Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

01- Corrente elétrica são cargas elétricas em movimento  ---  cargas elétricas originam campo elétrico  ---  cargas elétricas em movimento originam campo magnético  ---  R- B.

02- Terá que haver equilíbrio de rotação, ou seja, de momento angular  ---  R- A.

03- Nas regiões desérticas a amplitude térmica (diferença entre a máxima e mínima temperaturas) é bastante elevada e nas regiões litorâneas ela é bem menor devido ao alto calor específico da água em relação a outras substâncias, é que ela

pode absorver ou ceder grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura.  Isto ocorre devido às pontes de hidrogênio que mantêm as moléculas unidas. A ausência de água faz um ambiente possuir um baixo calor específico, e desta forma o ambiente se aquece facilmente e se arrefece facilmente.

R- C

04- R- A.

05- A) Falsa  ---  a energia não criada nem destruída, apenas transformada  ---  o mesmo ocorre com a potência, pois P=W/t.

B) Correta  ---  as forças de atrito aquecem o motor do carro.

C) Falsa  ---  o capacitor armazena a energia na forma de energia elétrica.

D) Falsa  ---  pelo texto, só recolhe na desaceleração.

R- B.

06- Quando uma pessoa grita dentro para um poço com um fundo distante, uma fração de tempo passa até que seu eco possa ser ouvido, pois voltou devido à reflexão das ondas sonoras no fundo do poço  ---   este é o principio adotado pelo radar, mas em vez de trabalhar com ondas sonoras, um radar cronometra o tempo entre a emissão e recepção de um sinal eletromagnético, que retornou por reflexão..

R- D.

07- Interpretação de texto  ---  R- C.

 

Exercícios