Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma universidade pública, com sede em Cáceres. Possui Campi nas cidades de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sinop, Alta Floresta, Alto Araguaia, Colíder, Luciara, Nova Xavantina.

 

Forma de ingresso 

Para o primeiro semestre letivo a universidade adota o SISU, que utiliza a nota do ENEM, como forma de ingresso, onde 100% das vagas ofertadas utilizarão o programa como forma única de seleção, sendo 50% reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial. Entretanto, na seleção do segundo semestre letivo, o tradicional vestibular continuará sendo a

 

Segundo semestre letivo

01-(UNEMAT-MT-013)

Numa reportagem publicada na revista Auto Esporte, n. 574, de março de 2013, páginas 72 a 74, afirma-se que:

“[...] dá para optar entre um jipão de luxo ou um crossover bem arrojado. De um lado está um crossover inglês de nome tão grande quanto suas qualidades: Land Rover Ranger Evoque. Do outro, o Chevrolet Trailblazer, mais caro automóvel produzido no Brasil. Parecem diferentes, mas ambos encaram terrenos razoavelmente complicados e brigam na mesma faixa de preço [...]. As personalidades são bem distintas: o modelo da Chevrolet é feito sobre chassi, como as picapes, enquanto que o inglês tem carroceria monobloco, como os carros de passeio”.

Os dados abaixo, fornecidos pelas montadoras, nos dá algumas informações básicas sobre esses veículos:

Considerando os dados acima e o fato de os dois veículos estarem com o tanque cheio, qual deles percorreria maior distância em uma pista de teste (pista automobilística) e qual o valor da distância percorrida?

(A) Land Rover Ranger Evoque. Distância percorrida de, aproximadamente, 490 km.

(B) Chevrolet Trailblazer. Distância percorrida de, aproximadamente, 623 km.

(C) Chevrolet Trailblazer. Distância percorrida de,  aproximadamente, 821 km.

(D) Land Rover Ranger Evoque. Distância percorrida de, aproximadamente, 805 km.

(E) Os dois percorrem a mesma distância, a qual é de, aproximadamente, 805 km.

 

02-(UNEMAT-MT-013)

Nos filmes de ficção científica ou nas reportagens oceânicas, escuta-se o termo “mar profundo”, que é controverso, pois

não há uma definição específica para esse termo: alguns afirmam que são profundidades nas quais há ausência de luz

solar, como por exemplo, acima de 1000 metros de profundidade, em que há completa escuridão.

Supondo que um mergulhador em um minissubmarino esteja a essa profundidade, qual seria a pressão exercida pela água sobre o minissubmarino? Considere a densidade da água igual a 1.000kg/m3, pressão atmosférica de 1 . 105 Pa e

aceleração da gravidade igual a 10m/s2. Assinale a alternativa correta:

(A) 1,01.107 Pa.           (B) 2 ,00.1012 Pa.              (C) 1012 Pa.            (D) 10.107 Pa.             (E) 1,01.105 Pa.

 

03-(UNEMAT-MT-013)

Um aluno resolveu pôr em prática o que havia aprendido sobre gases e a primeira lei da termodinâmica em sua escola. Chegando à sua casa, ele pegou um saco plástico de cor preta e o encheu com ar até a metade do seu volume; em seguida,

vedou o saco de forma que não fosse permitida a troca de matéria entre o interior e o exterior do saco plástico. O aluno

observou que, no início, nada tinha ocorrido, mas, após algumas horas, exposto ao sol, o saco plástico tinha o seu volume ocupado por completo.

Considerando que o saco plástico e o ar em seu interior formam o sistema observado e que o ar comporta-se como um gás ideal, o aluno descreveu as seguintes conclusões:

I – Antes de atingir o volume máximo do saco plástico, a variação da energia interna do sistema é nula.

II – O trabalho realizado pelo sistema é igual a zero.

III – Trata-se de um sistema adiabático.

IV – Devido ao aumento do volume do saco plástico, deduz-se que a massa de ar no interior do saco também aumentou.

