Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco é uma instituição de ensino Federal superior brasileira, Possui 9 campi descentralizados  e 14.000 alunos. No vestibular 2010/2011: teve 23 mil alunos (agora o IFPE se configura como um dos processos seletivos mais concorridos do Norte-Nordeste, além de ser o IF mais concorrido do País)

Atualmente o curso de Ensino Médio voltou a ser integrado ao Nível Técnico, sendo apontado pelas avaliações do Enem como um dos três melhores cursos de ensino médio de Pernambuco. As turmas de Ensino Médio do IFPE são destaques no cenário nacional, obtendo índices incríveis de aprovação nos principais vestibulares do país, alcançando a excelente marca de 99% de aprovação.


01-(IFPE-PE-014)

A figura abaixo representa dois fenômenos climáticos muito comentados na atualidade, cujos nomes aparecem nas lacunas 1 e 2 do texto a seguir.

Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=emissao-degases-nao-tem-reducao-efetiva-em-2012.-mostra-estudo>. Acesso em: 03set.2013

O ______1_______ ocorre naturalmente e é fundamental para a existência de vida no nosso planeta, pois equilibra a temperatura da Terra. Porém, quando agravado pela intervenção humana, através da emissão de poluentes, especialmente o CO2, faz com que uma maior quantidade de radiação solar seja absorvida, elevando as temperaturas e provocando o______2_______ , que tem sido tema das muitas discussões sobre as mudanças climáticas da atualidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas 1 e 2 do texto.


02-(IFPE-PE-014)

Um trem bala, viajando a 396 km/h, tem a sua frente emparelhada com o início de um túnel de 80m de comprimento (ver figura).

Nesse exato momento, o trem desacelera a uma taxa de 5m/s2. Sabendo-se que o trem mantém essa desaceleração por todo o tempo em que atravessa completamente o túnel e que o mesmo possui 130m de comprimento, é correto dizer que o trem irá gastar, para ultrapassá-lo totalmente, um tempo, em segundos, igual a:

a) 3,6 b) 2,0 c) 6,0 d) 1,8 e) 2,4


03-(IFPE-PE-014)

Quando olhamos uma piscina, estando em pé e do lado de fora da mesma, sempre temos a impressão de que ela tem uma profundidade diferente da que percebemos quando nela mergulhamos. Isso se deve ao fato de que o ar atmosférico e a água têm índices de refração absolutos diferentes. Se a profundidade real de uma piscina é 2,0m e os índices de refração absolutos do ar atmosférico e da água da piscina valem 1,0 e 1,3 , respectivamente, é correto dizer que um observador em pé, fora da piscina, verá que a sua profundidade será, aproximadamente, em metros:

a) 1,5 b) 1,2 c) 2,4 d) 2,6 e) 1,0


04-(IFPE-PE-014)

Numa prova de Rally de regularidade, competem 25 carros. Os carros partem da largada, um após o

outro, com intervalo de 15 minutos entre eles. Se o primeiro carro partiu às 7 horas da manhã, a que

horas partiu o último carro?

a) 13horas b) 13horas e 15minutos c) 13horas e 30minutos d) 13horas e 45minutos

e) 14horas


05-(IFPE-PE-014)

As estradas da figura abaixo são perpendiculares entre si. Nelas estão dois carros, o carro A, na estrada vertical e o carro B, na estrada horizontal. O carro A se desloca para o norte com velocidade constante de 80 km/h e o carro B se desloca para o leste com velocidade constante de 60 km/h. Os carros passaram pelo ponto 0 às 12 horas. Qual é a distância entre esses carros, em km, às 14 horas?

a) 200 b) 280 c) 400 d) 420 e) 560



06-(IFPE-PE-014)

A figura abaixo mostra uma onda mecânica propagando-se em um meio, num determinado um instante.

A frequência dessa onda é f = 500 Hz. Qual a velocidade de propagação da onda, em m/s?

a) 200 b) 150 c) 300 d) 450 e) 50


07-(IFPE-PE-014)

Os chuveiros elétricos são considerados os vilões de consumo de energia elétrica residencial, pois

costumam ter potência da ordem acima de 1.000 watts. Normalmente tais chuveiros têm um regulador de temperatura que torna possível ao usuário escolher se quer a água mais ou menos quente em seu banho.

Esses chuveiros costumam ter internamente diferentes filamentos metálicos que possuem resistências elétricas próprias. Levando-se em conta que um determinado chuveiro tenha as opções VERÃO e INVERNO, cada uma com seu filamento de resistência elétrica próprio, assinale a alternativa correta:

a) Na opção VERÃO, a água sai mais quente do que na outra opção, pois o filamento metálico da

opção VERÃO tem maior resistência do que da opção INVERNO.

b) Na opção VERÃO, a água sai mais quente do que na outra opção, pois o filamento metálico da

opção VERÃO tem menor resistência do que da opção INVERNO.

c) Na opção VERÃO, a água sai menos quente do que na outra opção, pois o filamento metálico da

opção VERÃO tem maior resistência do que da opção INVERNO.

d) Na opção VERÃO, a água sai menos quente do que na outra opção, pois o filamento metálico da

opção VERÃO tem menor resistência do que da opção INVERNO.

e) A resistência das opções VERÃO e INVERNO são iguais, e o que controla a temperatura da água é somente a largura da válvula de saída.


08-(IFPE-PE-014)

Em um estúdio de fotografia, o fotógrafo precisa compor uma foto em que apareça determinada

quantidade de bonecos de brinquedo, todos iguais. Para conseguir tal feito, ele usa um artifício da óptica geométrica para aparecerem na foto um número de bonecos maior do que na verdade ele possui como “modelos”. O fotógrafo consegue fazer isso colocando os 2 bonecos iguais que ele dispõe em pé, na frente de dois espelhos planos e verticais que formam entre si um ângulo de 60º, como ilustra a figura a seguir.

Quantos bonecos, no total, vão aparecer nessa foto?

a) 6 b) 8 c) 10 d) 12 e) 14


09-(IFPE-PE-014)

Uma pessoa deixa cair uma pedra, a partir do repouso, de um ponto a uma altura de 1,0 m em

relação ao solo. Considerando que, na descida vertical, houve dissipação de energia equivalente a 20% da energia mecânica inicial da pedra, qual a sua velocidade, em m/s, ao atingir o solo? (Adote

g = 10m/s2)

a) 2,0 b) 3,0 c) 4,0 d) 4,5 e) 5,0


10-(IFPE-PE-014)

Um bloco desliza sobre um piso horizontal liso (sem atrito) com velocidade de 20 m/s quando atinge

uma região áspera muito extensa, cujo coeficiente de atrito cinético vale μ = 0,4 (ver figura).

A distância percorrida pelo bloco sobre o piso com atrito, até ele parar, vale em metros: (Adote g = 10 m/s2)

a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50


Resoluções