Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma universidade pública localizada na cidade de Lavras, Minas Gerais, a 240 km de Belo Horizonte. É gratuita, mantida pela União, recentemente aderiu ao SISU, abandonando assim o tradicional vestibular semestral. Ainda é válido, porém, o ingresso a partir do PAS (Programa de Avaliação Seriada). Além de cursos de graduação a UFLA conta também com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui o 2º melhor índice de qualidade do Brasil e o 1º de Minas Gerais entre as universidade públicas e privadas pesquisadas.

A partir de 2010 a UFLA aderiu integralmente ao SiSU – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da Instituição são preenchidas pelos candidatos do SiSU: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). .

O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS, é um processo no  qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. O conteúdo da Primeira Etapa corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio; na Segunda Etapa, serão cobrados os conteúdos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio; e na Terceira Etapa, será adotada a nota do Enem realizado durante o terceiro ano do Ensino Médio.
 QUAIS AS VANTAGENS DESSE PROCESSO SELETIVO? 
 Proporcionar um processo de seleção menos tenso que os processos seletivos tradicionais; valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno tão logo tenha sido assimilado;  oferecer a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, corrigir suas falhas, redirecionar seus estudos e definir suas aptidões.
O QUE É AVALIADO E COMO SÃO AS PROVAS? 
1ª etapa: programa da 1ª série do Ensino Médio - Provas objetivas e Redação.

2ª etapa: programas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio - Provas objetivas e Redação.

3ª etapa: programa de todo o Ensino Médio - Provas do ENEM.

 

01-(UFLA-MG-013)

A descarga atmosférica é um fenômeno natural complexo, com muitos aspectos ainda desconhecidos. Um desses aspectos, pouco visível, ocorre no início da propagação da descarga. A descarga da nuvem para o solo inicia-se num

processo de ionização do ar a partir da base da nuvem e propaga-se em etapas denominadas passos consecutivos. Uma câmera de alta velocidade de captura de quadros por segundo identificou 8 passos, de 50 m cada um, para uma descarga específica, com registros de intervalo de tempo de 5,0.10-4 segundos por passo. A velocidade média de propagação da descarga, nesta etapa inicial denominada de líder escalonado, é de

(A) 1,0.10-4 m/s               (B) 1,0.105 m/s                       (C) 8,0.105 m/s                          (D) 8,0.10-4 m/s

 

02-(UFLA-MG-013)

Um menino encontra-se sentado, displicentemente, sobre um trenó puxado por cães o qual se encontra em repouso.

Num certo instante, os cães saem em disparada e o menino, sem tempo de reação para se manter fixo ao trenó, cai, enquanto o trenó e os cães seguem em disparada. Identifique, entre as leis relacionadas a seguir, aquela que explica a queda do menino.

(A) Lei da Inércia        (B) 2ª Lei de Newton         (C) Lei da Ação e Reação      (D) Lei da conservação da energia                                                                                                    

 

03-(UFLA-MG-013)

Considere a seguinte definição para a geração de energia limpa: 

“A energia limpa possui como principal diferencial o fato de que durante seu processo de produção, a emissão de gases

 poluentes, contribuintes para o efeito estufa, é mínima, ou mesmo, em alguns casos, nula”.

De acordo com essa definição, a alternativa que apresenta SOMENTE usinas que produzem energia limpa é:

(A) nuclear, solar e eólica.            (B) de  biodiesel, solar e hidrelétrica.             (C) eólica, termelétrica e hidrelétrica.

(D) nuclear, termelétrica e de biodiesel.

 

04-(UFLA-MG-013)

Dois móveis, A e B, caminham em movimento  retilíneo  uniforme, movendo-se no mesmo sentido, como

esquematizado na figura abaixo.

 

Durante um intervalo de tempo de 5,0 segundos, suas posições foram medidas e a tabela abaixo foi construída.

Os dados permitem concluir que, nesse intervalo de tempo, o móvel B move-se em relação a um observador em A,

(A) afastando-se a uma velocidade de 25m/s.                      --(B) afastando-se a uma velocidade de 10m/s.

(C) aproximando-se a uma velocidade de 10m/s.                (D) aproximando-se a uma velocidade de 25m/s.

 

05-(UFLA-MG-013)

O sistema apresentado na figura abaixo se encontra em equilíbrio estático.

Sendo as roldanas e os fios ideais e considerando os dados da figura, conclui-se que a força de atrito entre o bloco B e a bancada é:

(A) 0                       (B) 6,0 kgf                         (C) 4,0 kgf                               (D) 16 kgf

 

06-(UFLA-MG-013)

Um estudante realizou um experimento mantendo dois blocos de mesmo volume e materiais diferentes

completamente submersos em um líquido homogêneo. O bloco B depositou-se no fundo do recipiente, enquanto o bloco A precisou ser fixado por meio de um fio para manter-se submerso, conforme esquematizado abaixo.

