Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina(IFSC), é uma instituição de ensino público em Santa Catarina, vinculado aoMinistério da Educação e criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). Sua reitoria está instalada emFlorianópolis.

IFSC possui 19 campi e três polos presenciais3 . Ofecere cursos em diferentes níveis e modalidades, como: qualificação ou formação inicial e continuada, educação de jovens e adultosensino médio integrado ao técnico, técnico concomitante ao ensino médio, técnico pós-ensino médio (Subsequentes), bachareladolicenciatura,superior de tecnologiapós-graduação lato sensu e mestrado.

01-(IFSC-SC-014)

Em uma atividade experimental, o professor de Física pede para que seus alunos adicionem 40 g de

gelo a –10 °C em um calorímetro ideal, que contém uma quantidade de água a 80 °C. Quando o sistema atinge o equilíbrio térmico, é observado que 25% do gelo continua boiando. Sabendo que o calor específico da água é 1 cal/g°C e que do gelo é 0,5 cal/g°C, que o calor latente de fusão do gelo é 80 cal/g, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O calorímetro em questão participa das trocas de calor, influenciando na temperatura final de equilíbrio térmico.

02. A quantidade de calor cedido pela água não foi igual à quantidade de calor recebido pelo gelo, pois não foi suficiente para fundi-lo totalmente.

04. A temperatura de equilíbrio térmico do sistema é 0 °C.

08. A dilatação anômala da água tem influência direta na temperatura final de equilíbrio térmico do sistema.

16. A massa inicial de água no calorímetro é 32,5 g.

32. Para que a temperatura final de equilíbrio seja de 10 °C, uma possibilidade é mudar a quantidade inicial de água no calorímetro para aproximadamente 54,2 g.


02-(IFSC-SC-014)

Provavelmente você já deve ter visto algum espelho esférico. A sua utilização é bem pontual, pois só é usado em situações bem específicas. Podemos citar dois grupos dessas aplicações. 1ª - O espelho esférico usado em saídas de garagem, lojas de departamento e até em retrovisores de carro; 2ª – O


espelho esférico usado em óticas, para fazer maquiagem e por dentistas. Com base na teoria associada aos espelhos esféricos, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O espelho esférico, usado no 1º grupo, é o espelho convexo que sempre forma uma imagem virtual e menor.

02. O espelho esférico, usado no 2º grupo, é o espelho côncavo, usado para ampliar o campo de visão, pois ao gerar uma imagem virtual, esta é sempre maior que o objeto.

04. As leis da reflexão não se aplicam aos espelhos esféricos, por isso que se faz uso dos raios notáveis, para determinar a posição e as características da imagem formada.

08. Um objeto de 10 cm de altura é colocado a 1,5 m de espelho esférico côncavo de raio de curvatura 2,0 m. Podemos afirmar que a imagem será real, formando-se a 3,0 m do espelho e com 20 cm de altura.

16. O espelho convexo só forma uma imagem do mesmo tamanho que o objeto, quando o mesmo é colocado sobre o centro de curvatura do espelho.

32. Para visualizar a imagem formada por um espelho côncavo, é sempre necessário um anteparo.


03-(IFSC-SC-014)

A pressão sanguínea é medida com o esfigmomanômetro, que consiste de uma coluna de mercúrio com uma das extremidades ligada a uma bolsa, que pode ser inflada por meio de uma pequena bomba de borracha, como mostra a figura abaixo. A bolsa é enrolada em volta do braço, a um nível aproximadamente igual ao do coração, a fim de assegurar que as pressões medidas sejam mais próximas às da aorta.

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A pressão é definida pela razão entre o módulo da força perpendicular à superfície e a área da superfície.

02. A pressão exercida por uma coluna de um líquido (por exemplo, o mercúrio) depende da densidade do líquido, da aceleração da gravidade local e da área dessa coluna.

04. A pressão exercida por uma coluna de um líquido (por exemplo, o mercúrio) depende da densidade do líquido, da aceleração da gravidade local e da altura dessa coluna.

08. A pressão atmosférica ao nível do mar é aproximadamente 760 mmHg.

16. A cada 10 m de profundidade na água, isto é, uma coluna de água de 10 m exerce uma pressão de aproximadamente uma atmosfera.

32. A pressão 12/8 comumente falada é na verdade 120/80 (mmHg).


04-(IFSC-SC-014)

Frederico (massa 70 kg), um herói brasileiro, está de pé sobre o galho de uma árvore a 5 m acima do chão, como pode ser visto na figura abaixo. Segura um cipó que está preso em um outro galho, que permite-lhe oscilar, passando rente ao solo sem tocá-lo.

Frederico observa um pequeno macaco (massa 10 kg) no chão, que está preste a ser devorado por uma onça, o maior felino da fauna brasileira. Desprezando a resistência do ar para essa operação de salvamento, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S). (considere Frederico e o macaco como partículas)

01. Há conservação de energia mecânica do nosso herói, quando ele oscila do galho da árvore até o chão.

02. A velocidade do nosso herói, quando chega no chão, antes de pegar o macaco, é 10 m/s.

04. O choque entre o nosso herói e o macaco é elástico.

08. O choque entre o nosso herói e o macaco é perfeitamente inelástico.

16. Imediatamente após pegar o macaco, a velocidade do conjunto (nosso herói e macaco) é 10 m/s.

32. Para esta operação de salvamento, houve conservação da quantidade de movimento.


05-(IFSC-SC-014)

Ao saltar de paraquedas, os paraquedistas são acelerados durante um intervalo de tempo, podendo chegar a velocidades da ordem de 200 km/h, dependendo do peso e da área do seu corpo.

Quando o paraquedas abre, o conjunto (paraquedas e paraquedista) sofre uma força contrária ao movimento, capaz de desacelerar até uma velocidade muito baixa permitindo uma aterrissagem tranquila.

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A aceleração resultante sobre o paraquedista é igual à aceleração da gravidade.

02. Durante a queda, a única força que atua sobre o paraquedista é a força peso.

04. O movimento descrito pelo paraquedista é um movimento com velocidade constante em todo o seu trajeto.

08. Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) é nula.

16. Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) não pode ser nula; caso contrário, o conjunto (paraquedas e paraquedista) não poderia aterrissar.

32. A força de resistência do ar é uma força variável, pois depende da velocidade do conjunto (paraquedas e paraquedista).


Resoluções