Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) é uma instituição pública de ensino superior mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede na cidade de Guarapuava, onde possui dois campi: Santa Cruz e Cedeteg. Possui campus na cidade de Irati e campi avançados nas cidades de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Sua região de abrangência é de 50 municípios totalizando aproximadamente 1 milhão de habitantes.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou nova versão dos IGC (Öndices Gerais de Cursos das Instituições), para todas as universidades, centros universitários e faculdades do País. Pela tabela, tornada pública ontem (31/08), a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) aparece em 13. lugar, em um universo 157 instituições paranãnses. O IGC é um indicador de qualidade da educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

 

 

01-(UNICENTRO-PR-013)

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Um capacitor plano é eletrizado e, ao aumentar-se a distância entre as placas, a sua capacidade diminui.

(B) Entre duas cargas pontuais existe uma distância r. Para que a força entre elas triplique, essa distância deve ser r√3/3.

(C) Duas cargas elétricas de mesmo valor, colocadas no vácuo, a uma distância d entre elas, pode-se afirmar que o campo elétrico é nulo no ponto médio entre as cargas.

(D) Para o cálculo da velocidade de uma partícula que se movimenta entre dois pontos A e B, sujeitos a uma diferença de potencial, é válido o teorema da Energia Cinética postulado na Mecânica.

(E) Uma esfera metálica oca de raio R e carga elétrica Q possui em seu centro um campo elétrico proporcional ao quadrado de seu raio.

 

02-(UNICENTRO-PR-013)

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A resistividade elétrica de um fio metálico cresce com o aumento da temperatura e depende do tipo de material de que é feito o fio.

(B) Num gerador, a rapidez com que, no seu interior, a energia elétrica é transformada em energia térmica é denominada potência total.

(C) Um galvanômetro pode funcionar como um amperímetro ou como um voltímetro, através de uma mudança na escala de medida.

(D) A potência dissipada é calculada pela mesma equação, quer o resistor obedeça à primeira ou à segunda lei de Ohm.

(E) Em um fio percorrido por uma corrente elétrica, para se diminuir a potência dissipada, uma das alternativas é aumentar o diâmetro do fio, mantendo-se as demais grandezas inalterada

 

03-(UNICENTRO-PR-013)

Dois fios de seda, de comprimento ℓ = 5,0 m cada um, têm uma de suas extremidades presa em um ponto X no teto de

uma sala. Na extremidade livre de cada um dos fios, prende-se uma pequena esfera metálica, de peso P = 1,0 N, carregada com uma carga elétrica q. As duas esferas se repelem até atingirem uma posição de equilíbrio na qual a distância entre elas tem um valor r = 6,0 m. Nesta situação, o valor total das cargas q das esferas, em valor numérico, considerando-se k = 9.109 N.m2/C2, vale aproximadamente

(A) 109,6 μC.           (B) 100,0 μC.                  (C) 54,8 μC.                  (D) 50,0 μC.                   (E) 25,0 μC.

 

04-(UNICENTRO-PR-013)

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O espectro solar obtido na Terra é contínuo.

(B) No espectro de absorção de uma substância, podem aparecer raias escuras, o que significa que no espectro obtido faltam algumas radiações. As raias que faltam no espectro de absorção de uma substância são justamente aquelas que ela pode emitir.

(C) A análise espectográfica é baseada no estudo dos espectros de emissão e absorção, estudados por Bunsen e Kirchoff.

(D) Há indivíduos, embora sejam casos raros, que são cegos para todas as cores, vêem tudo em preto e branco.

(E) Ao ouvir uma orquestra, você é capaz de distinguir o som de cada instrumento, mas ao ver uma cor composta, por exemplo o disco de Newton com 3 cores girando a uma velocidade superior a 16 rpm, você não é capaz de distinguir as cores componentes, por isso podemos dizer que o sentido da audição é analítico e o da visão não é.

 

05-(UNICENTRO-PR-013)

Assinale a alternativa INCORRETA

.

(A) Em um sistema afocal a convergência é nula.

(B) A aberração esférica ocorre porque uma lente não é rigorosamente estigmática, nem aplanética.

(C) Frequentemente os prismas são usados para produzir desvio em um raio luminoso, mas se o raio de luz é branco, simultaneamente com o desvio, produz-se o fenômeno da reflexão total.

(D) Nas objetivas de telescópio dá-se preferência ao uso de espelhos parabólicos, porque nestes todo raio incidente paralelo ao seu eixo reflete-se passando pelo foco, qualquer que seja a abertura.

(E) Na construção de holofotes, dá-se preferência ao uso de espelho côncavos.

