Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES é uma instituição pública de ensino superior, sediada em Montes Claros - MG, tendo sob área de influência o Norte e Noroeste de Minas Gerais, Vale do MucuriVale do Jequitinhonha, além de parte da Serra Geral, região Centro-Sul da Bahia.

Localizada na cidade de Montes Claros, centro convergente e polarizador dos demais municípios da região do Norte de Minas Gerais, a Unimontes é uma autarquia de regime especial do Estado de Minas Gerais, na forma do § 3º do Art. 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, resultante da transformação da Fundação Norte-Mineira do Ensino Superior -FUNM.

A Unimontes oferece formações nas áreas de saúde, educação, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas, no campus-sede de Montes Claros, bem como nos seus campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu/Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco e, ainda, no núcleo em Joaíma, além dos mais de 300 municípios consorciados.

01-(UNIMONTES-MG-013)

 

Dois carros iniciam, a partir do repouso, uma competição em uma pista de corrida retilínea. O carro 1 arranca 50m à

frente do carro 2; ambos se movem com aceleração constante. Se a aceleração mantida pelo carro 2 é duas vezes maior que a do carro 1 (a2 = 2 a1), ele alcançará o carro 1 após percorrer 

A) 200m.                       B) 150m.                       C) 100m.                          D) 50m.

 

02-(UNIMONTES-MG-013)

 

Um conjunto de molas sustenta o peso de um carro. Com 2 pessoas de 60kg em seu interior, o carro abaixa 2cm. Com 4

pessoas de 70kg, o carro vai abaixar, aproximadamente: g=10m/s2.

A) 3,0cm.                     B) 3,5cm.                           C) 4,0cm.                          D) 4,7cm.

 

03-(UNIMONTES-MG-013)

 

Uma esfera de densidade ρe e volume Ve é colocada num recipiente contendo uma solução criada a partir da mistura de volumes iguais de dois líquidos, A e B,  cujas densidades são ρA e ρB, respectivamente, sendo  ρA = (3/4)ρB. A esfera fica com  90 % do seu volume submerso na solução (veja a figura).

Marque a alternativa que expressa corretamente ρe em termos de ρB.

A) ρe = (63/80) ρB.                     B) ρe = (65/88) ρB.                      C) ρe = (43/90) ρB.                      D) ρe = (33/20) ρB.

 

04-(UNIMONTES-MG-013)

 

Um homem puxa 3 caixas conectadas por cordas, exercendo uma força de módulo P = 300 N na primeira delas (veja a figura).

O coeficiente de atrito cinético entre o chão e as caixas é µc =  0,3. As massas das caixas são m1 = 10kg, m2 = 20kg e m3 = 30kg. A aceleração das caixas é

A) 1m/s2                         B) 2m/s2                              C) 2,5m/s2                             D) 3ms2

 

05-(UNIMONTES-MG-013)

 

Duas bolas de gude, com massas m1 e m2, sendo m1 = 3 m2, movimentam-se ao longo de uma mesma reta, mas em

sentidos contrários. Num determinado instante, elas colidem. A colisão dura um intervalo de tempo muito curto. Durante esse intervalo, a bola 1 fica sujeita a uma aceleração de módulo igual a 3m/s2. Nesse  mesmo intervalo de tempo, o módulo da aceleração a que fica sujeita a bola 2 é igual a (considere g=10m/s2)

A) 3m/s2                      B) 9m/s2                             C) 18m/s2                               D) 27m/s2

 

06-(UNIMONTES-MG-013)

Um corpo de massa m está em queda livre, sem resistência do ar. Sua queda se inicia a partir de uma altura H, em

relação ao solo (veja a figura).  Sua energia inicial é Eo. A aceleração da gravidade no local tem módulo g. Em um dado instante, a altura do corpo é h < H. Nesse instante, a velocidade do corpo será

A) 2 g(H − h) .                         B) 2 gh .                                 C) 2gH .                               D) √(2g(H − h)) .

 

07-(UNIMONTES-MG-013)

Em uma banheira, a temperatura ideal da água para o banho é de 30°C. A banheira está inicialmente com 25 litros de

água a 45°C. Uma torneira que abastece a banheira tem vazão de 10 litros por minuto. A água da torneira está a 18°C. As trocas de calor acontecem apenas entre a água da torneira e a água da banheira. O tempo mínimo para que a água da banheira esteja boa para o banho, em segundos, e o volume de água na banheira, em litros, decorrido esse tempo, são, respectivamente:

A) 178,5  e  56,25.                     B) 187,5  e  56,52.                  C) 187,5  e  56,25.                    D) 187,52  e  56,25.

 

08-(UNIMONTES-MG-013)

 

Uma esfera de alumínio (αal=23.10-6 oC-1), possui um raio de 2 cm a 30 ºC. Para que essa esfera passe  através de um furo de 1,9977cm de raio, o valor máximo da temperatura deve ser igual a

A) 10 °C.                      B) − 10 °C.                             C) 20 °C.                          --D) − 20 °C.

