Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida como FMABC, é uma instituição de ensino superior localizada no município de Santo André, no estado de São Paulo.

É mantida pela Fundação do ABC, entidade civil sem fins lucrativos instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (SP).

nstituição de ensino que motivou a origem da Fundação do ABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou a primeira turma em Santo André em 1969. É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso é a nota máxima 5 obtida em 2011 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

A faculdade oferece programas que compreendem cursos de Graduação e Pós-Graduação, para diferentes segmentos dentro da área da saúde e, da mesma forma, para diferentes níveis profissionais. Para Graduação estão disponíveis os seguintes programas educacionais: Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Nutrição, Terapia Ocupacional

O sistema que é adotado para a seleção de alunos em seus cursos é a prova vestibular tradicional, que acontece somente uma vez por ano.

 

01-(FMABC-SP-013)

Determinada máquina térmica foi projetada para operar realizando o ciclo de Carnot. Quando em operação, o trabalho útil fornecido pela máquina, a cada ciclo, é de 3200J. As temperaturas das fontes térmicas são 427°C e 77°C, respectivamente. Nestas condições, a quantidade de calor retirada da fonte quente, a quantidade de calor rejeitada para a fonte fria e o rendimento da máquina térmica são, respectivamente, iguais a:

Adote 4J = 1cal

(A)  3900J, 700J, 82%          (B)  6400J, 3200J, 50%           (C)  3200J, 6400J, 50%            (D)  700J, 3900J, 82%

(E)  1600J, 3200J, 50%

 

02-(FMABC-SP-013)

O designer mexicano José de la O criou uma esfera anti-mosca ecologicamente correta, baseada em uma técnica antiga usada tradicionalmente em comércios de alimentos ao ar livre: a refração da água. A utilização de sacos plásticos

cheios de água, pendurados no teto de quiosques nas ruas, é uma forma de espantar as moscas para longe na maioria dos mercados urbanos de alimentos.

Foi pensando nisso que o designer mexicano criou a esfera anti-mosca e a colocou à venda pela internet. O conceito tem como tese a refração, que pode confundir algumas espécies de insetos, especialmente a mosca, que conta com um conjunto de olhos imensamente sensíveis, os quais permitem que vejam simultaneamente em múltiplas direções. O senso de direção destes animais baseia-se na direção da qual provém a luz do sol e de acordo com entomologistas (pesquisadores que estudam insetos), a luz refratada confunde o inseto e ele foge.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2253/ - consultado em 02/10/2012

O texto faz referência a um fenômeno óptico que foi explorado pelo designer mexicano.

Esse fenômeno é percebido todas as vezes que a luz, ao atravessar de um meio homogêneo e transparente, de índice de refração n1, para outro meio homogêneo e transparente, de índice de refração n2, tal que n1 ≠ n2,

(A) sempre sofrerá um desvio em sua direção de propagação.

(B) sempre sofrerá uma alteração em seu comprimento de onda e na sua direção de propagação.

(C) sempre sofrerá uma alteração em sua frequência.

(D) sempre sofrerá uma variação em sua velocidade de propagação.

(E) nunca sofrerá um desvio em sua direção e nem em sua velocidade de propagação.

 

03-(FMABC-SP-013)

Considere um escorregador radical constituído de uma mega rampa de 31,25m de altura e que forma com o plano

horizontal 30o. Para escorregar, a partir do repouso, as pessoas devem vestir roupas especialmente desenvolvidas com materiais revolucionários que reduzem o atrito com a plataforma da rampa e com o ar a valores desprezíveis. Qual o intervalo de tempo gasto para as pessoas escorregarem do topo até a base da rampa?

Adote para o módulo da aceleração da gravidade o valor de 10m/s2.

(A)  5,0s                 (B)  4,0s                        (C)  3,5s                           (D)  3,0s                             (E)  2,5s

 

04-(FMABC-SP-013)

Observe o circuito abaixo. Quando a chave seletora (ch) está posicionada em X , o amperímetro ideal (A) registra 1,5A.

 Quando mudamos a chave seletora para a posição Y , o amperímetro passa a registrar 1,2A. Determine a fem (força eletromotriz) da bateria.

(A)  3V                  (B)  6V                         (C)  12V                      (D)  18V                      (E)  24V

 

05-(FMABC-SP-013)

Acupuntura é um processo terapêutico por meio do qual o estímulo provocado pela penetração de agulhas ou de outros

instrumentos em áreas de grande concentração de terminações nervosas libera vários neurotransmissores no sistema nervoso central. Esses neurotransmissores liberados geram vários efeitos, tais como: analgésico, relaxante muscular, anti-inflamatório, ansiolítico e antidepressivo leves. Pesquisas arqueológicas realizadas na China evidenciam que a acupuntura começou há aproximadamente 4.000 a 5.000 anos. Mas afinal, acupuntura dói? Não, acupuntura não dói, pelo menos não da maneira como se pensa. Ao colocar a agulha de acupuntura, que normalmente tem a espessura de um fio de cabelo, a sensação da picada é menor que a picada de um pernilongo.

Considerando que a pressão necessária para perfuração superficial da pele humana é de P = 2,0.107 N/m2 , e que a força mínima exercida pelo acupunturista para a inserção de cada agulha é de 0,9N, determine a espessura da agulha utilizada. Adote =3.

(A)  0,24mm              (B)  0,12mm                   (C)  1,2mm                    (D)  0,102mm                         (E)  1,02mm

 

 

 

Resoluções

Assista a resolução em vídeo aula!