Sendo dA e dB as densidades relativas dos blocos A e B  respectivamente, em relação à densidade do líquido e EA e EB os empuxos sobre os blocos A e B, conclui-se que:

(A) dA = dB   ;   EA = EB        (B) dA < dB   ;   EA > EB          (C) dA = dB   ;   EA > EB          --(D) dA < dB   ;   EA = EB

 

07-(UFLA-MG-013)

Os planetas do sistema solar possuem órbitas elípticas, estando o Sol posicionado em um de seus focos. A figura abaixo apresenta uma representação esquemática desse tipo de órbita e destaca dois trechos da trajetória de um planeta, ambos percorridos em intervalos de tempo iguais.

Sendo A1 e A2 as áreas varridas pelo raio da órbita nos trechos 1 e 2, respectivamente e v1 e v­2 as velocidades médias do planeta nos respectivos trechos, é CORRETO afirmar que:

(A) A1 > A2; v1 > v2            (B) A1 = A2; v1 < v2              (C) A1 = A2; v1 > v2             (D) A1 < A2; v1 < v2

 

08-(UFLA-MG-013)

Os meios de transporte de superfície estão sujeitos a forças de atrito que dissipam parte da energia total gerada por seus motores, na forma de calor e, praticamente, toda a energia restante é transformada em energia cinética. Considere quatro veículos, utilizados como meio de transporte, e que possuem motores com capacidade de gerar a mesma energia total. Ao realizar testes com esses veículos, valores de suas massas e velocidades máxima foram obtidas e os resultados encontram-se na tabela abaixo.

Com base nas informações, constata-se que o veículo que dissipa a menor quantidade de energia na forma de calor é o veículo:

(A) X                         (B) Y                                 (C) Z                                    (D) W

 

09-(UFLA-MG-013)

Dois projéteis, A e B, são lançados simultaneamente e atingem a mesma altura H. Suas trajetórias estão representadas no gráfico abaixo.

Sabendo que os projéteis, após seu lançamento, estão sujeitos apenas à ação gravitacional,  é  CORRETO concluir que:

(A) a velocidade de lançamento do projétil A é menor que a do projétil B.

(B) a velocidade vertical do projétil A, em y = 0, é maior que a do projétil B.

(C) o tempo que o projétil B leva para atingir o ponto y = H é maior que do projétil A.

(D) a velocidade horizontal dos dois projéteis, em y = H, é a mesma.

 

10-(UFLA-MG-013)

 

Um professor de física montou um grupo de dança com 15 alunos. A coreografia foi feita de modo que para todos os

movimentos, o momento linear (quantidade de movimento) do grupo fosse conservado, ou seja, mantido constante.

Em um determinado momento, todos os alunos estão parados no centro do palco. Ao reiniciar a música, três grupos de três alunos cada um saem dançando, cada grupo em sentidos indicados na figura abaixo, contidos no plano do palco,

com velocidade de 5,0 m/s. Considerando que todos os alunos possuem massas idênticas, a velocidade, em módulo, que o quarto grupo, com seis alunos, deve sair dançando para satisfazer à coreografia do professor será de:

(A) 10 m/s                      (B) 15 m/s                           (C) 5,0 m/s                     --(D) 2,5 m/s

 

11-(UFLA-MG-013)

Em uma pista horizontal utilizada para teste de frenagem, três veículos  A,  B e  C, de massas  mA,  mB e  mC,

respectivamente, testam seus freios nas mesmas condições de pneus e piso, de modo que o coeficiente  de atrito

cinético µc  possa ser considerado igual para todos os veículos. Sendo mA=mB<mC, g o valor da aceleração da gravidade no local dos testes e desconsiderando a ação do ar sobre os veículos, pode-se afirmar que:

(A) se  A e  C possuem a mesma velocidade inicial  vo, ao acionarem seus freios o veículo C  percorrerá uma  distância maior que o veículo A até alcançarem o repouso.

(B) se A e C possuem a mesma velocidade inicial vo, ao acionarem seus freios os veículos percorrerão a mesma

distância até alcançarem o repouso.

(C) se A possui  velocidade inicial duas vezes maior que a velocidade inicial de B, ao acionarem seus freios o veículo A percorrerá o dobro da distância percorrida pelo veículo B até alcançarem o repouso.

(D) independente das velocidades iniciais dos veículos  A,  B e  C, ao acionarem seus freios  os veículos percorrerão as mesmas distâncias até alcançarem o repouso.

 

12-(UFLA-MG-013)

Dois  blocos sólidos de mesmas dimensões e massas distintas, sendo um de aço e outro de madeira, são abandonados

simultaneamente, do mesmo ponto, do alto de um plano inclinado. O bloco de aço atinge a base do plano inclinado com velocidade vA, após um intervalo de tempo ∆tA e o bloco de madeira chega à base do plano inclinado com velocidade vM após um intervalo de tempo ∆tM. Desprezando qualquer tipo de atrito, é

CORRETO afirmar:

(A) ∆tA < ∆tM  e  vA = vM    (B) ∆tA < ∆tM  e  vA > vM     (C) ∆tA = ∆tM  e  vA > vM      (D) ∆tA = ∆tM  e  vA = vM

 

13-(UFLA-MG-013)

Quando um corpo absorve ou cede energia térmica de modo que ocorra variação na sua temperatura, denominamos essa energia térmica de “calor sensível”. A denominação “calor latente” é dada à energia térmica absorvida ou cedida por um corpo durante sua mudança de estado.

