Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) foi criado mediante transformação da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Sua Reitoria está instalada em Curitiba.

O Instituto Federal do Paraná é uma autarquia Federal criada a partir da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que transformou da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR). Cada instituto é organizado em estrutura com vários campi e proposta orçamentária anual identificada para cada campus e Reitoria.

O Instituto Federal do Paraná conta com uma reitoria e quatorze campi, nas cidades de Curitiba, Assis Chateaubriand, Cascavel, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã,Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.



01-(IFPR-PR-014)

O escorregador é um brinquedo facilmente encontrado em playgrounds. Para que a velocidade de

uma criança, ao atingir o final do escorregador, não seja muito elevada, deve-se considerar a energia dissipada devido ao atrito entre a superfície do escorregador e a roupa da criança. Suponha que, ao descer um escorregador de 2 metros de altura, uma menina de 30 kg, partindo do repouso, chegue a sua base com uma velocidade de 1 m/s. Com essas informações e sabendo que g=10 m/s², a energia dissipada durante a descida será de:

a) 650 J. b) 620 J. c) 600 J. d) 585 J. e) 525 J. 12


02-(IFPR-PR-014)

Na maioria dos sistemas eletrônicos, é necessário utilizar resistores para limitar a corrente elétrica que passa pelos demais componentes eletrônicos. Em muitos casos, é necessário associar os resistores; desse modo, é possível ajustar os valores das correntes elétricas. Considere três

resistores ôhmicos idênticos de 10 ohms cada, ligados em série e submetidos a uma ddp de 15 V. A corrente elétrica que atravessará os resistores será de:

a) 0,5 A. b) 1,0 A. c) 1,5 A. d) 2,0 A. e) 3,0 A.


03-(IFPR-PR-014)

Um metrônomo é um relógio utilizado para marcar tempos musicais e dar ritmo à música. Suponha

que um metrônomo seja ajustado para marcar 30 batidas por minuto. Para que um pêndulo simples possua a mesma frequência de oscilação desse metrônomo, o seu comprimento deverá ser de:

(Considere g=10 m/s² e π=3)

a) 8/9 m. b) 9/8 m. ►c) 10/9 m. d) 9/10 m. e) 11/9 m.


04-(IFPR-PR-014)

A mobilidade urbana é um tema muito discutido atualmente, uma vez que, nas grandes cidades, o número de veículos automotores tem aumentado vertiginosamente. Suponha que em Londrina, nos

horários de pico, a velocidade média dos automóveis seja de 30 km/h e que a velocidade média das bicicletas seja de 15 km/h. A partir desses dados, determine o tempo gasto, em minutos, para que uma pessoa chegue a seu trabalho, utilizando seu automóvel, e o tempo gasto utilizando sua bicicleta, respectivamente, considerando que ela reside a 9 km de seu trabalho.

a) 0,3 e 0,6. b) 30 e 60. c) 15 e 30. d) 18 e 36. e) 180 e 360.


05-(IFPR-PR-014)

A força de atrito nos permite executar simples tarefas como, por exemplo, andar, escrever, segurar objetos, entre outras. Quando seguramos um lápis, em repouso, entre o polegar e o indicador a

uma determinada altura de uma mesa, sabemos que estão presentes, nesse sistema, as forças: peso do lápis, ação e reação e a própria força de atrito. Com relação a esse sistema de forças, assinale a alternativa correta:

a) A força peso é sempre maior que a força de atrito.

b) A força resultante desse sistema é diferente de zero.

c) A força de atrito é sempre maior que a força peso.

d) As forças de ação e reação se anulam mutuamente.

e) A força resultante é igual a zero.


06-(IFPR-PR-014)

Físicos da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique, alcançaram, pela primeira vez, uma temperatura abaixo do zero absoluto ao criar um gás quântico ultrafrio feito de átomos de potássio, usando lasers e magnetismo. Os pesquisadores conseguiram chegar a apenas alguns bilionésimos de 1 (um) Kelvin - unidade básica internacional que mede a temperatura de um objeto - abaixo do zero absoluto (o equivalente a -273,15º C). Os resultados estão publicados na revista “Science”.

Com relação às escalas de medida de temperaturas, assinale a alternativa correta quanto à mudança de estado físico e a sua temperatura correspondente.

a) Uma porção de água é congelada a uma temperatura próxima de 100oC nas condições ambientais.

b) Um pedaço de gelo sofre fusão a uma temperatura próxima de 0oC nas condições ambientais.

c) Uma porção de água sofre ebulição a uma temperatura próxima de 0oC nas condições ambientais.

d) Uma porção de água sofre liquefação a uma temperatura próxima de 100oC nas condições ambientais.

e) Um pedaço de gelo sofre condensação a uma temperatura próxima de 0oC nas condições ambientais.

Resoluções