Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- A aceleração da gravidade na Terra (gT) é maior que a aceleração da gravidade na Lua (gL), no caso, gT=6gL  ---  na Terra  ---  abandonada Vo=0  ---  gT=6gL  ---  altura h  ---  equação de Torricelli  ---  VT2 = Vo2 + 2gT.h=02 + 2.6gL.h  --- 

VT=√(12gLh) (I)  ---    na Lua  ---  abandonada Vo=0  ---  g=gL  ---  altura h  ---  equação de Torricelli  ---  VL2 = Vo2 + 2gL.h=02 + 2.gL.h  ---  VT=√(2gLh) (II)  ---  observe que (I) > (II)  ---  R- D.

02- Leia a teoria a seguir:

Lei da gravitação Universal

Após minucioso estudo das Leis de Kepler, Newton concluiu que toda dinâmica do sistema solar era devido à forças de interação entre todos os elementos que o compunham ( Sol, planetas, satélites dos planetas, etc) e que eram essas forças que mantinham os planetas em órbitas. Denominou-as de forças gravitacionais e enunciou a lei de gravitação universal.

 “matéria atrai matéria com forças cujas intensidades são diretamente proporcionais ao produto de suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa”

 

 

 

Terceira lei de Kepler (lei dos períodos)

 “ Os quadrados dos períodos T de revolução dos planetas (tempo que demora para efetuar uma volta completa em torno do Sol) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias R ao Sol”

T2/R3=constante=K’

O raio médio R da órbita de um planeta corresponde à média aritmética entre a distância do Sol ao afélio e a distância do Sol ao periélio. Observe que esse valor é o mesmo que a medida do semi-eixo maior da elipse, que na figura acima seria a.

* A constante K’ depende apenas da massa do Sol e não do planeta que gira ao seu redor

* Na expressão T2/R3=K’, observamos que a medida que R aumenta, T também aumenta, o que significa que quanto mais afastado o planeta estiver do Sol maior será seu ano (tempo que demora para dar um volta completa ao redor do Sol)

R- C.

03- Leia a teoria a seguir:

 O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto por Faraday em 1831, quando observou que um campo magnético pode induzir um campo elétrico, ou seja, demonstrou que, aproximando e afastando um imã de uma espira de fio condutor conectada a um galvanômetro (dispositivo que indica pequenas correntes), durante o movimento do imã o galvanômetro detectava o aparecimento de uma corrente elétrica no fio, e quando o imã  parava, essa corrente elétrica cessava.

 A partir do fenômeno da indução eletromagnética, que surge devido à variação de um fluxo magnético, foram construídos geradores de energia elétrica através das usinas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares que giram

    

turbinas as quais movem gigantescos imãs e bobinas.

R- C.

04- A única característica de uma onda quando sofre refração passando de um meio para outro é a frequência, que é a mesma em qualquer meio e que é igual à frequência da fonte que a emitiu  ---  R- A.

05- Principais características das ondas eletromagnéticas:

São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.

- O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético.

- São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação).

- Propagam-se no vácuo com a velocidade "c", constante de valor c=3.105 km/s.

- Propagam-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

R- B.

06- Leia a teoria abaixo:

Associação série

Todos os resistores são ligados um em seguida ao outro. 

* A intensidade da corrente elétrica i é a mesma em todos os resistores

* A tensão U nos terminais da associação (entre A e B) é igual à soma das tensões em cada resistor, ou seja, U= U1+ U2 + U3

* A resistência equivalente (Req) é igual à soma das resistências parciais  ---  Req=R1+ R2 + R3

* Como a intensidade da corrente i é a mesma em cada resistor, a potência elétrica total dissipada será Pt = P1 + P2 + P3.  ---  R- A. 

 

 

Exercícios