Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- O comportamento de um ponto da roda do carro de boi é o mesmo que o da roda de uma bicicleta  ---  à medida que a bicicleta se desloca para a direita, um ponto fixo no pneu gira no sentido horário e a união dessas posições (1,

2, 3, 4 e 5) fornece a trajetória desse ponto (veja figura). 

R- E.

02- Calor é energia que é transferida entre  corpos que estão a temperaturas diferentes  ---  essa transferência ocorre sempre do corpo de maior para o de menor temperatura, ou seja, o corpo cede mais calor para o ambiente que está a 25oC  ---  R- E.

03- Epg=mgh=60.10.2=1200J  ---  R- E.

04- O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes  ---  por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.

R- B.

05- O deslocamento, em todo gráfico Vxt é fornecido pela área do trapézio  ---  ∆S=(B + b).h/2=(12 + 4).5/2=40m  --- 

R- A.

06- Fazer gambiarras para ter energia elétrica em casa a custo zero pode impactar no fornecimento de energia elétrica, causando oscilações de tensão e até um possível desligamento acidental da rede. Outro fator importante se refere à segurança, pois o procedimento irregular pode gerar curto circuito e até mesmo provocar incêndios.

R- C.

07- Princípio da conservação da energia  ---  A energia não é criada nem destruída, apenas transformada  ---  R- B.

 

 

Exercícios