Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma instituição brasileira de ensino superior situada na Zona da Mata de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora.

A qualidade da graduação da UFJF é reconhecida nacionalmente, tem sido atestada de forma indiscutível pelos processos de avaliação implementados pelo Ministério da Educação e Cultura nos últimos anos.

Para ingrssar no campus de Juiz de Fora, a UFJF conta com dois programas: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

 

UFJF – MÓDULO I DO PISM – TRIÊNIO 2012-2014 – PROVA DE FÍSICA

Na solução da prova, use quando necessário: g = 10 m/s2.

01-(UFJF-MG-013)

Em outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner se tornou o primeiro homem a romper a barreira do som ao saltar de uma cápsula, presa a um balão, a mais de 39 quilômetros acima da superfície da Terra.

Durante a queda, Baumgartner atingiu a incrível velocidade de 1.342,8km/h. Como nessa altitude o ar é muito rarefeito e as temperaturas são muito baixas, ele teve que usar um traje pressurizado.

A figura abaixo resume alguns pontos importantes desse feito. A figura não está em escala.

Suponha que, no momento do salto, o balão está parado em relação à superfície da Terra, e que a velocidade inicial do pára-quedista em relação ao balão seja nula. Após atingir a velocidade máxima em B, o pára-quedista entra numa região da atmosfera onde a resistência do ar não pode mais ser desprezada. No trecho BC, sua velocidade diminui devido à força de atrito com o ar. Suponha que entre os pontos B e C ele percorreu 2.558,6 metros em 15,7 segundos e a partir do ponto C entrou num regime de velocidade limite, ou seja, entre os pontos C e D a força de atrito passou a ser igual à força da gravidade. De acordo com tais condições, calcule:

a) Quanto tempo ele levou para atingir a velocidade recorde de 1.342,8km/h. (No primeiro trecho a resistência do ar é desprezível).

b) A distância percorrida pelo pára-quedista até atingir a velocidade recorde.

c) A velocidade média do pára-quedista entre os pontos C e D.

 

02-(UFJF-MG-013)

Newton, brincando com seu filho Einstein, constrói um pequeno canhão para lançar bolas. Para isso, ele utiliza um tubo de plástico com 40cm de comprimento, uma mola com comprimento de 20cm e uma bola de tênis com massa igual a 235g. A bola de tênis é colocada dentro do canhão e empurrada até que a mola se comprima à metade do comprimento inicial, conforme figura abaixo.

 Considere a massa da mola desprezível.

Quando disparado na vertical, a bola atinge a altura de 90cm acima da base do canhão. Considerando que o sistema não dissipa energia, calcule:

a) O valor da constante elástica da mola.

b) A velocidade com que a bola deixa o tubo em T.

 

 

UFJF – MÓDULO I DO PISM – TRIÊNIO 2012-2014 – PROVA OBJETIVA

Na solução da prova, use quando necessário: g = 10 m/s2.

 

03-(UFJF-MG-013)

A velocidade de um objeto em função do tempo é registrada em um gráfico.

Analisando o gráfico ao lado, determine o módulo da velocidade inicial vo, o módulo da aceleração a e a distância percorrida d entre os instantes t = 3 s e 5 s.

a) vo = 4m/s; a = 4m/s²; d = 4m.           b) vo = 4m/s; a = 0m/s²; d = 8m.                    c) vo = 0m/s; a = 4m/s²; d = 32m.

d) vo = 0m/s; a = 0m/s²; d = 8m.           e) vo = 4m/s; a = 4m/s²; d = 32m.

 

04-(UFJF-MG-013)

Uma bolinha rola sobre uma mesa e cai de sua borda. Qual das opções a seguir melhor representa a trajetória da bolinha em queda livre?

 

05-(UFJF-MG-03)

Uma bola de bilhar com 250g de massa recebe uma tacada que lhe imprime uma velocidade de 7,2km/h.

Supondo-se que a bola permanece em contato permanente com a mesa e sabendo-se que o módulo da força de

atrito sobre ela é de 0,5N, calcule quanto vale o coeficiente de atrito μ e qual a distância d percorrida pela bola até parar.

a) μ = 2,0 e d =10m       b) μ = 0,2 e d =20m      c) μ = 1,0 e d =15m      d) μ = 0,2 e d =1m      e) μ = 0,0 e d =1m

 

06-(UFJF-MG-013)

Em relação à conservação de momento linear, é CORRETO afirmar:

a) A conservação de momento linear é aplicada a sistemas isolados em que não há qualquer interação entre corpos.

b) O momento linear é uma grandeza escalar, onde apenas o módulo do produto da massa pela velocidade descreve a quantidade de movimento de um corpo.

c) O momento linear é definido pelo produto da massa pela velocidade de um corpo, e é uma grandeza vetorial, em que a direção e sentido são os mesmos da massa.

d) O momento linear é definido como o produto do módulo da massa pelo módulo da velocidade, sendo uma grandeza vetorial e possui o mesmo sentido e direção da velocidade.

e) O momento linear só se aplica a corpos lineares.