 

06-(UNICENTRO-PR-013)

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O limiar da sensação dolorosa, aos ouvidos, está próximo de 120 dB.

(B) A velocidade de propagação do som em um gás, dentro de um tubo, é diretamente proporcional à sua frequência e inversamente proporcional à distância entre dois nós consecutivos.

(C) Licopódio é um pó muito tênue, que tem a propriedade de se acumular nos pontos nodais, dentro do tubo de Kundt, o que permite a determinação de meios comprimentos de onda do som vibrante.

(D) Os homens têm cordas vocais de comprimento maior que as das mulheres.

(E) Uma fonte emite um som e um corpo próximo começa a vibrar. Podemos afirmar que ocorreu uma ressonância.

 

07-(UNICENTRO-PR-013)

Assinale a alternativa INCORRETA.

 (A) Cristais anisótropos não obedecem à lei de Descartes-Snell, por apresentarem dupla refração.

(B) O termo "eixo ótico" refere-se a uma direção e não a uma reta.

(C) Sacarímetro é um polarímetro graduado de forma a dar a concentração de uma solução de açúcar.

(D) Para a incidência brewsteriana, o raio refratado é paralelo ao raio refletido.

(E) Quanto maior a profundidade de um líquido, maior a velocidade de propagação de uma onda em sua superfície.

08-(UNICENTRO-PR-013)

Uma mola se encontra sobre um plano horizontal sem atrito. Um alongamento de 10 cm é obtido com uma força de 10 N.

Adicionamos uma massa de 0,25 kg à mola e produziu-se um alongamento de 20 cm. Abandonamos o sistema. Nestas condições, assinale a alternativa correta.

(A) A constante da força da mola será 1,0.103 N/m.

(B) O período será de 31s.

(C) A velocidade máxima será de 4,0 m/s.

(D) A aceleração máxima será de 8,0 m/s2.

(E) A energia mecânica total do sistema será 20,0 J.

 

09-(UNICENTRO-PR-013)

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Quando em uma transformação o estado final difere do estado inicial, dizemos que a transformação é acíclica.

(B) Não basta que a transformação seja isotérmica para aplicar a lei de Boyle-Mariotte.

(C) Volumes iguais de gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, encerram o mesmo número de moléculas.

(D) Se no eixo Y, de um gráfico, tivermos o produto "p.V" e no eixo X tivermos "V", podemos dizer que esse gráfico expressa a lei de Boyle-Mariotte.

(E) Em uma compressão isotérmica, o processo deve ser realizado muito rapidamente para não dar tempo de haver troca de calor entre o sistema e o ambiente.

 

10-(UNICENTRO-PR-013)

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Nas transformações naturais, a desordem e a entropia diminuem.

(B) Durante as transformações reais há sempre uma degradação de energia.

(C) A termodinâmica só leva em consideração as propriedades macroscópicas de um sistema.

(D) Não podemos determinar a energia interna de um sistema em um determinado estado, mas podemos calcular a variação da energia interna entre dois estados.

(E) A variação de entropia de um sistema, durante uma transformação adiabática reversível, é nula.

 

11-(UNICENTRO-PR-013)

Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Plank construiu um modelo definindo que a energia não é uma grandeza contínua, mas quantizada, ou seja, compartimentada em pequenos pacotes que foram denominados quanta de energia.

(B) Embora famoso pela teoria da relatividade, Albert Einstein ganhou, em 1921, um prêmio Nobel, não por esta teoria e sim porque esclareceu os fenômenos do efeito fotoelétrico.

(C) Ao estabelecer o primeiro postulado da Teoria da Relatividade Restrita, Einstein deixou claro que não existe referencial privilegiado.

(D) Ao pensarmos na massa relativística, podemos concluir que, aumentando a temperatura dos alimentos, sua massa aumentará.

(E) No efeito fotoelétrico a energia cinética dos fotoelétrons é inversamente proporcional à frequência da luz incidente.

 

12-(UNICENTRO-PR.013)

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Se a distância da Terra ao Sol fosse reduzida à metade, a força de atração entre ambos se reduziria à quarta parte.

II. As forças gravitacionais variam proporcionalmente às massas, por isso a atração gravitacional que a Terra exerce sobre a Lua é muito menos intensa que a atração que a Lua exerce na Terra

III. A relação entre as massas da Terra e da Lua não é, necessariamente, igual à relação entre os pesos de um corpo na superfície da Terra e da Lua, respectivamente.

IV. A velocidade de translação da Terra aumenta à medida que ela se aproxima do Sol e diminui ao afastar-se dele.

(A) Apenas I e II.               (B) Apenas I e III.                      (C) Apenas II e IV.                       --(D) Apenas III e IV.

(E) Apenas I

 

 

Resoluções