Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição privada brasileira de ensino, pesquisa e extensão. Foi fundada em 1944, com apoio inicial da ONU, com o objetivo inicial de preparar o pessoal qualificado para a administração pública do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a FGV aparece em primeiro lugar no ranking das instituições que mais influenciam políticas públicas e a sociedade na América Latina e Caribe.

A Fundação Getúlio Vargas é formada por 4 unidades e 7 escolas, que funcionam como canais de produção acadêmica e literária, pesquisas aplicadas, consultorias e cursos de especialização.

As unidades e escolas da FGV são referência nas áreas de Administração, Direito, Economia, História, Ciências Sociais e Matemática Aplicada.

Unidades e escolas no Rio de Janeiro:

EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia

Direito Rio - Escola de Direito do Rio de Janeiro

EMAp – Escola de Matemática Aplicada

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

CPS - Centro de Políticas Sociais

 

 

 

 

01-(FGV-RJ-013)

Em uma piscina, uma pessoa de visão normal, sem óculos e com olhos abertos dentro da água, enxerga desfocada uma

 planta que está fora da água. Ao sair da piscina, enxerga nitidamente a mesma planta. A partir dessa observação, e sabendo que a córnea é responsável por grande parte da capacidade de focalização do olho humano, é correta a conclusão de que os índices de refração do ar, da água e da córnea, respectivamente nar, nag e nc, obedecem à relação:

A. nar < nc < nag         B. nar > nc > nag             C. nar ≈ nc < nag        -D. nar < nc ≈ nag            E. nar > nc ≈ nag

 

02-(FGV-RJ-013)

Um grupo de estudantes, em aula de laboratório de Física, mergulhou o resistor de um aquecedor elétrico, ligado a uma fonte de tensão de 120 V, em um recipiente, termicamente isolado, contendo água. Mediram a temperatura da água em função do tempo e verificaram que, em 2 minutos, a temperatura variou de 20°C a 80°C. A partir dos resultados obtidos, construíram o gráfico apresentado na figura abaixo, da quantidade de calor Q, em calorias, fornecida à água em função do instante t, a partir do mergulho do resistor na água, em minutos. Dados: 1cal=4J e cágua=1cal/goC

Os valores da resistência elétrica do aquecedor e da massa de água aquecida são, respectivamente, iguais a:

A. 72 Ω e 400 g           B. 18 Ω e 400 g         C. 72 Ω e 200 g            D. 18 Ω e 200 g               E. 750 m Ω e 16,7 g

 

03-(FGV-RJ-013)

Em um local onde o campo magnético da Terra é paralelo ao solo horizontal, uma agulha de costura magnetizada, de material ferromagnético, foi pendurada em um suporte por uma linha amarrada em seu centro. A figura abaixo, onde N

representa o pólo norte magnético da agulha vista de cima, ilustra a situação descrita.

A partir das informações e da figura acima, foram feitas as seguintes afirmações:

I. o sol nasce no mesmo lado que a posição A;

II. o sol nasce no mesmo lado que a posição C;

III. o norte magnético da Terra está no mesmo lado que a posição B;

IV. o norte magnético da Terra está no mesmo lado que a posição D;

V. o sul geográfico da Terra está no mesmo lado que a posição B.

Está correto apenas o que se afirma em

A. I e III.               B. I e IV.                    C. II e IV.                          D. I, III e V.                      E. II, III e V.

 

04-(FGV-RJ-013)

O carretel de um ioiô, de massa m, é solto a partir do repouso, com seu centro de massa na posição y = 0. Nessa posição, a energia potencial do sistema é nula. A figura ilustra a situação, sendo g a aceleração da gravidade local.

O fio do ioiô tem comprimento L, e sua massa pode ser desprezada. O carretel tem velocidade de translação de módulo v e velocidade angular ω, quando o seu centro de massa está na posição y = -L/3. Sendo E(y) a energia total do sistema, quando o centro de massa do carretel está na posição y, é correta a afirmação:

A. E(-L/3) = -mgL/3      B. E(-L/3) = mv2/2 + mgL/3 + mω2/2      C. E(-L/3) > E(-L/2)          D. E(-L/3) < E(-L/2)

E. E(-L/3) = 0

 

05-(FGV-RJ-013)

Quando duas resistências elétricas de valores  R1 e  R2 são dispostas em paralelo (figura abaixo), o valor da resistência equivalente às duas primeiras é dado por R=R1.R2/(R1 + R2)

A figura a seguir mostra duas semirretas AX e BY perpendiculares à reta r. Na primeira foi marcado o ponto A', de forma que AA’=R1 , e na segunda foi marcado o ponto B', de forma que BB’=R2. As retas A’B e  AB’ cortaram-se em P e foi traçado o segmento PP’ perpendicular a r.

Mostre que PP' é igual ao valor da resistência R.

 

 

Resoluções