Um corpo de grande dimensão é colocado em contato térmico com 10,00 gramas de água e 10,00 gramas de vapor d’água, ambos a 100°C. As interações ocorreram à pressão de uma atmosfera e a temperatura do corpo manteve-se constante em 33°C devido  a  sua grande dimensão. Sendo o calor específico da água igual a 4200 J/kgK e, o calor latente de vaporização da água igual a 2200 kJ/kg, a quantidade de energia térmica cedida pela água e pelo vapor são, respectivamente:

(A) 2,814 kJ  e  24,814 kJ     (B) 2,814 MJ  e  24,814 MJ   (C) 2,814 kJ  e  22,000 kJ     (D) 2,814 MJ  e  22,000 MJ

 

14-(UFLA-MG-013)

A Teoria Cinética dos gases considera que a energia interna U de um gás ideal, confinado em um volume fixo V é

essencialmente o somatório da energia cinética média das N partículas que o compõe. Em termos da temperatura absoluta T, a energia interna U de um gás ideal pode ser determinada pela expressão  U=N(1/2)KT, em que K é a constante de Boltzmann. Assim, se certa massa de um gás ideal encontra-se inicialmente a uma temperatura T, a velocidade média das partículas que o compõe é v. Ao aquecermos esse gás até a temperatura 4T, a velocidade média das partículas que o compõe será:

(A) 4 v                     (B) 2 v                   (C) V/2                         (D) V/4

 

15-(UFLA-MG-013)

Numa temperatura de  27°C, um balão é preenchido com gás hélio até seu volume alcançar  300 cm3.

Deixando-o exposto à radiação solar, sua temperatura alcança 42°C. Considerando que a pressão do gás no interior do balão manteve-se em equilíbrio com a pressão atmosférica e considerando o gás hélio como um gás ideal, tem-se que o volume do balão à temperatura de 42°C é:

(A) 315 cm3                     (B) 193 cm3                            (C) 467 cm3                          (D) 342 cm3

 

16-(UFLA-MG-013)

A figura abaixo representa o gráfico p x V de um gás suposto ideal, apresentando dois processos distintos para levar o gás de um estado A para um estado C. No processo 1, o gás sofre primeiramente uma transformação isobárica, partindo do ponto A para o ponto B e, depois, uma transformação isovolumétrica, atingindo o ponto C. No segundo processo, o gás sofre uma transformação isotérmica partindo do ponto A e chegando ao ponto C.

Em relação aos dois processos, apresentam-se as proposições I, II e III.

I – No processo 1, houve menor variação da energia interna do gás que no processo 2.

II – No processo 1, o trabalho realizado pelo gás é maior que o trabalho realizado pelo gás no processo 2.

III – Nos dois processos, não houve troca de calor com o ambiente.

Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Somente a proposição III é correta.                                   (B) Somente as proposições I e II são corretas.

(C) Somente a proposição II é correta.                                  (D) Somente as proposições I e III são corretas.

 

17-(UFLA-MG-013)

Uma fonte de luz monocromática emite raios luminosos que se propagam num meio 1, atravessam um meio 2 e emergem num meio 3. A trajetória dos raios de luz A e B, provenientes dessa fonte, estão representados na figura abaixo.

Sendo V1, V2 e V3 as velocidades de propagação da luz nos meios 1, 2 e 3, respectivamente, é CORRETO afirmar que:

(A) os raios A e B sofrem refração e V1 = V2 = V3.           (B) os raios A e B sofrem refração e V1 < V2 < V3.

(C) apenas o raio A sofre refração e V1 > V2 > V3.           (D) apenas o raio A sofre refração e V1 < V2 < V3

 

18-(UFLA-MG-013)

Em um mesmo ambiente, encontram-se dois tubos sonoros de mesmo comprimento, um aberto e um fechado.

Se o tubo aberto emite um som com comprimento de onda de 30 cm para o modo fundamental (ou primeiro harmônico), o comprimento de onda do modo fundamental para o som emitido pelo tubo fechado será:

(A) 15 cm                      (B) 30 cm                          (C) 60 cm                         (D) 45 cm

 

19-(UFLA-MG-013)

O morcego detecta corpos muito pequenos, tais como insetos, cujo tamanho seja equivalente ao comprimento de onda

do som emitido por ele. Considerando a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, o menor inseto que um morcego detecta emitindo sons numa frequência de 50 kHz será de:

(A) 6,8 cm                         (B) 1,7 mm                          (C) 1,7 cm                         (D) 6,8 mm

 

 

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