Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Sendo o recipiente rígido e, pelo enunciado, como apenas a pressão (p)e a temperatura absoluta (T) variam, trata-se de uma transformação onde o volume permanece constante (isométrica, isocórica ou isovolumétrica):

 Nessa transformação o volume é mantido constante (isso=igual; coros=volume).

Os físicos Jacques Charles e Gay-Lussac descobriram experimentalmente que, numa transformação isocórica, a pressão (P) é diretamente proporcional à temperatura absoluta (T), ou seja:

Na expressão acima, conhecida como lei de Charles, Po e To representam a pressão e a temperatura absoluta do gás no estado inicial: P e T representam, respectivamente, a pressão e a temperatura absoluta do gás no estado final.

 Representação gráfica da lei de Charles ( transformação isocórica) onde P é diretamente proporcional a T.


R- D

02-

R- B

03-

04- Se ele está com velocidade constante, independente da inclinação, ele está em MRU na vertical e na horizontale, pelo princípio da inércia, a resultante das forças que agem sobre ele é nula (equilíbrio dinâmico) --- R- D

05-

R- E

06-

R- B

07- Pelo teorema de Stevin, a pressão hidrostática, no interior de um líquido, é fornecida por P=dlíquido.g.h, que é uma função do primeiro grau e, para um mesmo líquido como a densidade e a aceleração da gravidade são as mesmas a pressão P varia diretamente proporcional com a altura h da coluna líquida com o gráfico Pxhsendo uma reta inclinada ascendente.

Para o líquido inferior a reta continua sendo inclinada ascendente, mas de inclinação diferente da do primeiro líquido, pois suas densidades são diferentes.

R- C

08- Fibras ópticas – Usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz). Feitas de plástico ou de vidro e tem diâmetros variáveis (mais finos que um fio de cabelo até vários milímetros). Em relação aos cabos metálicos de cobre tem a vantagem de serem imunes às interferências eletromagnéticas além de não serem afetados com problemas decorrentes da eletricidade.

A luz se propaga no interior do núcleo num caminho totalmente espelhado devido ao fenômeno da reflexão total que ocorrerá no interior do núcleo (são infinitas e sucessivas reflexões) desde que o índice de refração do núcleo (nn) seja maior que o índice de refração da casca (nc) e que o ângulo de incidência em relação à normal ao incidir na casca seja superior ao ângulo limite L.

Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc. Não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

R- A 

09- Módulo da carga total que contém 27 elétrons --- Q=n.e=27x1,6.10-19 --- Q=43,2.10-19=4,32.10-18C

R- D

10- P=i.U --- 165=i.110 --- i=165/110=1,5 A --- P=i’.U --- 165=i’.220 --- i’=0,75 A

R- D

11- Quando você liga o fio vai circular corrente elétrica no sentido indicado na figura e, pela regra da mão

esquerda (figura), a força magnética vai estar perpendicular ao plano da folha e saindo dela.

R- E


Exercícios