Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal da Paraíba - (UFPB) é uma universidade pública brasileira mantida pelo Governo Federal e localizada no Estado da Paraíba. Possui cinco campi: João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape.

No total, 44.002 candidatos estão inscritos no processo seletivo seriado. A UFPB oferece ao todo, 5.091 vagas para ingresso em 2013. Sendo 3.319 para a concorrência geral e 1.772 oriundos de escola pública. Entre as vagas reservadas, 913 são para negros e pardos, 124 para indígenas, 124 para pessoas com deficiência e 611 para as demais egressos de escolas públicas.

A Universidade Federal da Paraíba aparece na 51ª posição entre as 100 melhores universidades de ensino superior da América Latina,segundo ranking divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, instituto internacional de avaliação.

PSS (processo seletivo seriado) do primeiro ano.

Nesta prova, quando necessário, adote as seguintes convenções  ---  valor da aceleração da gravidade g=10m/s2  ---

Os vetores unitários i e j estão ao longo dos eixos x e y, respectivamente, nos sentidos positivos, em um sistema retangular.

 

01-(UFPB-PB-013)

Parques de diversão são um espetáculo de tecnologia. Quase todos os  brinquedos são controlados por computador. Um brinquedo bastante radical, de nome EXTREME, gira em torno de um eixo, conforme figura abaixo.

  O clímax do brinquedo ocorre quando ele realiza duas revoluções anti-horárias em 40 segundos, seguidas  por uma revolução horária em 20 segundos, e depois para. Nesse caso, o programa de computador imprime uma velocidade de rotação constante, em ambos os trechos do movimento.

  Com base nesses dados, identifique, dentre os gráficos abaixo, o que melhor representa a variação do ângulo de

rotação com o tempo:

 

02-(UFPB-PB-013)

Em uma performance de patinação no gelo, um casal de bailarinos apresenta um número em que, em um  determinado momento, os bailarinos se empurram mutuamente, a fim de se afastarem um do outro em  linha reta. Durante o

empurrão, a  bailarina, que tem uma massa de 64kg, adquire uma aceleração de módulo 0,25 m/s2 em relação à pista de patinação, e, consequentemente, o bailarino, com 80kg de massa, adquire também uma aceleração, no sentido oposto ao da bailarina. No caso descrito, considere que o atrito entre os patins e a pista é desprezível.

Nessas circunstâncias, a aceleração, em módulo, que o bailarino adquiriu, em relação à pista de patinação, é igual a:

a) 0,10m/s2                   b) 0,14m/s2            c) 0,16m/s2                       d) 0,20m/s2                        e) 0,24m/s2

 

03-(UFPB-PB-013)

Durante a cheia de um rio, a comunidade ribeirinha teve que construir pontes improvisadas, utilizando tábuas de madeira. A figura a seguir mostra o esquema de uma ponte onde uma tábua homogênea de massa 10 kg é apoiada em

dois pilares fincados no solo, distantes 2m entre si. 

Suponha que um ribeirinho com 60 kg de massa está sobre a tábua a 0,5m do pilar da direita.

Nessas condições, é correto afirmar que o módulo da força de reação feita pelo pilar da direita na tábua é:

a) 600N                  b) 500N                     c) 400N                        d) 300N                         e) 200N

 

04-(UFPB-PB-013)

Em um trecho do trajeto João Pessoa – São Paulo, um avião desloca-se horizontalmente e com velocidade constante.

Admita que as únicas forças que atuam sobre o avião são: a força propulsora gerada pelas turbinas, a força de resistência do ar (atrito) e a força peso.  Com relação aos trabalhos realizados por essas forças, considere as seguintes identificações:

• TT: trabalho realizado pela força propulsora das turbinas.

• TR: trabalho realizado pela força de resistência do ar.

• TP: trabalho realizado pela força peso do avião.

Com base no exposto, é correto afirmar:

a)  TR = TT,P =0         b) TR = −TT, TP = 0       c)  TR = TT, TP > 0         d)  TR= −TT, TP > 0       e)  TR = 0, TP=−TT

 

05-(UFPB-PB-013)

Um motorista A dirige um carro com massa igual a MA, na BR230, em linha reta e com velocidade constante de 108 km/h (30m/s). Ele não percebe que o motorista B, que dirige um carro com massa igual a MB = 3MA, deslocando-se em sua frente no mesmo sentido, diminuiu a velocidade para 72 km/h (20m/s), para se adequar à velocidade máxima

permitida. Os dois carros sofrem uma colisão  perfeitamente inelástica de duração 0,1 segundos.

