Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição brasileira de ensino e pesquisa mantida pelo governo do estado de Goiás. A UEG tem sede na cidade de Anápolis, além de manter edifícios em várias cidades do estado.

A UEG oferece 36 cursos em 37 cidades, perfazendo um total de 128 cursos de graduação, sendo 19 cursos de tecnologia, 77 cursos de licenciatura e 32 cursos de bacharelado.

01-(UEG-GO-013)

 

No reino animal, existem seres que têm a capacidade de realizar diferentes tipos de vôos. O vôo pode ser dividido em

três grupos: o pára-quedismo, o planeio e o vôo propulsionado. Com relação aos tipos de vôo, considera-se o seguinte:

a) no animal planador, a facilidade do vôo depende da forma e da dimensão das asas, sendo o movimento no ar ascendente e sem realização de trabalho.

b) no pára-quedismo, a força de resistência do ar no animal equilibra-se com o seu peso, fazendo-o cair com velocidade constante.

c) nos vôos propulsionados, os animais exercem a movimentação de seus músculos para impulsionarem o deslocamento vertical.

d) o pára-quedismo e o planeio baseiam-se em princípios físicos iguais, pois as forças de resistência e peso são um par de ação e reação.

 

02-(UEG-GO-013)

 

Grande parte dos avanços que ocorreram na medicina nas últimas décadas foram relacionados à física. Algumas técnicas

muito utilizadas estão baseadas nos conceitos fundamentais dessa ciência. Sobre elas, destaca-se:

a) a radiografia é uma técnica que se baseia na emissão de raios gama, sendo bastante utilizada na ortopedia.

b) na cirurgia a laser, um feixe de luz ultravioleta invisível retira camadas de tecidos com precisão microscópica.

c) na tomografia, forma-se um modelo computadorizado completo de um órgão do corpo humano, em uma única dimensão.

d) nos aparelhos de ultrassom, uma fonte de ondas eletromagnéticas emite um pulso que é refletido na forma de imagem.

 

03-(UEG-GO-013)

A pressão atmosférica na superfície terrestre, que é de 1,033 kg/cm2, dobra a cada dez metros de profundidade de

mergulho na água. Sobre os riscos de traumas causados por acidentes subaquáticos, considera-se o seguinte:

a) a flexibilidade da caixa torácica humana permite a compressão dos pulmões em mergulhos profundos e a preservação dos líquidos no interior dos vasos sanguíneos alveolares.

b) ao controlar a pressão de ar na tuba auditiva durante a descida, o mergulhador corrige a deformação por abaulamento para fora, causada pelo aumento da pressão externa.

c) ao voltar para a superfície, o mergulhador deve exalar o ar para evitar a hiperdistensão e o rompimento alveolar por causa da redução gradual da pressão externa.

d) comparado com a estrutura dos peixes e de outros organismos marinhos, o ser humano possui estruturas anatômicas resistentes para mergulho em águas profundas.

 

04-(UEG-GO-013)

 

Alguns conceitos de física aparecem comumente no cotidiano e são equivocadamente interpretados. Com relação a esse fato, o conceito correto é o seguinte:

a) calor é energia térmica em trânsito, enquanto temperatura caracteriza a energia térmica de um sistema em equilíbrio.

b) energia é a medida de uma força atuando sobre um determinado corpo em movimento.

c) massa é a medida de inércia, enquanto peso é a intensidade da força gravitacional.

d) movimento e repouso são consequências da velocidade uniforme de um corpo material.

 

05-(UEG-GO-013)

Dentro de um cilindro com pistão móvel está confinado um gás monoatômico. Entre a parte superior, fixa, do cilindro e o pistão existe uma barra extremamente fina de metal, de comprimento lo, com coeficiente de dilatação linear α, ligada por

um fio condutor de calor a uma fonte térmica. A barra é aquecida por uma temperatura θ que provoca uma dilatação linear Δl, empurrando o pistão que comprime o gás. Como a área da base do cilindro é A e o sistema sofre uma transformação isobárica a uma pressão π, o trabalho realizado é igual a:

a) π θ αAlo                     b) πA θ 2α2lo2                         c) π2 θ αAlo                   d) (π θ αAlo)/2

 

06-(UEG-GO-013)

Para um atleta da modalidade “salto com vara” realizar um salto perfeito, ele precisa correr com a máxima velocidade e transformar toda sua energia cinética em energia potencial, para elevar o seu centro de massa à máxima altura possível.

Um excelente tempo para a corrida de velocidade nos 100 metros é de 10 s. Se o atleta, cujo centro de massa está a uma altura de um metro do chão, num local onde a aceleração da gravidade é de 10 m/s2, adquirir uma velocidade igual a de um recordista dos 100 metros, ele elevará seu centro de massa a uma altura de

a) 0,5 metros.                     b) 5,5 metros.                        c) 6,0 metros.                           d) 10,0 metros.

 

07-(UEG-GO-013)

O Sol emite uma grande quantidade de partículas radioativas a todo instante. O nosso planeta é bombardeado por elas, porém essas partículas não penetram em nossa atmosfera por causa do campo magnético terrestre que nos protege. Esse

fenômeno é visível nos pólos e chama-se aurora boreal ou austral. Quando se observa um planeta por meio de um telescópio, e o fenômeno da aurora boreal é visível nele, esta observação nos garante que o planeta observado

a) está fora do Sistema Solar.                     b) não possui atmosfera.                     c) possui campo magnético.

d) possuí uma extensa camada de ozônio.

 

 

Resoluções