Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital  e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.

As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.

Unidades

Americana • Araçatuba • Baixada Santista (Santos) • Barueri • Bauru • Botucatu • Bragança Paulista • Capão Bonito • Carapicuíba • Catanduva • Cruzeiro •Franca • Garça • Guaratinguetá • Guarulhos •Indaiatuba • Itapetininga • Itaquaquecetuba • Itu
 •  Jaboticabal •Jales • Jaú • Jundiaí • Lins •Marília • Mauá • Mococa• Mogi das Cruzes • Mogi Mirim • Osasco • Ourinhos • Pindamonhangaba • Piracicaba • Praia Grande • Presidente Prudente • Santo André • São Bernardo do Campo • São Caetano do Sul • São José do Rio Preto • São José dos Campos • São Paulo (Bom Retiro) • São Paulo (Ipiranga) • São Paulo (Tatuapé) • São Paulo (Zona Leste) • São Paulo (Zona Sul) • São Sebastião • Sertãozinho • Sorocaba • Taquaritinga • Tatuí

01-(FATEC-SP-014)

De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos básicos de alavancas: a interfixa, a inter-resistente e a interpotente, definidas de acordo com a posição relativa da força potente (F), da força resistente (R) e do ponto de apoio (P), conforme a figura 1.

Os seres vivos utilizam esse tipo de mecanismo para a realização de diversos movimentos. Isso ocorre com o corpo humano quando, por exemplo, os elementos ósseos e musculares do braço e do antebraço interagem para produzir movimentos e funcionam como uma alavanca, conforme a figura 2.

Nessa alavanca, o ponto de apoio está localizado na articulação entre o úmero, o rádio e a ulna. A força potente é aplicada próximo à base do rádio, onde o tendão do bíceps se insere, e a força resistente corresponde ao peso do próprio antebraço.

Com base nessas informações, é possível concluir, corretamente, que a contração do bíceps provoca no

membro superior um movimento de

(A) extensão, por um sistema de alavanca interfixa.

(B) extensão, por um sistema de alavanca interpotente.

(C) flexão, por um sistema de alavanca inter-resistente.

(D) flexão, por um sistema de alavanca interpotente.

(E) flexão, por um sistema de alavanca interfixa.

MULTIDISCIPLINAR

Considere o cartum para responder às questões de números 02 e 03

MULTIDISCIPLINAR

02-(FATEC-SP-014)

Assinale a alternativa que está de acordo com o conceito mecânico ao qual o cartum faz alusão.

(A) Colombo e Newton descobriram ambos o conceito de força de gravidade trabalhando no Novo Mundo.

(B) A força da gravidade levaria duzentos anos para deslocar o coco da Europa até o Novo Mundo.

(C) Colombo chegou ao conceito de força de gravidade duzentos anos depois de Newton.

(D) A força da gravidade é duas vezes maior no Novo Mundo do que no Velho Mundo.

(E) O coco caiu devido à ação da força gravitacional.


03-(FATEC-SP-014)

Em relação ao cartum apresentado, Colombo, surpreso com a dor causada pela queda do coco em sua cabeça, decidiu levantar o fruto do chão com a sua mão esquerda e equilibrou-o estaticamente por

alguns instantes com o braço na posição vertical e o antebraço (OQ) na horizontal. Desse modo, estimou a massa do coco em 1 kg.

Usando o desenho como referência, considere a força peso do coco e a força exercida pelo bíceps sobre o osso rádio no ponto P (pertencente ao segmento OQ).

Desconsiderando o peso do antebraço, podemos afirmar que o módulo dessa força é, em newtons, igual a


04-(FATEC-SP-014)

O Brasil pretende construir um submarino nuclear que terá massa aproximada de 6 000 toneladas, poderá

descer até uma profundidade de 350 metros e desenvolver uma velocidade máxima aproximada de 12 m/s.

Suponha as duas situações a seguir:

(I) que o submarino descrito esteja completamente estático, totalmente submerso e próximo à lâmina d’água, em uma determinada região do oceano que possui campo gravitacional constante;

(II) que o submarino descrito esteja navegando à velocidade máxima de forma constante, totalmente submerso e próximo à lâmina d’água, em uma determinada região do oceano que possui campo gravitacional constante.

Desprezando a coluna d’água acima do submarino, podemos afirmar que o empuxo produzido na situação

(I) e a quantidade de movimento gerada na situação (II), respectiva e aproximadamente, são

(A) 6,0∙104 N e 7,2∙104 kg∙m/s. (B) 6,0∙104 N e 7,2∙105 kg∙m/s.

