos possui um sentido adicional, aliado aos cinco a que nós humanos estamos acostumados: a ecolocalização. Este sentido funciona basicamente da seguinte maneira: O morcego emite ondas ultra-sônicas, ou seja, com frequência muito alta, pelas narinas ou pela boca, dependendo da espécie. Essas ondas atingem obstáculos no ambiente e voltam na forma

de ecos com frequência menor. Esses ecos são percebidos pelo morcego. Com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direcções de onde vieram e nas direções de onde nenhum eco veio, os morcegos sentem se há obstáculos no caminho, as distâncias, as formas e as velocidades relativas entre eles, no caso de insectos voadores que servem de alimento, por exemplo. 
Por isso, esse sentido chama-se ecolocalização, ou seja, orientação por ecos, uma habilidade que eles partilham com os golfinhos e as baleias.

R- ( 01, 02, 04, 08)

02- 01. Correta --- Efeito estufa - Ao penetrarem na atmosfera terrestre e atingirem sua superfície, parte dos raios luminosos provenientes do Sol são absorvidos e transformados em calor (cerca de 65%), outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, pois são refletidos de volta pelos chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto), sob forma de raios infravermelhos (ondas de calor). O efeito é benéfico ao planeta Terra, mantendo sua temperatura nas condições que propiciam a vida, pois, sem ele a temperatura na Terra seria da ordem de -20oC.

Entretanto, nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. Esse aumento do dióxido de carbono na atmosfera permite a saída das radiações visíveis e impede a saída das radiações infravermelhas (ondas de calor), aquecendo a Terra e trazendo graves consequências para o nível dos oceanos e para o clima.

02. Falsa --- A Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP19) começou nessa segunda, dia 11, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente.

O4. Correta --- esses elementos possuem alto calor específico.

08. Falsa.

16. Falsa --- Na maioria dos países do mundo, a matriz energética é baseada no consumo de combustíveis fósseis, ou seja, petróleo, gás natural e carvão. O principal problema deste modelo é que os recursos não são renováveis, além de ocasionarem muitos danos ao meio ambiente, como a poluição atmosférica causadora do efeito estufa. O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou animais. Pode ser usado em motor a diesel, com pouca ou nenhuma modificação,

e pode ser misturado ao diesel fóssil para uso geral. Oferece uma oportunidade significativa para a redução da dependência dos combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa.

O Brasil apresenta condições favoráveis à produção de biocombustíveis.

R- (01,04)

03- 01. Correta --- Esses são os três processos de propagação de calor.

02. Correta.

04. Correta.

08. Falsa --- devem utilizar materiais que são bons isolantes térmicos (baixas condutividades térmicas) como, por exemplo, lã, algodão, peles de alguns animais.

O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. As roupas de lã, os pêlos dos animais, o isopor, a serragem são ótimos isolantes térmicos, pois retêm o ar entre suas fibras.

16. Falsa.

R- (01, 02, 04)

04- 01. Correta --- se a luz tem a mesma velocidade em ambos os meios então eles possuem o mesmo índice de refração e dizemos que há uma continuidade óptica e a luz não sofre desvio ao passar de um para o outro.

02. Falsa --- se o ângulo de incidência for o dobro do ângulo de refração você terá --- α=2β ---

senα/senβ = VA/VB --- sen2β/senβ = VA/VB --- 2senβcosβ/senβ = VA/VB --- 2/cosβ = VA/VB --- VA=

2(VBcosβ).

04. Falsa --- princípio de Fermat, a trajetória de um raio de luz de um ponto a outro é aquela em que esse raio de luz a percorre no menor tempo possível (ou seja, com maior velocidade)

08. Falsa --- veja figura abaixo:

16. Correta ---  Lei de Snell-Descartes - A relação entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração é uma grandeza constante denominada índice de refração do segundo meio em relação ao primeiro, ou seja,  seni/senr=n2/n1   

R- (01, 16)

05- 01. Correta --- pelo enunciado, o número de voltas da catraca é proporcional ao número de voltas da coroa, com razão de proporção igual à razão entre os raios da coroa (R) e da catraca (r) --- fcatraca/fcoroa = R/r --- pelo enunciado fcoroa=1 --- fcatraca/1 = R/r --- fcatraca=R/r.

