Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01-  Entre os animais que desenvolveram o tipo de vôo pára-quedismo está o sapo voador de Bornéu, Rhacophorus dulitensis  ---  o pára-quedas é formado através de membranas presentes nas patas  ---  quando os animais descem das árvores, age uma força aerodinâmica paralela a direção do ar que passa por eles  ---  essa força pode ser chamada de

 força de resistência  ---  o animal atinge uma velocidade constante quando esta força total contrabalancear o seu peso.

 O animal planador se desloca no ar em movimento descendente, sem realizar trabalho  ---  sua trajetória é retilínea  ---  como animal planador podemos citar o esquilo voador (Glaucomys volans)  ---  possui geralmente uma pele que se

estende das patas dianteiras até as traseiras, denominada patágio.

* Vôos propulsionados  ---  é o tipo de vôo realizado por grande parte dos animais que voam e é resultado da movimentação de músculos  ---  devido a existência da força de arrastamento, um animal não consegue planar horizontalmente por muito tempo, devido a perda de velocidade  ---  para voar horizontalmente com velocidade constante,uma força de impulso deve ser fornecida com direção igual, sentido contrário e mesma intensidade que a

força de arrastamento  ---  essa potência é fornecida pelos músculos que impulsionam e movimentam as asas.

R- B.

02- a) Falsa  ---  os exames radiográficos utilizam raios-X.

c) Falsa  ---  ela mostra o modelo computadorizado em três dimensões.

d) Falsa  ---  são ondas sonoras e seu funcionamento é baseado no efeito Dopper.

R- B. 

03- A embolia gasosa é a obstrução dos vasos sangüíneos por bolhas de ar na corrente sangüínea, geralmente decorrentes da expansão do ar nos pulmões com a diminuição da pressão durante a subida à superfície em um mergulho  ---  para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe  ---  tudo para que o gás (ar) dentro do seu corpo possa ser liberado de forma lenta para evitar a hiperdistensão e o rompimento alveolar. Caso contrário, a embolia gasosa pode ocasionar lesões, sendo as mais graves ocorridas no sistema nervoso  ---  R- C.

04- a) Falsa  ---  a temperatura mede o nível de vibração das partículas de um corpo.

b) falsa  ---  podemos definir energia como sendo a propriedade que determinado corpo ou sistema possui que lhe permite realizar trabalho. Assim, um corpo ou sistema qualquer que realiza ou é capaz de realizar trabalho, possui energia. Exemplos:

- ao receber uma força do motor um carro sofre um deslocamento realizando trabalho e transformando energia química

 (do combustível) em energia mecânica (movimento).

- ao fazer um esforço físico, por exemplo, ao levantar um peso, você estará realizando trabalho e gastando energia

 proveniente dos alimentos, que por sua vez a recebem do Sol que é de onde vem toda energia da Terra. A energia do Sol é devido às fusões nucleares em seu interior.

d) Falsa  ---  A definição de repouso ou de movimento é a seguinte: Um corpo está em repouso ou em movimento em relação a outro corpo quando a distância entre ele variar no decorrer do tempo. Caso contrário estará em repouso.

R- C.

05- Quando a barra de comprimento lo, coeficiente de dilação linear α é aquecida d a uma temperatura θ pela fonte térmica, ele sofre uma dilatação, empurrando o êmbolo e comprimindo o gás de ∆l, tal que, ∆l=lo.α.θ  ---  a pressão aplicada no êmbolo de área S vale π e o gás sofre uma compressão isobárica com o volume reduzido de ∆V=A.∆l=A.lo.α.θ  ---  nesse caso, o trabalho é fornecido por  ---  W=π.∆V  ---  W=π.A.lo.α.θ  ---  R- A.

06- Velocidade média numa corrida de 100m em 10s  ---  V=∆S/∆t=100/10  ---  V=10m/s  ---  energia cinética do centro de massa dessa pessoa  ---  Ec=mV2/2=m.102/2  ---  Ec=50m (I)  ---  energia potencial gravitacional do centro de

massa da pessoa numa altura h em relação ao solo  ---  Ep=mgh=m.10h  ---  Ep=10mh (II)  ---  pelo enunciado (I)=(II)  ---  50m=10mh  ---  h=5m  ---  essa altura é do centro de massa que está a 1m do solo  ---  H=5 + 1  ---  H=6m  ---  R- C.

07- Pela interpretação do enunciado  ---  R- C.

 

 

Exercícios