Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES


01- Cubo menor --- mesmo material, mesma densidade --- d=m1/V1=m1/L.L.L --- d=m1/L3 --- d=1/L3 (I).

Cubo maior --- mesmo material, mesma densidade --- d=m2/V2=m2/2L.2L.2L --- d=m2/8L3 (II).

(I) = (II) --- 1/L3 = m2/8L3 --- m2=8kg.

R- D

02- Sua fila (1) --- V1=3carros/min=3x3=9m/min.

Outra fila (2) --- V2=2carros/min=2x3=6m/min.

Velocidade relativa --- você para seu carro e faz o outro aproximar-se de você com velocidade relativa de VR=9 – 6=3m/min.

VR=ΔS/Δt --- 3 = 15/Δt --- Δt=15/3=5min.

R- C

03- O ISS não se comporta como um satélite geoestacionário, pois um satélite geoestacionário ocupa sempre a mesma posição em relação a um ponto fixo na superfície da Terra e possui o mesmo período que o da Terra (T=24h) --- a força centrípeta sobre ele que o obriga a efetuar a órbita circular é a força gravitacional.

R- B.

04- O RADAR DOPPLER

O radar Doppler pode medir a componente da velocidade dos alvos se aproximando ou se afastando do radar, enviando pulsos que, ao atingirem o alvo, sofrem reflexão retornando ao radar.

Esta componente é chamada de “velocidade radial”.

A distância do alvo mudou do tempo T1 para o tempo T2, resultando em uma mudança de frequência entre os dois sinais de retorno, os quais o radar Doppler é capaz de medir.

Conhecendo a diferença de frequência, o comprimento de onda e o intervalo de tempo entre T1 e T2, a velocidade com que o alvo se moveu afastando-se ou aproximando-se do radar pode ser medida.

R- C

05- I. Correta --- em Florianópolis a água ferve a 100oC e em Lages, a 97oC e, assim, em Florianópolis ficam, no mesmo tempo que em Lages, a uma temperatura maior.

II. Correta --- a temperatura de ebulição está relacionada com a pressão --- maior pressão, maior temperatura de ebulição.

III. Correta --- Veja (II)

IV. Falsa --- a panela de pressão aumenta a pressão interna fazendo com que a temperatura de ebulição fique maior que 100oC, e deve ser usada em Lages onde a temperatura de ebulição é menor.

R- A

06- A) Falsa --- desligando-se L1, L2 manterá seu brilho já que será percorrida pela mesma corrente que antes pois, como estão em paralelo a tensão U é a mesma antes e depois de desligar L1 e a potencia de L2 também será a mesma já que P2=U2/R e R também é a mesma.

B) Falsa --- pela segunda lei de Ohm R=ρℓ/S e, sendo o material (ρ) o mesmo e o comprimento (ℓ) do filamento o mesmo, a lâmpada 2 que é mais grossa (maior S), possuirá menor resistência elétrica R e, consequentemente será pecorrida por maior corrente elétrica brilhando mais

C) Falsa --- os filamentos possuem resistências elétricas diferentes possuindo diferentes brilhos.

D- Correta --- veja (B)

R- D


Exercícios