02. Correta --- fcatraca/fcoroa = R/r --- observe em R/r que, como r é constante, se você diminuir R , o quociente R/r=k irá diminuir --- então fcatraca/fcoroa=R/r --- fcatraca =/fcoroa.R/r observe que r é inversamente proporcional à fcatraca --- se r diminui, fcatraca aumenta fazendo com que a roda gire mais, percorrendo uma distância maior.

O4. Falsa --- a de menor raio “varre” maior ângulo no mesmo tempo, tendo, portanto maior velocidade angular.

08. Falsa --- coroa --- R=15cm --- catraca --- r=15/4=3,75cm --- roda --- Rr=5.r=5.3,75 ---

Rr=18,75cm --- fcoroa.R = fcatraca.r --- 1.15 = fcatraca.3,75 --- fcatraca=4 voltas --- enquanto a coroa efetua 1 volta completa, a catraca e a roda efetua efetuam 4 voltas completas --- deslocamento da roda após as 4 voltas --- S=2πRr=2.3.18,75x4=450cm=4,5m.

16. Correta --- roda --- Rr=50cm --- R=2r --- fcoroa.R = fcatraca.r --- 2.2r = fcatraca.r --- fcatraca=4 voltas --- distância percorrida pela roda após essas 4 voltas --- S=4x2πRr=8π50=400πcm=4πm --- velocidade (pedida) da roda e consequentemente da bicicleta em t=1s --- V=S/t=4πm/1s ---

V= 4πm/s.

R- (01, 02, 16)

06- 01. Correta --- Dentre os léptons estudados até o momento estão os elétrons e o antineutrino e, como o elétron possui carga negativa ele se move em direção à placa positiva do capacitor, pois cargas de sinais opostos se atraem.

02. Correta ---  Um próton é constituido por um quark down e dois quarks up. Dizemos então que o próton tem a estrutura uud e, como o próton possui carga positiva ele se move em direção à placa negativa do capacitor, pois cargas de sinais opostos se atraem.

04. Falsa --- As partículas que constituem os hádrons são os prótons, nêutrons e píons mas os nêutrons não possuem carga elétrica.

08. Correta --- o pósitron é a antipartícula do elétron, à qual também se denomina antielétron e, como possui carga positiva ele se move em direção à placa negativa do capacitor, pois cargas de sinais opostos se atraem.

16. Correta --- no interior do capacitor, entre as placas, o campo elétrico é uniforme e tem intensidade E=F/e, onde F=ma --- E=ma/e --- a=Ee/m.

R- (01, 02, 08, 16)

07- 01. Correta --- Nas regiões desérticas a amplitude térmica (diferença entre a máxima e mínima temperaturas) é bastante elevada e nas regiões litorâneas ela é bem menor devido ao alto calor específico da água em relação a outras substâncias, é que ela pode absorver ou

 ceder grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura.  Isto ocorre devido às pontes de hidrogênio que mantêm as moléculas unidas. A ausência de água faz um ambiente possuir um baixo calor específico, e desta forma o ambiente se aquece facilmente e se arrefece facilmente.

02. Correta --- veja 01.

04. Falsa --- São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra semelhante às brisas marítimas --- o fenômeno acontece em aproximadamente 25% da área tropical do planeta, mas seus efeitos são mais visíveis no sul e sudeste asiáticos, especialmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh. 

08. Falsa --- Marés são as alterações do nível das águas do mar causadas pela Interferência

gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravitacional da Terra.

16. Correta --- veja (01) e lembre-se que quanto maior a pressão maior a densidade do ar e vice versa.

R- (01, 02, 16)


Exercícios