  Nessas circunstâncias e desprezando as massas dos motoristas, é correto afirmar que o módulo da aceleração média sofrida pelo carro do motorista A, durante a colisão, é de:

a) 25m/s2                 b) 50m/s2                --c) 75m/s2                d) 100m/s2                    e) 125m/s2

 

06-(UFPB-PB-013)

Um presidiário, em liberdade condicional, usando uma tornozeleira eletrônica, apresenta um comportamento suspeito

em uma determinada esquina do centro da cidade. Imediatamente, a Central de Polícia passa um rádio para a viatura em diligência no bairro. A viatura para no ponto A, representado na figura a seguir, e passa a observar o presidiário pelo computador de bordo.

        

O sinal captado por esse computador mostra que o presidiário saiu do ponto B, foi até a esquina, no ponto C, e depois se deslocou até o ponto D, aonde ficou parado. Considere que: as distâncias entre os pontos A e B é igual a 40m; entre os pontos B e C é igual a 30 m e entre os pontos C e D é igual a 40m. Adote o referencial, conforme mostrado na figura, cuja origem está na viatura, no ponto  A.

Em relação ao movimento do presidiário, considerando as distâncias em metros, pode-se afirmar:

 I. O vetor posição do ponto C é rC = 30 j.

 II. O vetor posição do ponto D é rD = 80 i+30 j.

III. O módulo do vetor deslocamento entre os pontos C e B é |rC- rB|=30.

IV.  O módulo do vetor deslocamento entre os pontos D e B é |rD- rB|=50.

  Estão corretas apenas:

a) II e III                b) I e III               c) I e IV              d) II, III e IV                    e) I, II e IV

 

07-(UFPB-PB-013)

Um preparador físico orienta dois atletas, A  e B, em corridas de curta distância em linha reta.  Durante os treinos, os atletas são monitorados através do uso de aparelhos de GPS. Após cada treino, os atletas transferem  os dados dos aparelhos de GPS para o computador e  mandam para o preparador, o qual avalia, de forma comparativa, o desempenho entre os atletas.

Para essa avaliação, o preparador registra os dados do desempenho de cada atleta na corrida em um mesmo gráfico, conforme representado a seguir:

Com relação ao desempenho de cada um dos atletas, representado no gráfico, pode-se afirmar:

 I. A velocidade do atleta  A é superior, em módulo, à  velocidade do atleta B.

 II. As velocidades dos atletas variam com o tempo.

 III. A velocidade do atleta  A tem sentido oposto à  velocidade do atleta B.

 IV. A aceleração do atleta  A é superior, em módulo, à aceleração do atleta B. 

Estão corretas apenas:

a) I e II            b) III e IV              c) I e III              d) II, III e IV               e) I, II e IV

 

PSS (processo seletivo seriado) do segundo ano

08-(UFPB-PB-013)

Ao visitar uma feira de tecnologia, um homem adquiriu um termômetro digital bastante moderno. Ao chegar em casa, guardou o termômetro na caixa de primeiro socorros e jogou fora a embalagem aonde estava o manual de uso do termômetro. Um certo dia, o seu filho apresentou um quadro febril. Ele, então, usou o termômetro para aferir a temperatura da criança. Para sua surpresa, o visor digital do termômetro indicou que a criança estava com a temperatura de 312.

Nesse contexto, a explicação mais provável para essa medida de temperatura é que o termômetro esteja graduado na

a) escala Celsius e, quando convertido para a escala Fahrenheit, a temperatura da criança corresponderá a 79oF.

b) escala Fahrenheit e, quando convertido para a escala Celsius, a temperatura da criança corresponderá a 39oC.

c) escala Kelvin e, quando convertido para a escala Celsius, a temperatura da criança corresponderá a 39oC

d) escala Celsius e, quando convertido para escala Kelvin, a temperatura da criança corresponderá a 273K.

e) escala Fahrenheit e, quando convertido para a escala Kelvin, a temperatura da criança corresponderá a 0K.

 

09(UFPB-PB-013)

Um mergulhador deseja comparar  as pressões de três cilindros,  C1,  C2 e  C3, contendo oxigênio em seus interiores. Para essa comparação, ele conecta, conforme figura a seguir, os cilindros a três tubos, cujas seções  transversais têm áreas A1, A2 e A3. Esses cilindros estão abertos à atmosfera e contêm líquidos, L1, L2 e L3.

