Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, também chamado de forma abreviada de Instituto Federal Fluminense, ou simplesmente IFF, é uma instituição ensino que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFF foi criado mediante transformação do CEFET-Campos em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. É um dos 38 Institutos Federais, criados em dezembro de 2008, pelo Governo Federal, a partir dos CEFETs, escolas técnicas e agrotécnicas federais.

A Reitoria do IFF está localizada na cidade de Campos dos Goytacazes.O IF Fluminense possui Campi presente em quatro cidades do Norte Fluminense (Campos dos Goytacazes,Macaé, São João da Barra e Quissamã), três no Noroeste Fluminense (Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua), um na Região dos Lagos (Cabo Frio) e um na Região Metropolitana(Itaboraí).


01-(IFF-RJ-014)

Um experimento utiliza uma câmara fechada para ajudar a analisar o movimento de partículas atômicas. A figura mostra a visão superior da câmara. É feito vácuo artificialmente no interior da câmara e toda a região interna também é submetida a um campo magnético uniforme de módulo 2,0 T que aponta para dentro do plano do papel.

Dois dispositivos são acoplados ao sistema, um canhão de prótons e um detector de partículas. O canhão de prótons lança prótons, perpendicularmente ao campo magnético, com uma velocidade constante v. O detector captura as partículas carregadas que incidirem em sua abertura, que possui largura de 10,0 cm.

Sabendo que as medidas a e b da figura são, respectivamente, 50,0 cm e 45,0 cm, determine: (Dados: massa do próton = 1,6 · 10-27 Kg, Carga do próton = +1,6.10-19 C)

a) A velocidade v com que os prótons devem ser lançados do canhão para incidirem exatamente no centro da abertura do detector:

b) O percentual da velocidade da luz que é atingido pelos prótons se movendo com a velocidade v (do item a), sabendo que a velocidade da luz (c) possui módulo de, aproximadamente, 3,0.108 m/s;

c) O raio da trajetória dos prótons se eles forem ejetados com 10% da velocidade da luz. Diga se eles incidirão no detector.


02-(IFF-RJ-014)

Um garoto montou um brinquedo caseiro, um lançador de projéteis baseado num sistema que consiste basicamente em uma rampa com uma mola. Uma tábua foi usada como um plano inclinado; e uma mola fixa, de constante elástica 1.200 N/m, na base da tábua é utilizada como impulsionador. A figura abaixo ilustra a montagem.

Para testar o aparelho, o garoto colocou uma pequena massa m = 2/3 kg na rampa, apoiada na mola que, por sua vez, foi comprimida por um valor x = 20 cm. Ao ser liberada da mola, a massa deve percorrer uma distância d = 2 m até o fim da rampa, numa região em que o coeficiente de atrito cinético vale 0,5. Considerando que a força de atrito começa a atuar na massa apenas depois que ela é abandonada pela mola, determine:

(Dados: g = 10 m/s², sen 30º = 0,5, cos 30º = 0,8)

a) O valor do trabalho realizado pela força de atrito;

b) A velocidade de lançamento da massa, ao sair no fim da rampa;

c) A altura máxima atingida pela massa, a partir do ponto mais alto da rampa, em cm.


03-(IFF-RJ-014)

Em um recipiente de capacidade térmica desprezível, foram colocados 600 g de uma substância líquida desconhecida, à temperatura de 20°C. Um bico de bunsen foi utilizado como fonte externa de calor para o aquecimento da substância, um termômetro foi mergulhado para o controle de temperatura e um cronômetro foi usado para verificar o tempo. Com as informações obtidas, foi possível traçar o gráfico da temperatura em função do tempo em que a substância esteve exposta à fonte de calor (figura abaixo).

Considerando que o calor fornecido ao sistema (recipiente e substância), inicialmente a 20°C, se deu à razão constante de 2000 cal/minuto, responda as questões que seguem:

(Despreze as perdas de calor para o ambiente externo)

a) Qual o calor específico (em cal/g.°C) da substância líquida em análise?

b) Sabendo que ao final dos 20 minutos de aquecimento, 80% da massa total da substância permaneceram no recipiente, qual o calor latente de vaporização (em cal/g) desta substância?

Resoluções