Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Trata-se do trabalho da força peso do brinquedo --- o trabalho da força peso (força conservativa) entre dois pontos A e B, não depende da trajetória, mas apenas da altura (h) vertical entre A e B e

é fornecido por WBA=+P.h na descida e por WAB= -P.h na subida por qualquer trajetória (d1, d2 ou d3).

R- E

02- Quantidade de movimento do sistema (Qsa) antes da colisão:

MA=M --- MB=2M/3 --- VA=VB=15m/s --- Qsa=MA.VA + MB.VB = M.15 + 2M/3.(-15) --- Qsa=5M

Quantidade de movimento do sistema (Qsd) depois da colisão quando os dois carros juntos de massa M’=

(M + 2M/3)=5M/3 se movem com velocidade V;

Qsd= (5M/3).V.

Pelo princípio da conservação da quantidade de movimento Qsa = Qsd --- 5M=(5M/3).V --- V=3m/s (velocidade com que os dois carros se movem juntos após a colisão)

Após a colisão os carros de M’=5M/3, com velocidade inicial de Vo=3m/s, se arrastam juntos até pararem

(V’=0), sujeitos a uma força resultante que é a força de atrito FR=Fat=μN=μP=μM’g --- FR=0,5.(5M/3).10 - -- FR=25M/3 --- pela segunda lei de Newton --- FR=M’a --- 25M/3=(5M/3).a --- a=5m/s2.

Equação de Torricelli --- V’2=Vo2 + 2.a.d --- 02=32 + 2.(-5).d --- d=9/10=0,9m

R- B

03- A refração é um fenômeno que ocorre quando uma onda deixa um meio com certa característica e entra em outro, com característica diferente. E no caso de uma onda no mar próximo às praias a característica do meio que importa é a profundidade da água. À medida que as ondas vão se aproximando da praia, elas mudam a direção de propagação até se alinharem com a faixa de areia.

Em águas mais profundas, uma frente de onda se propaga mais rapidamente que uma parte da mesma frente de onda mais próxima à praia; portanto, conforme a onda se propaga, sua parte mais distante da praia desloca-se mais rapidamente que a parte mais próxima à praia. Consequência: a onda vai mudando a direção de propagação, ficando cada vez mais paralela à praia. Esse fenômeno (refração) é um dos efeitos que explicam por que as ondas se quebram paralelamente às praias.

R- A

04- Se você ligar um chuveiro de, por exemplo, valores nominais 5.000W, 220V numa rede de tensão 110Va corrente elétrica nele cairá pela metade e a potência por ele dissipada será 4 vezes menor, pois, como a resistência elétrica é a mesma  ---  R=U/i – U e i são diretamente proporcionais (se U cai pela metade, i também cairá pela metade)  ---  Po=U2/R – U e Po  são diretamente proporcionais, ou seja, se U cai pela metade, Po ficará 4 vezes menor (dissipará Po=5.000/4=1.250W) e aquecerá 4 vezes menos.

R- D

Exercícios