Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

(CEDERJ-RJ) - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo:

Contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro por meio da oferta de cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial, garantindo a qualidade destes no que diz respeito ao processo de avaliação de aprendizagem.





01-(CEDERJ-RJ-014)

Um pequeno bloco de madeira é lançado com velocidade inicial sobre uma superfície horizontal,

conforme ilustra a figura. O bloco desliza sobre esta superfície, parando depois de percorrer uma determinada distância sob ação de uma força de atrito constante


02-(CEDERJ-RJ-014)

Uma certa quantidade de um gás ideal ocupa a metade esquerda de um recipiente que permite troca de calor com o meio ambiente. Nestas condições, em equilíbrio térmico com o meio ambiente numa temperatura T, observa-se que a pressão do gás é P1. A válvula que mantinha o lado esquerdo (E) do recipiente com gás e o lado direito (D) vazio é aberta. O gás expande-se para todo o recipiente e termina por atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente, na mesma temperatura T.

Assinale a alternativa que representa as pressões finais do gás no lado esquerdo, PE, e no lado direito, PD , do recipiente.


03-(CEDERJ-RJ-014)

Um trabalhador deseja deslocar uma pedra com o auxílio de uma alavanca. Ele tem a possibilidade de colocar o ponto de apoio, mediante o uso de cunhas, nas posições 1 ou 2, como ilustrado nas figuras.

Considere que o trabalhador exercerá uma força na direção perpendicular à haste e que ele tem as alternativas de exercê-la nos pontos 1, 2, 3 ou 4.

Dentre as alternativas, assinale aquela que permite ao trabalhador deslocar a pedra com menos esforço.


04-(CEDERJ-RJ-014)

O circuito mostra três elementos resistivos de resistências R1, R2 e R3 ligados a uma fonte de tensão

V por fios condutores de resistência desprezível. Os valores das diferenças de potencial entre os terminais desses resistores e das correntes elétricas que fluem através deles são, respectivamente, V1 = 8,0V e I1 = 4,0A, V2 = 4,0V e I2 = 2,0A, V3 = 4,0V e I3 = 2,0A.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a comparação entre as resistências R1, R2 e R3 e entre as potências dissipadas, respectivamente, pelo resistor R1 (potência P1) e pelo conjunto formado por R2 e R3 (potência P23).


05-(CEDERJ-RJ-014)

Uma cuba, aberta à atmosfera em sua parte superior, está cheia de água até a sua borda, como ilustra a figura I. Um bloco de madeira é posto a flutuar na água da cuba, de maneira que, no equilíbrio, após parte da água ser expulsa pelo bloco, a cuba continua cheia de água até a borda, como mostra a figura II.

Assinale a alternativa que representa a comparação entre as pressões da água no ponto central

do fundo da cuba nas situações I e II.



06-(CEDERJ-RJ-014)

A Figura 1 ilustra duas fotos tiradas de uma corda na qual uma onda se propaga para a direita. A primeira foto, representada pela curva contínua, foi tirada no instante de tempo t = 0 e a segunda, representada pela curva tracejada, foi tirada em um instante de tempo posterior, t = t1. A coordenada vertical descreve os deslocamentos dos pontos da corda em relação às suas posições de equilíbrio, que coincidem com o eixo horizontal com coordenada x (em metros).

A Figura 2 ilustra o resultado de uma filmagem e mostra o deslocamento vertical do ponto da corda com coordenada x = 0 em função do tempo t (em segundos).

a) Determine o valor do comprimento da onda, especificando a figura (1 ou 2) da qual a informação foi extraída.

b) Determine o valor do período da onda, especificando a figura (1 ou 2) da qual a informação foi extraída.

c) Encontre o valor mínimo de t1.


07-(CEDERJ-RJ-014)

Um veículo trafega com velocidade constante V1 = 60 km/h em uma estrada horizontal reta. Ele é

ultrapassado por um segundo veículo que se move, na mesma estrada, com velocidade V2, também constante.

O motorista que foi ultrapassado constata que, após 1 minuto, o segundo veículo encontra-se passando por um radar fixo na beira da estrada, localizado a uma distância de 600 m à sua frente.

a) Calcule a velocidade do segundo veículo em relação ao primeiro.

b) Determine se o segundo veículo ultrapassou o limite de velocidade de 100 km/h controlado pelo radar.



Consta de Licenciatura em Física as questões 01 e 02 acima (Tecnologia em Sistemas de Computação) e:


08-(CEDERJ-RJ-014)

Um pêndulo é constituído por um pequeno corpo de massa m preso a um fio inextensível, de comprimento d e de massa desprezível. Esse pêndulo oscila em um plano vertical em torno do ponto P ao qual o fio está preso. As posições I e II especificam, respectivamente, os pontos mais alto e

mais baixo da trajetória do pequeno corpo. Sabendo que a altura máxima que o corpo atinge em relação ao ponto II é h, calcule (em função de m, d, h e do valor g da aceleração da gravidade):

a) a velocidade do corpo ao passar pelo ponto II. Sugestão: Utilize a conservação da energia mecânica;

b) a tensão T no fio do pêndulo ao passar pelo ponto II.


Resoluções