Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma instituiçã  federal de ensino superior do estado brasileiro de Roraima. Com três campi, todos na capital Boa Vista, é a maior universidade de Roraima com quase quarenta cursos de graduação. Registra ainda cursos de doutorado, mestrado eespecialização.

Comissão Permanente de Vestibular realiza anualmente o processo seletivo para preenchimento de suas faculdades; o acesso aos cursos de graduação dá-se também pelo ENEM.

Sua Faculdade de Medicina é considerada a melhor do Norte. O curso de Direito, reconhecido pela OAB como um dos melhores do Brasil,

 

01-(UFRR-RR-013)

Um carro está estacionado com o motor ligado, o pedal do acelerador pressionado ao máximo e o pedal da embreagem

também pressionado.

De repente, desliga-se o pedal da embreagem e o carro se desloca com um movimento chamado de:

( a ) Uniforme;            ( b ) Retilíneo;             ( c ) Uniformemente acelerado;               ( d ) Uniformemente retardado;

( e ) Uniformemente variado.

 

02-(UFRR-RR-013)

Um veículo de massa igual a 1000 kg está em movimento em uma estrada e sua posição varia de acordo com a seguinte

função horária, s = 3t + 2t2, onde s é a posição em metros, e t é o tempo em segundos.

A energia cinética deste veículo quando t = 5 segundos, vale:

( a ) 264,5.103 J     ( b ) 254,6.103 J       ( c ) 562,4.103 J        ( d ) 264,5.103 J       ( e ) 465,4.103 J

 

03-(UFRR-RR-013)

A oscilação do pêndulo é governada pela ação da gravidade, se você observar a oscilação de um pêndulo simples aqui

na Terra, com tempo de oscilação de um segundo e fosse para a Lua, com o mesmo pêndulo. Qual o período desse pêndulo se posto a oscilar na Lua, TL, onde a aceleração da gravidade é 6 vezes menor que na Terra.

Assinale a alternativa correta:

( a ) TL = 2,4 s.                 ( b ) TL é seis vezes maior que TT.                     ( c ) TT é seis vezes menor que TL.

( d ) Falta dados para se fazer qualquer estimativa sobre o período desse pêndulo na Lua.

( e ) TL = 14,4 s.

 

04-(UFRR-RR-013)

Quando duas ou mais pessoas conversam, suas vozes são percebidas em todas as direções. Isso se deve ao fato de que

as ondas sonoras são ondas tridimensionais. Além disso, sabemos que na ausência de ar, não existe propagação de som: isso mostra a necessidade de um meio material para que ondas sonoras se propagem.

Com base nestas informações, é correto afirmar que, as ondas sonoras:

( a ) são ondas eletromagnéticas longitudinais;                     ( b ) são ondas mecânicas longitudinais;

( c ) são ondas eletromagnéticas transversais;                       ( d ) são ondas mecânicas transversais;

( e ) não são ondas mecânicas e nem ondas eletromagnéticas.

 

05-(UFRR-RR-013)

Um microscópio óptico é utilizado para observar objetos de pequenas dimensões. A parte óptica do microscópio é

constituída, basicamente, de duas lentes delgadas convergentes, geralmente compostas, associadas coaxialmente, isto é, possuem o mesmo eixo, sendo a objetiva que está próxima ao objeto e a ocular com a qual observamos a imagem fornecida pela objetiva, conforme ilustra a Figura, abaixo:

Na Figura, observa-se que a objetiva fornece do objeto OO' uma imagem real e invertida I1I'1. Esta imagem I1I'1, serve como objeto para a ocular, que fornece uma imagem I2I'2, virtual, maior e invertida com relação ao objeto OO', que é a imagem final.

Quando, no laboratório, se diz que a imagem obtida do microscópio óptico foi ampliada x vezes, estamos afirmando que:

( a ) é resultado do aumento linear transversal da objetiva, independente do aumento linear transversal da ocular;

( b ) é resultado do aumento linear transversal da ocular, independente do aumento linear transversal da objetiva;

( c ) é igual ao produto do aumento linear transversal da objetiva pelo aumento linear transversal da ocular;

( d ) é a soma do aumento linear transversal da objetiva e do aumento linear transversal da ocular;

( e ) é a divisão do aumento linear transversal da ocular pelo aumento linear transversal da objetiva.

 

06-(UFRR-RR-013)

Uma partícula de carga elétrica positiva igual a 0,001 C é suspensa, verticalmente, por um fio inextensível e de peso

     

desprezível que está fixo ao teto. Outra partícula de massa 9 g e carga negativa igual a 2,5.10-9C é deixada livremente num ponto embaixo da mesma linha vertical da outra partícula de forma que quando se alcança o equilíbrio ambas as partículas se encontram na mesma linha vertical separadas a uma distância de:

Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s² e a constante eletrostática K = 9 x 109 N.m²/C²

( a ) 0,25 m           ( b ) 0,50 m              ( c ) 1,20 m                 ( d ) 7,00 m                   ( e ) 0,45 m

 

07-(UFRR-RR-013)

O aumento de vida de prateleira de alimentos é obtido por várias técnicas de conservação de alimentos, como as técnicas térmicas, por exemplo, pasteurização, até as técnicas nucleares, como a irradiação por nuclídeo. Há uma

técnica, em particular, que usa campos elétricos pulsantes, que provocam variações, no potencial elétrico de células, destruindo as paredes celulares. Em um modelo simplificado, admite-se que a membrana da célula de um patógeno (micro-organismo que pode provocar doenças) seja rompida se houver uma diferença de potencial estabelecida entre as paredes celulares, Vpc, em torno de 1 V e que o diâmetro médio de uma célula seja de um micro, d=1μm.

O equipamento onde se coloca o alimento é um tipo de capacitor plano com placas paralelas, onde é estabelecido um campo elétrico uniforme e pulsado.

Com base no texto, estime a intensidade do campo elétrico necessário para romper a membrana celular do patógeno, em seguida, marque a alternativa correta:

( a ) intensidade do campo elétrico de 1 MV/m;             ( b ) intensidade do campo elétrico de 2 MV/m;

( c ) intensidade do campo elétrico de 1 V/m;                 ( d ) intensidade do campo elétrico de 2 V/m;

( e ) faltam dados para se fazer qualquer estimativa sobre a intensidade do campo elétrico necessário para romper a membrana celular do patógeno.

 

 

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