(C) 6,0∙ 107 N e 7,2∙106 kg∙m/s. (D) 6,0∙107 N e 7,2∙107 kg∙m/s.

(E) 6,0∙107 N e 7,2.108 kg∙m/s.


05-(FATEC-SP-014)

Os aviões voam porque o perfil aerodinâmico de suas asas faz com que o ar que passa por cima e por baixo delas ocasione uma diferença de pressão que gera o empuxo.

Esta força de empuxo é que permite ao avião se sustentar no ar. Logo, para que o avião voe, as hélices ou turbinas do avião é que empurram o ar para trás, e o ar reage impulsionando a aeronave para a frente. Desta forma, podemos dizer que o avião se sustenta no ar sob a ação de 4 forças:

- a motora ou propulsão;

- de resistência do ar ou arrasto;

- a peso;

- a de empuxo ou sustentação.

Caso um avião voe em velocidade constante e permaneça à mesma altitude, é correto afirmar que a somatória das

(A) forças verticais é nula e a das horizontais, não nula.

(B) forças horizontais é nula e a das verticais, não nula.

(C) forças horizontais e verticais é nula.

(D) forças positivas é nula.

(E) forças negativas é nula

R- CComo ele permanece na mesma altitude 06-(FATEC-SP-014)38

06-(FATEC-SP-014)

Em 1895, um trem causou furor na população europeia ao fazer o trecho de aproximadamente 880 quilômetros entre Londres e Aberdeen, na Escócia, no fantástico tempo médio de 8 horas.

Recentemente, o bilionário Elon Musk, também chamado de Tony Stark da vida real, surpreendeu a

População mundial ao apresentar o projeto do trem Hyperloop que, se funcionar como descrito, pode revolucionar o mundo dos transportes.

O Hyperloop, um trem encapsulado movido a energia solar e trilhos eletromagnéticos, possibilitará que uma

viagem entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, cidades distantes entre si cerca de 610 quilômetros, seja feita em apenas 30 minutos.

Considerando essas informações, podemos afirmar, corretamente, que a velocidade média do trem britânico equivaleria, em relação à velocidade média do Hyperloop, aproximadamente, a

(A) 9%. (B) 15%. (C) 50%. (D) 74%. (E) 121%.


07-(FATEC-SP-014)

A Fórmula 1 apresentou uma tecnologia denominada como Sistema de Recuperação de Energia Cinética,

ou KERS (Kinetic Energy Recovering System), que é um dispositivo usado para converter parte da

energia desperdiçada nas frenagens em tipos mais úteis de energia, que então pode ser utilizada para

aumentar a potência dos carros.

Parece bastante complicado, mas não é. Tudo se baseia no fato de que a energia não pode ser criada

ou destruída, mas pode ser transformada.

(autoracing.com.br/f1-como-funciona-o-kers/ Acesso em: 20.08.2013. Adaptado)

Podemos afirmar, portanto, que a energia convertida e armazenada pelo dispositivo KERS, em forma de energia útil, é a energia

(A) luminosa. (B) térmica. (C) solar. (D) eólica. (E) gravitacional.

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08-(FATEC-SP-014)

Como foi que um arranha-céus “derreteu” um carro?

É uma questão de reflexo. Se um prédio é curvilíneo e tem várias janelas planas, que funcionam como espelhos, os reflexos se convergem em um ponto” diz Chris Shepherd, do Instituto de Física de Londres.

O edifício de 37 andares, ainda em construção, é de fato um prédio curvilíneo e o carro, um Jaguar, estava

estacionado em uma rua próxima ao prédio, exatamente no ponto atingido por luzes refletidas e não foi o único que sofreu estrago.

O fenômeno é consequência da posição do Sol em um determinado período do ano e permanece nessa posição por duas horas por dia. Assim, seus raios incidem de maneira oblíqua às janelas do edifício.

Considerando o fato descrito e a figura da pessoa observando o reflexo do Sol no edifício, na mesma posição em que estava o carro quando do incidente, podemos afirmar corretamente que o prédio se assemelha a um espelho

(A) plano e o carro posicionou-se em seu foco infinito.

(B) convexo e o carro posicionou-se em seu foco principal.

(C) convexo e o carro posicionou-se em um foco secundário.

(D) côncavo e o carro posicionou-se em seu foco principal.

(E) côncavo e o carro posicionou-se em um foco secundário


Resoluções