Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Um dos processos de seleção para ingresso na UFU-MG é o O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

O PAAES, Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior, é uma outra modalidade de ingresso ao Ensino Superior, da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. É um Processo Seletivo de ingresso na UFU, composto de três etapas (1ª, 2ª e 3ª Etapas), nas quais ocorre, respectivamente, uma avaliação seriada do aprendizado dos conteúdos programáticos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O candidato só poderá fazer sua opção de curso na 3ª etapa. Esse tipo de Processo Seletivo é destinado exclusivamente aos candidatos que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio Regular.

 

PAAES/UFU – 2ª Etapa Subprograma 2011/2014

01-(UFU-MG-013)

Um aeróstato é uma aeronave mais leve que a mesma quantidade de ar que ele desloca. O exemplo mais comum é o balão de ar quente, mostrado na figura abaixo.

Um balão considerado padrão tem em média 3.000 m3 de ar aquecido em seu interior e pode levar entre 2 e 5 pessoas. À medida que o ar no interior do balão é aquecido pelos queimadores, a sua densidade vai mudando conforme mostra a tabela abaixo. Considere que duas pessoas de 70 kg e 80 kg estejam a bordo do balão, cuja estrutura tem massa de 600 kg. A temperatura externa é 20 ⁰C.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Com o aquecimento do ar dentro do balão, são formadas correntes de convecção de ar entre a posição dos queimadores e as paredes do balão.

2. ( ) A uma temperatura de 20oC, a diferença de pressão entre a base e o topo do balão é 120 Pa.

3. ( ) Admitindo-se que o ar dentro do balão não escape, quanto mais alto o balão subir, mais combustível será gasto para flutuar.

4. ( ) O balão decolará apenas quando o ar em seu interior atingir a temperatura de 200oC.

 

02-(UFU-MG-013)

 

Em algumas cenas de filmes antigos de faroeste, os índios norte-americanos detectavam a chegada da cavalaria dos “caras pálidas” encostando o ouvido no chão. A figura abaixo ilustra uma situação em que a cavalaria emite um sinal com frequência de 440 Hz para iniciar o ataque aos índios, os quais a esperam do outro lado do lago.

Considere que o som se propaga sem atenuações com velocidade de 319 m/s no ar, 1.320 m/s na água e 5.720 m/s no solo.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Os índios ouvirão o sinal de ataque da cavalaria 18,5s antes de colocarem o ouvido no chão.

2. ( ) O sinal se propaga na água com comprimento de onda de 3m, que é maior do que o comprimento de onda do sinal que se propagaria no solo.

3. ( ) Os índios perceberão que, com a aproximação da cavalaria em direção à margem do lago, o som produzido pela tropa ficará mais grave com o passar do tempo.

4. ( ) A situação ideal para a propagação do som entre os índios e a cavalaria ocorre quando existe vácuo entre eles, pois no vácuo o som se propaga com velocidade igual à da luz, que é de 300.000 km/s.

 

03-(UFU-MG-013)

 

O fenômeno da refração da luz está presente no nosso dia a dia. Por exemplo, uma caneta, quando colocada dentro de um copo de água, parece estar quebrada, ou, quando olhamos uma piscina, temos a impressão de sua profundidade ir diminuindo conforme nos afastamos do extremo oposto da sua borda. Um estudante, sentado próximo à janela de sua casa, observou que a luz do Sol era refratada no vidro da janela, como mostra a figura.

Então, resolveu verificar se aprendeu os conceitos sobre óptica ensinados pelo professor em sala de aula.

Considere o índice de refração do ar igual a 1 e do vidro igual a 1,5.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO)

Sem Opção. (Dica: √2/3≈1/2)

1. ( ) O ângulo θ2 é 45⁰.

2. ( ) A velocidade da luz no vidro é maior do que no ar.

3. ( ) O ângulo θ1 é aproximadamente 30⁰.

4. ( ) Parte da luz incidente ao atingir o vidro é refletida por um ângulo de 45⁰.

 

04-(UFU-MG-013)

O aquecimento global consiste no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície terrestre.

Acredita-se que a maior parte do aumento da temperatura observada no século XX deva-se ao efeito estufa. Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento das geleiras, que contribui para o aumento do nível dos oceanos. É possível fazer um experimento caseiro para estudar o que acontece quando uma geleira derrete. Para isso, coloque uma pedra de gelo de 100 g a -10 ⁰C dentro de uma garrafa térmica com 1 kg de água à temperatura de 20 ⁰C, e a pressão de 1 atm.

Considere o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g e os calores específicos da água e do gelo iguais a 1 cal/g.⁰C e 0,5 cal/g.⁰C, respectivamente.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Não é preciso haver preocupação com o aquecimento global, pois, como a energia do planeta é conservada, a temperatura do planeta será constante em média.