  O mergulhador observa que, nos três tubos, as colunas dos líquidos têm as mesmas alturas.

  Considere que:

• A1 = A3 < A2

• L1 e L2 têm as mesmas densidades.

• L3 tem densidade maior do que L1 e L22

    Com base no exposto, considerando as pressões P1, P2 e P3 nos cilindros C1, C2 e C3, é correto afirmar:

a) P1 = P2 = P3           b) P1 < P2 < P3            c) P1 = P3 < P2            d) P1 < P3 < P2            e) P1 = P2 < P3

 

10-(UFPB-PB-013)

Recentemente, noticiou-se a chegada do robô  Curiosity a Marte. Antes de descer sobre a superfície, o robô orbitou em

torno de Marte com uma trajetória circular de raio R e período T. Esse mesmo satélite orbitaria em torno da Terra com um trajetória circular de raio 3R e período 2T. 

Sabendo que a terceira lei de Kepler é dada por T2/R3=K/M, onde  M é a massa do corpo central, e  K uma constante, identifique a razão entre as massas da Terra e de Marte:

a) 27/4                     b) 3/2                        c) 9/8                          d) 8/9                             e) 4/27

 

11-(UFPB-PB-013)

Uma forma de se obter energia elétrica limpa é aproveitar o movimento ondulatório das ondas marítimas. Nesse sentido,

considere que um objeto flutuando sobre o mar realiza movimento harmônico simples com sua energia potencial descrita pelo gráfico ao abaixo.

Nessas condições, a variação da energia cinética desse objeto em função do tempo está melhor representada no gráfico:

 

12-(UFPB-PB-013)

Ao se lavar um container metálico, uma massa residual de 0,5 kg de produto de limpeza em forma líquida é deixada no

seu interior. Devido à ação do sol sobre o container, todo esse produto de limpeza é evaporado. 

Considere:

• O volume inicial do produto de limpeza pode ser desprezado.

• O volume final ocupado pelo vapor desse produto é de 8m3.

• Não há mistura do vapor desse produto com o ar ao redor.

• O vapor simplesmente empurra o ar ao redor para fora durante a expansão.

• A pressão, durante os processos de ebulição e de expansão, é mantida constante igual a 105N/m2.

• O calor latente de vaporização do produto de limpeza é 2.106J/kg.

Nesse contexto, pode-se afirmar:

 I. O calor trocado durante a ebulição de toda massa do produto de limpeza é de 106J.

II. A temperatura do produto de limpeza aumenta durante a ebulição.

III. O trabalho realizado durante a expansão do vapor do produto de limpeza sobre o ar é 8.105J.

IV.  A variação da energia interna do vapor durante todo processo de expansão é nula.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e III               b) II, III e IV                    c) I e IV                    d) I e III                        e) II e IV

 

13-(UFPB-PB-013)

Considere três corpos condutores térmicos X, Y e Z, de mesmas massas e mesmo material, contidos em um recipiente isolado termicamente. Inicialmente, os três corpos estão separados entre si. Sabe-se que o corpo X está a uma temperatura inicial de 80oC. Para a realização de um experimento, coloca-se, em primeiro lugar, o corpo  X em contato com o corpo Y, e verifica-se que ambos atingem o equilíbrio termodinâmico a uma temperatura de 60oC. Eles são, então, separados. Em segundo lugar, coloca-se o corpo Y em contato com o corpo  Z, e verifica-se que ambos atingem o equilíbrio termodinâmico a uma temperatura de 20oC. Nesse momento, eles são separados.

 Com relação a essa sequência de experimentos, podemos afirmar:

 I. Antes do primeiro contato com o corpo X, o corpo Y estava a uma temperatura de 40oC.

II. Antes do contato com o corpo Y, o corpo Z estava a uma temperatura de −20oC.

III. Se, depois do segundo contato, os três corpos  forem colocados novamente em contato, o equilíbrio termodinâmico acontecerá a 40oC

IV.  Se a massa do corpo X fosse duplicada, o equilíbrio termodinâmico com o corpo Y, no primeiro contato, continuaria ocorrendo a 60oC

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e IV                 b) I, III e IV                 c) II e III                    d) III e IV                          e) I e II

 

 

Resoluções