Julgue se as conclusões do aluno são

verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa

correta:

(A) F; F; F; F.           (B) V; F; F; V.               (C) V; F; V; V.                (D) V; F; F; F.                     (E) F; V; V; F.

 

04-(UNEMAT-MT-013)

Na manhã de 15 de fevereiro de 2013, um meteoro atravessou o céu da Rússia, causando estragos materiais ao passar. O

evento é relativamente raro devido ao tamanho do meteoro, sendo que a maioria dos meteoros que atinge a Terra é tão pequena que se despedaça na atmosfera antes de alcançar o solo. Análises posteriores demonstraram que sua composição química é formada principalmente de silicatos com 10% de ferro, um condrito comum.

Sobre o incidente do meteoro russo, assinale a alternativa correta:

(A) Uma teoria ultrapassada sugeria que um meteoro semelhante teria causado a extinção dos  dinossauros. Hoje sabe-se que, de fato, os dinossauros foram extintos devido à competição com os humanos.

(B) A bola de fogo observada pelos russos deve-se à desaceleração do meteoro por atrito com o ar, transformando a energia cinética em calor, o que causa a incineração do mesmo.

(C) O meteoro foi atraído para a Terra principalmente por possuir ferro em sua composição e ter sido atraído pelo campo magnético de nosso planeta.

(D) Diversos observadores viram o meteoro se aproximando com telescópios nos dias que antecederam à sua queda, porque o meteoro produzia luz por ser um fragmento do Sol ainda incandescente.

(E) A composição química do meteoro demonstra que a química no espaço é muito diferente da Terra, já que silício e ferro são elementos raros em nosso planeta.

 

05-(UNEMAT-MT-013)

Em uma cidade, três empresas, A, B e C, oferecem apenas um pacote de serviço de banda larga. Um assinante da

empresa B, ao fazer um download de um filme, gastou 1h 50’ 24”. A empresa A vende o mesmo produto com o dobro da velocidade da empresa B. Já a empresa C tem a metade da velocidade da empresa B. Considerando as respectivas velocidades, qual seria a diferença de tempo gasto num mesmo download do filme entre as empresas C e A?

(A) 1h 50’ 24”.         (B) 3h 40’ 48            (C) 1/2 h 25’ 12”.            (D) 2h 45’ 36”.            (E) 3h 15’ 36”.

 

06-(UNEMAT-MT-013)

Alguns peixes possuem um órgão interno denominado de bexiga natatória, que se encontra geralmente abaixo da coluna

vertebral. Trata-se de um mecanismo capaz de aumentar ou diminuir o volume de gás em seu interior. A bexiga natatória permite que o peixe altere sua profundidade sem a necessidade de nadar.

Considere as seguintes assertivas:

I – O peixe, ao encher ou esvaziar a estrutura com ar, altera sua densidade, controlando a sua profundidade na água.

II – Nos peixes pulmonados, a bexiga natatória está associada a poucos vasos sanguíneos e sua parede é composta de tecido epitelial multiestratificado.

III – Em algumas espécies de peixes, essas estruturas são ligadas à faringe, formando uma estrutura homóloga ao pulmão, importante na respiração aérea.

Assinale a alternativa correta:

(A) Todas são incorretas.                  (B) Todas são corretas.      (C) Somente as afirmativas I e II são corretas.

(D) Somente as afirmativas I e III são corretas.                           (E) Somente as afirmativas II e III são corretas.

 

07-(UNEMAT-MT-013)

Em uma roda de amigos, todos possuem telefones celulares. Um dos amigos tira uma foto com seu celular.

Imediatamente os celulares são conectados para obterem a foto por meio de uma tecnologia sem fio usada para conectar dispositivos em distâncias menores que 9 metros. Qual foi a tecnologia sem fio utilizada?

(A) Teleconferência.   (B) Redes de computadores.   (C) Irda.   (D) Bluetooth.   (E) Sistemas de comunicação de dados.

 

 

Resoluções