Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, mantida, pois, pelo Governo Federal do Brasil. Está sediada na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, Brasil.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está no rol das 10 melhores universidades brasileiras, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF),

Os estudantes interessados em participar do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverão, obrigatoriamente, realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem será utilizada pela Universidade para compor a média dos vestibulandos, equivalendo à primeira fase do Vestibular, valendo para as vagas presenciais oferecidas nos campi Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru. A primeira fase valerá 50% do total da nota.
A segunda fase, que valerá 50% da nota final, incluirá a redação do Enem, duas questões discursivas de Português e as questões de línguas estrangeiras para todos os candidatos, além das três disciplinas específicas, a serem aplicadas de acordo com a escolha dos cursos pelos alunos.

 

 01-(UFPE-PE-013)

Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de 0,4 A . Considere o módulo da carga do

elétron igual a 1,6.10-19C . Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em 60 segundos na forma 10N , qual o valor de N?

 

02-(UFPE-PE-013)

Uma partícula se move ao longo do eixo x de modo que sua posição é descrita por x(t)= - 10,0 + 2,0t + 3,0t2, onde o

tempo está em segundos e a posição, em metros. Calcule o módulo da velocidade média, em, no intervalo entre t=1,0s e t=2,0s.

 

 03-(UFPE-PR-013)

A figura a seguir ilustra dois blocos A e B de massas MA=2kg e MB=1kg . Não existe atrito entre o bloco B e a superfície horizontal, mas há atrito entre os blocos. Os blocos se movem com aceleração de 2,0m/2 ao longo da horizontal, sem que

haja deslizamento relativo entre eles. Se senθ=0,6 e  cosθ=0,8 , qual o módulo, em , da força  aplicada no bloco A?

 

04-(UFPE-PE-013)

Um objeto com massa igual a 1,0kg é lançado para cima na direção vertical com velocidade inicial Vo=10m/s. Quando

 ele retorna ao ponto de partida, a sua velocidade tem módulo V=8,0m/s. Calcule o módulo do trabalho realizado pela força de resistência do ar, em joules, ao longo de todo o trajeto do objeto.

 

05-(UFPE-PE-013)

A figura a seguir mostra um conjunto de objetos pontuais com massas iguais, dispostos ao longo de uma reta. A distância entre os objetos 1 e 2 é 4L, enquanto que a distância entre os objetos 2 e 3 é igual a 16L. Calcule a posição do centro de

massa do conjunto, medida a partir do objeto, em unidades de L

 

06-(UFPE-PE-013)

Um planeta realiza uma órbita elíptica com uma estrela em um dos focos. Em dois meses, o segmento de reta que liga a

estrela ao planeta varre uma área A no plano da órbita do planeta. Em 32 meses tal segmento varre uma área igual a αA. Qual o valor de α?

 

07-(UFPE-PE-013)

O calor necessário para fundir uma certa massa de uma substância é igual ao calor necessário para aumentar em 30K a temperatura da mesma massa da substância multiplicado por uma constante A . Se A=2,5, quanto vale a razão Lf/c, em K, entre o calor de fusão e o calor específico desta substância?

 

08-(UFPE-PE-013)

A figura mostra um par de fibras ópticas, A e B, dispostas paralelamente e de mesmo comprimento. Um pulso de luz é

disparado em uma das extremidades das fibras. A luz se propaga, parte pela fibra A, levando o tempo ∆tA para percorrer a fibra , e parte pela fibra B , levando o tempo ∆tB para percorrer a fibra . Os índices de refração dos materiais da fibra A e B são, respectivamente, nA=1,8 e nB=1,5. Calcule o atraso percentual da luz que vem pela fibra A, em relação à que vem pela fibra B. Ou seja, determine a quantidade (∆tA/∆tB – 1)x100%.

 

09-(UFPE-PE-013)

Duas esferas metálicas iguais, A e B, estão carregadas com cargas QA=+76μC e QB=+98μC, respectivamente.

Inicialmente, a esfera A é conectada momentaneamente ao solo através de um fio metálico. Em seguida, as esferas são postas em contato momentaneamente. Calcule a carga final da esfera B, em μC.

 

10-(UFPE-PE-013)

A figura mostra um circuito elétrico onde se aplica uma ddp de entrada e se mede uma ddp de saída. Calcule qual deve

ser a razão R1/R2, para que a ddp de saída seja um décimo da ddp de entrada.

 

 

Resoluções