 

09-(UNIMONTES-MG-013)

 

Um espelho de barbear côncavo, com raio de curvatura de 30cm, é posicionado de tal forma que amplia três

vezes o rosto de um homem em uma imagem não invertida. A que distância do rosto do homem está o

espelho?

A) 10cm.                       B) 20cm.                                C) 30cm.                         D) 40cm.

 

10-(UNIMONTES-MG-013)

 

O som propaga-se no ar por meio de ondas mecânicas longitudinais, as chamadas ondas sonoras. Quando as cordas de

uma guitarra ou as cordas vocais de uma pessoa vibram, colocam em movimento o ar que está na sua proximidade; essa perturbação se propaga no ar e eventualmente atinge o nosso tímpano.  A partir daí, um receptor e um amplificador convertem o distúrbio mecânico em sinal elétrico que viaja até o cérebro. O homem pode detectar essas ondas no intervalo de frequência desde cerca de 20 Hz até aproximadamente 20.000 Hz. Sobre o conhecimento de ondas sonoras, NÃO podemos afirmar:

A) O ouvido humano é capaz de perceber quando um som aumenta de volume; o que determina essa qualidade do som é a quantidade de energia transmitida pela onda por unidade de tempo e de área.

B) O ouvido humano é capaz de distinguir sons graves e agudos; o que determina essa qualidade do som é a  frequência da onda sonora.

C) O ouvido humano é capaz de distinguir quando a mesma nota musical é tocada por instrumentos diferentes; o que determina essa qualidade do som é a forma da onda sonora emitida pelo instrumento.

D) O ouvido humano é capaz de distinguir quando duas notas musicais diferentes são tocadas num mesmo instrumento; o que determina essa qualidade do som é a frequência da onda sonora.

 

11-(UNIMONTES-MG-013)

 

Duas esferas metálicas idênticas, carregadas com cargas de 3 C e 9 C, repelem-se com uma força de

intensidade F quando estão a uma distância d uma da outra. Essas esferas são postas em contato e, em

seguida, afastadas novamente, permanecendo agora a uma distância de 60cm uma da outra. Nessa última

configuração, as esferas repelem-se com uma força de intensidade igual a F/3. A distância d é

A)  20cm.                                   B) 10cm.                                  C) 30cm.                                D) 60cm    

 

12-(UNIMONTES-MG-013)

Ao mudar-se para uma nova casa, em outra cidade, João comprou  um  chuveiro para ser instalado numa rede elétrica

de 220 V. Ao instalar o aparelho, descobriu que a rede elétrica da casa era de 110 V, porque a potência elétrica fornecida pelo chuveiro era

A) quatro vezes menor que a esperada.                                                 B) metade da esperada.

C) o dobro da esperada.                                                                         D) quatro vezes maior que a esperada.

 

13-(UNIMONTES-MG-013)

 

Feixes de partículas de alta energia, como elétrons e prótons, têm sido imensamente úteis para os estudos de átomos e núcleos, cujo objetivo é conhecer a estrutura fundamental da matéria. Para trabalhar com os feixes, porém, é preciso produzi-los e controlá-los e, para tal, são usados os  aceleradores de partículas.

Resumidamente, o esquema de funcionamento de um desses aceleradores consiste em estabelecer uma diferença de

potencial para que as partículas carregadas entrem em movimento e, em seguida, fazê-las passar por um campo magnético que as desvia, direcionando-as, de modo que suas trajetórias as façam passar novamente pela mesma diferença de potencial, por repetidas vezes. Dessa maneira, elas adquirem uma energia cinética extremamente elevada.

Em um experimento de física nuclear, um próton é acelerado a partir do repouso por uma diferença de potencial que o faz adquirir uma velocidade v = 1,5.106m/s.

Em seguida, o próton entra numa região de campo magnético uniforme de módulo 250 mT, com uma velocidade perpendicular ao campo. O próton, então, passará a percorrer uma trajetória circular de raio

A) 8cm.                                    B) 6cm.                                      C) 5cm.                                        D) 4cm.

 

14-(UNIMONTES-MG-013)

 

Considere o parágrafo abaixo.

A grande fonte de energia que abastece o nosso planeta é o Sol. Sem ele, muito provavelmente a vida na Terra não

existiria. Por muito tempo, cientistas e pensadores foram curiosos a respeito da origem da energia irradiada pelo Sol. Com a unificação entre o eletromagnetismo e a ótica, no final do século XIX, e, posteriormente, com o surgimento da Física Moderna e das teorias sobre evolução estelar, é que foi possível encontrar muitas explicações. Sabe-se hoje que a energia irradiada provém de processos de ....................... que ocorrem no interior do Sol, envolvendo núcleos  de isótopos leves. Sabe-se também que a radiação luminosa emitida por ele (em várias faixas do espectro eletromagnético) é composta de ................., que apresentam um comportamento dual (onda ou partícula) ao interagirem com a matéria.

Assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas do parágrafo acima.

A) fissão nuclear, nêutrons.        B) combustão, elétrons.          C) fotossíntese, pósitrons.        D) fusão nuclear, fótons.

 

 

 

Resoluções