Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

01-(ACAFE-SC-013)

Em uma dada situação, quatro pequenas esferas idênticas 1, 2, 3 e 4 são abandonadas juntas em uma determinada altura acima do solo. Por um processo qualquer elas se separam, simultaneamente, com velocidades ,

com o mesmo módulo constante v, da maneira mostrada na figura.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas a seguir.

Supondo que não há atrito com o ar e que as esferas ainda não chegaram ao solo depois de um tempo t, a posição relativa entre as esferas 1 e 3 é ______  e a posição relativa entre as esferas 2 e 4 é ________.

A) 4.v.t   -  2.v.t                - B) 2.v.t   -  2.v.t                     C) v.t ;  -  2.v.t                         D) v.t   -   v.t

 

02-(ACAFE-SC-013)

O dispositivo abaixo foi utilizado por uma pessoa para retirar a água de um poço. Consiste de um sistema que apresenta acoplamento de polias.

Considere que o motor está ligado a uma polia (A) de raio 5 cm e frequência de 10 hertz. A polia (A) está ligada, por meio de uma correia a um eixo (B), de raio 10 cm que pertence a um cilindro (C), de raio 30 cm. 

 Desprezando os atritos e considerando os dados acima, assinale a alternativa  correta que representa a distância, em metros, percorrida pelo balde, em 3 s de movimento do motor, que possui velocidade linear de módulo constante. 

Dado: (π = 3)

A) 15                               B) 27                                C) 17                                    D) 32

 

03-(ACAFE-SC-013)

Um candidato, passando por uma rodovia, observa algo, no mínimo, inusitado: uma placa de outdoor sustentada por dois de seus quatro pilares.

Para exercitar seus conhecimentos de física imaginou a placa de outdoor homogênea de massa  100 kg, como mostra a figura abaixo.

Despreze os atritos entre a placa e os pilares e entre a placa e os parafusos; desconsidere também a massa dos pilares.  Neste sentido, sabendo que a placa está em equilíbrio, assinale a alternativa correta que representa o vetor força aplicado pelos parafusos dos pilares (1) e (2) sobre a placa e seus módulos, respectivamente.(g=10m/s2).

A) ↓ − F1=50N ; ↓ − F2 =150N                  B) ↑ − F1 =150N ; ↓ − F2 =50N           ---C)↓ − F1=500N ; ↑ − F2 =1500N 

D) ↑ − F1=1500N ; ↑ − F2=500N

 

04-(ACAFE-SC-013)

No estudo da termodinâmica é apresentado um gráfico do comportamento de certa massa de gás (considerado ideal) que é levada isotermicamente do estado A para o estado B.

A pressão do gás, em atm, no estado B é:

A) 1,0                             B) 4,0                                   C) 2,5                                   D) 1,5

 

05-(ACAFE-SC-013)

A fibra ótica é muito utilizada nas telecomunicações para guiar feixes de luz por um determinado trajeto. A estrutura básica dessas fibras é constituída por cilindros concêntricos com índices de refração diferentes, para que ocorra o fenômeno da reflexão interna total. O centro da fibra é denominado de núcleo, e tem índice de refração n1 e a  região externa é denominada de casca, com índice de refração n2.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas a seguir.

Para ocorrer o fenômeno da reflexão interna total numa fibra ótica, o ângulo crítico de incidência da luz em relação à direção normal é _________ 90º, e n1 deve ser _________ n2.

A) menor do que - maior que      B) menor do que - menor que    C) igual a - menor que     D) igual a - maior que

 

06-(ACAFE-SC-013)

No Brasil, a tecnologia de 4ª geração (4G) usará uma determinada faixa de frequência para os telefones celulares (que na verdade podemos considerar como um rádio sofisticado). Logo, o sinal do mesmo é propagado por meio de ondas eletromagnéticas. A onda eletromagnética para essa tecnologia é representada no diagrama da figura abaixo, que está se propagando em um meio homogêneo e linear.

Considere a velocidade da luz no vácuo, c=3.108m/s.

Analisando essa onda, pode-se afirmar que:

l  A frequência de operação é de 2500MHz.

ll  Ao passar para outro meio homogêneo e linear, a frequência e a velocidade mudam, mas o comprimento de onda não.

lll Pode ser difratada ao passar por uma fenda de 12cm.

 Assinale a alternativa correta.

A) As afirmações I e III estão corretas.                             B)Todas as afirmações estão corretas.

C)As afirmações II e III estão corretas.                             D)Apenas a afirmação III está correta.

 

07-(ACAFE-SC-013)

Em regiões afastadas, as torres de telefonia celular podem ser abastecidas com energia fotovoltaica. Esse modo de

geração de energia está baseado no efeito fotoelétrico.

 Em relação a esse efeito, analise as afirmações a seguir.

l  A emissão de elétrons por uma superfície metálica atingida por uma onda eletromagnética caracteriza o efeito fotoelétrico.

ll  A emissão de fotoelétrons em uma superfície metálica fotossensível ocorre quando a frequência de luz incidente nessa superfície  apresenta um valor mínimo, que depende do material.

lll O efeito fotoelétrico só ocorre com a utilização de uma onda eletromagnética na faixa de frequência da luz visível.

lV A explicação do efeito fotoelétrico está baseada em um modelo corpuscular da luz.

Todas as afirmações corretas estão em:

A) III  -  IV                        B) I  -  II  -  III                          C)II  -  III  -  IV                             --D)I  -  II  -  IV

 

 

Resoluções