 

UFJF – MÓDULO II DO PISM  

07-(UFJF-MG-013)

A figura mostra um tubo em forma de U, aberto nas extremidades, contendo água e mercúrio em equilíbrio. Sendo h1 a

diferença de alturas dos níveis de água nos dois ramos, x a profundidade da coluna de água no ramo da direita, h2 diferença de alturas entre os níveis de mercúrio nos dois ramos do tubo e sabendo-se que a pressão atmosférica é patm, calcule:

a) A pressão na interface água-mercúrio no ramo esquerdo do tubo.

b) A altura h1 em função da altura h2, da densidade da água (ρa) e da densidade do mercúrio (ρm).

 

08-(UFJF-MG-013)

 

 

 

Os pneus dianteiros de um automóvel foram calibrados com 30 lb/pol² (21.104N/m²) e os pneus traseiros com 32 lb/pol²

(22.104N/m²). A área de contato dos pneus com o solo é cerca de 110 cm² em cada um deles. Sabe-se que a pressão indicada pelo calibrador é a diferença entre a pressão interna e a pressão atmosférica.

a) É possível estimar o peso de um automóvel conhecendo a pressão dos pneus e a área de contato dos mesmos com o solo? Justifique por quê.

b) Calcule o peso aproximado do automóvel do exemplo citado.

 

UFJF – MÓDULO II DO PISM  – PROVA OBJETIVA

 

09-(UFJF-MG-013)

Um feixe de luz, partindo inicialmente do vácuo, atravessa um bloco de vidro com espessura de 1,5cm e índice de refração√3 , fazendo um angulo de 60º com a normal à superfície do bloco, conforme mostrado na figura abaixo.

Considere a velocidade da luz no vácuo c = 3.108m/s. Calcule o tempo necessário para que a luz atravesse o bloco e marque a alternativa CORRETA.

a) 10-10s                  b) 1010s                       c) 10-12s                         d) 1012s                      e) 10-3s

 

10-(UFJF-MG-013)

Um bloco de metal preso a um fio, inicialmente suspenso sobre um recipiente contendo água, desce lentamente, com velocidade constante, até ficar completamente mergulhado.

Qual dos diagramas abaixo melhor representa a tensão T no fio em função do tempo t?

 

UFJF – MÓDULO III DO PISM  

11-(UFJF-MG-013)

Um estudante de física, com o intuito de testar algumas teorias sobre circuitos e indução eletromagnética, montou o circuito elétrico indicado na figura abaixo.

O circuito é composto de quatro resistores com resistências elétricas R = 5kΩ idênticas, uma chave S, uma fonte de fem ε = 150V e um fio muito longo. Próximo a esse fio se encontra uma bobina B no plano da página, ligada a um amperímetro A, capaz de medir a corrente induzida na bobina. Com base nessas informações, faça o que se pede:

a) Calcule a corrente no circuito antes da chave S ser fechada.

b) Calcule a corrente no circuito após a chave S ser fechada.

c) A corrente induzida na bobina imediatamente após a chave S ser fechada terá o mesmo sentido da corrente no circuito? Justifique sua resposta.

 

12-(UFJF-MG-013)

Em uma região do espaço existe um campo elétrico constante na direção x positiva, com intensidade de módulo Eo = 8,0V/cm. Nessa região do espaço, é colocada uma partícula com carga q1 = 10,0μC e massa m1 = 4,0μg. Essa partícula se encontra na posição x1 = y1 = 0, como mostra a figura abaixo.

Com base nas informações acima, calcule os itens abaixo.

a) Calcule a força elétrica e a aceleração na carga.

b) Calcule a diferença de potencial criada pelo campo elétrico Eo entre a origem e xb = 12,0cm.

 

UFJF – MÓDULO III DO PISM – PROVA OBJETIVA

13-(UFJF-MG-013)

Três partículas atravessam uma região de campo magnético uniforme e de direção perpendicular, penetrando no plano da página. As trajetórias das partículas localizam-se no plano da página e penetram na região de campo uniforme

perpendicularmente à direção do campo. Analisando as trajetórias registradas, podemos afirmar, em relação à carga das partículas:

a) A partícula 1 tem carga negativa, a partícula 2 e a partícula 3 têm carga positiva.

b) A partícula 1 tem carga negativa, a partícula 2 carga nula e a partícula 3 tem carga positiva.

c) A partícula 1 tem carga negativa, a partícula 2 carga positiva e a partícula 3 tem carga nula.

d) A partícula 1 tem carga nula, a partícula 2 carga positiva e a partícula 3 tem carga negativa.

e) A partícula 1 tem carga positiva, a partícula 2 carga nula e a partícula 3 tem carga negativa.

 

14-(UFJF-MG-013)

Uma bolinha de isopor e outra de metal com carga nula são penduradas em um suporte por fios isolantes, como mostra a figura abaixo.

Aproximando um bastão eletricamente carregado de carga positiva de cada uma delas, podemos afirmar que:

a) as duas bolinhas se afastam do bastão.                        b) as duas bolinhas se aproximam do bastão.

c) a bolinha de isopor se aproxima e a bolinha de metal se afasta do bastão.

d) a bolinha de isopor não se move e a bolinha de metal se afasta do bastão.

e) a bolinha de isopor aproxima-se do bastão e a bolinha de metal não se move.

 

 

Resoluções