Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma universidade pública mantida pelo governo federal do Brasil, sendo eleito o 15º no ranking de maiores instituições do país.3  É a melhor e mais conceituada instituição federal da Região Norte segundo o SJTU. A universidade possui mais de trinta mil alunos nos 340 cursos de graduação que oferece, nos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Castanhal,Cametá, Capanema, Marabá, 

Breves, Santarém, Tucuruí e Soure.

 

 

01-(UFPA-PA-013)

O arco-íris é um fenômeno óptico que acontece quando a luz branca do Sol incide sobre gotas esféricas de água presentes na atmosfera. A figura abaixo mostra as trajetórias de três raios de luz, um vermelho (com comprimento de onda λ= 700 nm), um verde (λ = 546 nm) e um violeta (λ = 436 nm), que estão num plano que passa pelo centro de uma esfera (também mostrada na figura).

Antes de passar pela esfera, estes raios fazem parte de um raio de luz branca incidente.

Analisando as trajetórias destes raios quando passam do meio para a esfera e da esfera, de volta para o meio, é correto afirmar que

(A) o índice de refração da esfera é igual ao índice de refração do meio.

(B) o índice de refração da esfera é maior do que o do meio e é diretamente proporcional ao comprimento de onda (λ) da luz.

(C) o índice de refração da esfera é maior do que o do meio e é inversamente proporcional ao comprimento de onda (λ) da luz.

(D) o índice de refração da esfera é menor do que o do meio e é diretamente proporcional ao comprimento de onda (λ) da luz.

(E) o índice de refração da esfera é menor do que o do meio e é inversamente proporcional ao comprimento de onda (λ) da luz.

 

 02-(UFPA-PA-013)

No rio Amazonas, um pescador inexperiente tenta capturar um poraquê segurando a cabeça do peixe com uma mão e a

cauda com a outra. O poraquê é um peixe elétrico, capaz de gerar, entre a cabeça e a cauda, uma diferença de potencial de até 1500 V. Para esta diferença de potencial, a resistência elétrica do corpo humano, medida entre as duas mãos, é de aproximadamente 1000 Ω. Em geral, 500 mA de corrente contínua, passando pelo tórax de uma pessoa, são suficientes para provocar fibrilação ventricular e morte por parada cardiorrespiratória. Usando os valores mencionados acima, calculamos que a corrente que passa pelo tórax do pescador, com relação à corrente suficiente para provocar fibrilação ventricular, é:

(A) um terço.                     (B) a metade.                      (C) igual.                      (D) o dobro.                     (E) o triplo.

 

03-(UFPA-PA-013)

Na Amazônia, devido ao seu enorme potencial hídrico, o transporte de grandes cargas é realizado por balsas que são empurradas por rebocadores potentes. Suponha que se quer transportar duas balsas carregadas, uma maior de massa M e outra menor de massa m (m<M), que devem ser empurradas juntas por um mesmo rebocador, e considere a figura abaixo que mostra duas configurações (A e B) possíveis para este transporte. Na configuração A, o rebocador exerce sobre a balsa uma força de intensidade FA, e a intensidade das forças exercidas mutuamente entre as balsas é fa. Analogamente, na configuração B o rebocador exerce sobre a balsa uma força de intensidade FB, e a intensidade das forças exercidas mutuamente entre as balsas é fb.

Considerando uma aceleração constante impressa pelo rebocador e desconsiderando quaisquer outras forças, é correto afirmar que

(A) FA=FB e fa=fb     (B) FA>FB e fa=fb     (C) FA<FB e fa>fb       (D) FA=FB e fa<fb     (E) FA=FB e fa>fb

 

04-(UFPA-PA-013)

A presença de vapor d’água num ambiente tem um papel preponderante na definição do clima local. Uma vez que uma

quantidade de água vira vapor, absorvendo uma grande quantidade de energia, quando esta água se condensa libera esta energia para o meio ambiente. Para se ter uma idéia desta quantidade de energia, considere que o calor liberado por 100g de água no processo de condensação seja usado para aquecer uma certa massa m de água líquida de 0ºC até 100ºC.

Com base nas informações apresentadas, calcula-se que a massa m, de água aquecida, é:

(A) 540 g                 (B) 300 g                          (C) 100 g                         (D) 80 g                          (E) 6,7 g

 

05-(UFPA-PA-013)

O escalpelamento é um grave acidente que ocorre nas pequenas embarcações que fazem transporte de ribeirinhos nos rios da Amazônia. O acidente ocorre quando fios de cabelos longos são presos ao eixo desprotegido do motor. As

vitimas são mulheres e crianças que acabam tendo o couro cabeludo arrancado. Um barco típico que trafega nos rios da Amazônia, conhecido como “rabeta”, possui um motor com um eixo de 80mm de diâmetro, e este motor, quando em operação, executa 3000rpm.

Considerando que, nesta situação de escalpeamento, há um fio ideal que não estica e não desliza preso ao eixo do motor e que o tempo médio da reação humana seja de 0,8s (necessário para um condutor desligar o motor), é correto afirmar que o comprimento deste fio que se enrola sobre o eixo do motor, neste intervalo de tempo, é de:

(A) 602,8 m             (B) 96,0 m                       (C) 30,0 m                        (D) 20,0 m                           (E) 10,0 m

 

 

Resoluções