2. ( ) Para derreter metade da pedra de gelo são necessárias 4.000 cal.

3. ( ) A pedra de gelo derrete porque sua temperatura aumenta durante a mudança de fase de sólido para líquido.

4. ( ) A temperatura de equilíbrio do sistema após o derretimento da pedra de gelo é maior que 10 ⁰C.

 

PAAES/UFU – 3ª Etapa Subprograma 2010/2013

05-(UFU-MG-013)

A busca por vida em outros planetas fora do sistema solar é um dos grandes desafios da ciência moderna. A distância de um exoplaneta em relação a uma estrela, assim como da Terra em relação ao Sol, parece ser um fator importante para a existência de vida em tal planeta, pois possibilita que a água do planeta permaneça em estado líquido. O eclipse estelar é uma das técnicas utilizadas para encontrar planetas orbitando estrelas, pois a luminosidade aparente da estrela varia à medida que o exoplaneta passa defronte dela, como mostrado na figura abaixo.

Considere que a estrela de massa 4.1030 kg está em um dos focos da órbita do exoplaneta, cuja massa é a metade da massa do nosso planeta.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

(Dica: 106+1≈106)

1. ( ) A linha que liga o exoplaneta à estrela varre áreas iguais em tempos iguais.

2. ( ) Quanto mais próximo o exoplaneta estiver da estrela, menor será a sua velocidade de translação, pois a força de atração gravitacional será maior.

3. ( ) Na situação de eclipse, a intensidade da força gravitacional que a estrela exerce sobre o exoplaneta é, aproximadamente, 500 bilhões de vezes maior que aquela exercida sobre a Terra.

4. ( ) Dado que o raio do exoplaneta é 5 vezes maior que o raio da Terra, a aceleração a que um quilo de açúcar estará sujeito em sua superfície será 100 vezes menor que aquela sentida na superfície da Terra.

 

06-(UFU-MG-013)

 

Entre os meses de junho e setembro, o clima na cidade de Uberlândia fica muito seco. A umidade relativa do ar atinge

valores inferiores a 10%, muito abaixo do ideal para seres humanos, que é de 70 a 80%. Além das consequências indesejadas para a saúde, nesta época do ano é muito comum as pessoas levarem choques ao saírem dos carros. Em geral, os bancos dos carros são feitos de couro ou outro tecido, enquanto o painel, o contato da alavanca do câmbio e o volante são constituídos por plástico e borracha, não havendo, portanto, contato com metal no interior do veículo.

Considerando as informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) Os materiais com os quais o motorista tem contato dentro do carro são condutores.

2. ( ) Quando o motorista está utilizando um calçado com solado de borracha ou de madeira, é comum levar um choque ao descer do carro e encostar-se à sua lataria. Esse fenômeno ocorre porque há uma diferença de potencial entre a lataria do veículo e o corpo do motorista, que é eletrizado ao atritar-se com o banco do carro.

3. ( ) Para medir a quantidade de carga dos objetos eletrizados por atrito, nesta época do ano, basta utilizar um eletroscópio.

4. ( ) Para diminuir a intensidade dos choques que ocorrem nesta época do ano, devem-se tocar os objetos com a palma da mão em vez da ponta dos dedos, pois a palma da mão tem uma área de contato maior, diminuindo a intensidade da descarga elétrica.

 

07-(UFU-MG-013)

 

Em um sistema físico real, os processos dissipativos têm papel importante. Isto significa que, em uma fonte de energia elétrica real, haverá uma resistência interna responsável pelo seu aquecimento. O papel da resistência interna em uma fonte real não consiste apenas em dissipar energia, pois pode evitar que a fonte queime quando ocorre um curto-circuito no sistema. Em um circuito real, como esquematizado na figura abaixo, além da resistência interna da fonte r, existe uma fonte de força eletromotriz ε e uma resistência efetiva R de todo o circuito conectado à fonte de energia elétrica.

Com base nas informações dadas, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção.

1. ( ) O amperímetro colocado no circuito registra uma corrente de 0,5 A.

2. ( ) Após o estabelecimento da corrente elétrica no circuito, o aquecimento da resistência interna causará uma perda de energia de 6.600 J depois de decorridos 4 minutos.

3. ( ) Adicionando-se uma resistência R’ ≠ 0 em paralelo à resistência R, a corrente que circula pela fonte diminuirá, pois dificultará a passagem dos elétrons pelo circuito.

4. ( ) Sendo R um resistor ôhmico, espera-se que, com o passar do tempo, a sua resistividade diminua, pois o material se dilata.

 

 

Resoluções