Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- Sendo a carga elétrica positiva (q=2.10-6C) e está subindo então a força resultante sobre ela deve ser para cima o

que implica que a força elétrica  sobre ela deve ser maior que seu peso  (figura)  ---  FR=ma  ---  Fe – P=ma  ---  Fe – mg=ma  ---  Fe=10-3.10 + 103.1  ---  Fe=11.10-3N  ---  E=Fe/q=11.10-3/2.10-6  ---  E=5,5.103=5500N/C  ---  R- C.

02- I. Falsa  --- se a velocidade da carga for paralela ao campo magnético, a direção da velocidade não é alterada.

II. Verdadeira  ---  as ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz) surgem em consequência de um campo elétrico variável que induzirá um campo magnético, e um campo magnético variável que induzirá um campo elétrico. 


Esquema gráfico de uma onda eletromagnética 

O vetor campo elétrico é perpendicular ao vetor campo magnético e ambos são perpendiculares à direção em que se propagam. 

III. Eles estão em série e nela, a corrente elétrica em cada um é a mesma.

R- B.

03- Voy=V­o­.cos45o=10.√2.√2/2=10m/s  ---  Vox=V­o­.cos45o=10.√2.√2/2=10m/s=Vx=constante em toda trajetória x  ---  a altura máxima ocorre quando Vy=0  ---  equação de Torricelli no eixo y (lançamento vertical para cima)  ---  Vy2=Voy2 + 2.(-g).h  ---  02=102 – 2.10.h  ---  h=5m (altura máxima)  ---  nessa altura, a energia potencial gravitacional tem valor

Ep=m.g.h=0,02.10.5=1J  ---  Ep=1J  ---  no ponto mais alto P a energia cinética da pedra tem intensidade  ---  Ecp=mV2 /2=0,02.102/2  ---  Ecp=1J  ---  no ponto mais alto a energia mecânica (total) vale  ---  Emp=1 + 1=2J  ---  a energia potencial elástica armazenada pelos dois elásticos tem intensidade  ---  Epe=2.(k.x2/2)=2.(12,5.x2/2)  ---  Epe=12,5x2  ---

supondo o sistema conservativo  ---  Emp = Epe  ---  2=12,5x2  ---  x=√(0,16)  ---  x=0,4m  ---  R- A.

04- I. Verdadeira  ---  em (I) ela está em repouso, equilíbrio estático e FR=0 o que implica que T=P=mg  ---  em (II) ela

está em movimento circular surgindo sobre ela uma força resultante centrípeta (dirigida para o centro da circunferência) e de intensidade Fc=mV2/R, com Fc=T – P  ---  T=P + mV2/R  ---  observe, nesse caso, que T>P.

II. Verdadeira  ---  As forças que agem sobre um corpo apoiado sobre um plano inclinado são seu peso, vertical e para baixo e a força normal , perpendicular à superfície de contato entre o bloco e o plano.

Α é o ângulo de inclinação do plano. Como  e  não tem a mesma direção, vamos decompor o peso  em duas parcelas:

 

 parcela do peso paralela à superfície do plano inclinado (responsável pela tentativa de descida do bloco).

 parcela do peso perpendicular à superfície do plano inclinado (força que comprime o bloco contra o plano)

Observe que Pn é menor que o peso, pois é parcela do mesmo. 

III. Verdadeira  ---  se a resistência do ar é nula, a aceleração de queda é a da gravidade g, que é constante, pois elas chegam juntas ao solo, quando largadas de mesma altura  ---  P=mg  ---  g=P/m=constante.

R- C.

05- I. Verdadeira  ---  O Efeito de Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta.

II. Verdadeira  ---  A radiação solar, em sua maioria aquela dentro da região visível do espectro eletromagnético, aquece o nosso planeta naturalmente (Fonte:Ministério da Ciência e Tecnologia).

III. Falsa  ---  Ao ser aquecida pela radiação solar, a superfície terrestre passa a emitir energia na forma de calor. Parte dessa energia se perde no espaço; o restante é absorvido por certos gases atmosféricos, presentes normalmente em quantidades muito pequenas. A energia absorvida é então irradiada de volta à superfície terrestre. 

R- A.

06- Total de gelo (2,9 + 3,2)=6,1 milhões de km2  ---  regra de três  ---  6,1 milhões de km2 – 100%  ---  2,9 milhões de km2 – P  ---  6,1P=290  ---  P=47,541  ---  R- A.

 

 

Exercícios