Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é uma universidade localizada no estado brasileiro de Goiás, com sede no município de Goiânia e um campus na cidade de Ipameri. É uma universidade católica e comunitária, pluridisciplinar, para formação de quadros profissionais de nível superior.

A PUC Goiás dispõe de cursos diversificados e oferece 50 cursos de graduação, 153 cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados), 250 pesquisas em andamento e 458 laboratórios.

O Guia do Estudante apontou a PUC Goiás como a melhor universidade particular do Centro-Oeste e a 10ª melhor universidade particular do Brasil.

01-(PUC-GO-013)

Considerando-se que a matéria é constituída por cargas  elementares, analise a situação a seguir:

Uma carga elétrica é submetida a um campo elétrico uniforme e sobe com aceleração constante de 1,0 m/s2.

Admitindo-se 2,0µC e 1,0g de massa para essa carga, em um local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 , calcule a intensidade do campo elétrico. Em seguida, marque a alternativa com a resposta correta:

A  (    )  4500 N/C         B  (    )  5000 N/C                 C  (    )  5500 N/C                      D  (    )  6000 N/C

 

02-(PUC-GO-013)

“Hoje tem espetáculo! Espetáculo de arte e luxo. Venham, mesmo que chova, e tragam a família”. Atualmente um

espetáculo de arte e luxo é, em muitas situações, dependente do eletromagnetismo, para fins sonoros, luminosos e outros.

A respeito da eletricidade e também do magnetismo, analise os itens seguintes:

I  -  Em um campo elétrico constante, a força magnética sobre uma partícula carregada, em movimento,  altera

o módulo da velocidade e a direção dessa partícula.

II - A indução mútua de campos elétricos e magnéticos pode produzir luz.

III - Em comparação com a corrente do filamento incandescente de uma lâmpada comum, a corrente no fio de ligação é menor.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa correta:

A  (    )  Apenas o item I é verdadeiro.                                 B  (    )  Apenas o item II é verdadeiro.

C  (    )  Apenas os itens II e III são verdadeiros.                 D  (    )  Os itens I, II e III são verdadeiros.

 

03-(PUC-GO-013)

“Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor”.

Para saciar seu apetite, um garoto deseja lançar uma pedra de 20g para derrubar uma manga já madura. Para tanto ele

utiliza um estilingue composto por duas borrachas de constante elástica igual a 12,5N/m. Se a velocidade for de 10√2 m/s e o ângulo de lançamento de 45o em relação à horizontal, calcule o alongamento que ele deve impor aos elásticos, em relação à posição indeformada do estilingue, e a Energia Potencial Gravitacional no ponto mais alto da trajetória, considerando-se g = 10m/s2.

Em seguida, assinale a alternativa com o resultado correto: dado: cos 45o=√2/2.

A ( ) 0,4m e 1,0J          B ( ) 0,4m e 2,0J            C ( ) 0,4√2m e 1,0J                  (D) 0,4√2m e 2,0J

 

04-(PUC-GO-013)

Nos versos “A hirta cena de uma difícil fórmula/ ganhadora na velocidade da grafia/ Sem estuprar o tempo/ invento mandingas com a caneta/ de fazer inveja a qualquer Ferrari/ faço curvas com as letras/ manobro perigosas idéias sem capacete”, aparecem as palavras velocidade e tempo. Acrescentando a estas os conceitos de aceleração e de peso de um corpo, analise as afirmativas abaixo:

I- Quando uma bola em repouso está pendurada por uma corda vertical, a tensão na corda é mg. Se a bola é colocada a se mover formando um círculo na horizontal de tal forma que a corda descreve um cone, a tensão na corda é superior a mg.

II- Se um bloco desce um plano inclinado, sem atrito, nele a força normal (a força perpendicular ao plano) é inferior a mg.

III- Duas pedras, uma de massa maior que a outra, em queda livre (resistência do ar nula), têm a mesma aceleração. A razão pela qual a pedra de maior massa não apresenta uma maior aceleração é a de que a proporção da força pela massa é a mesma.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contenha apenas proposição(ões) correta(s):

A ( ) I                            B ( ) I e II                           C ( ) I, II e III                        D ( ) III

 

05-(PUC-GO-013)

A Groenlândia nunca Derreteu Tanto

Texto: No verão da Groenlândia, é normal que suas camadas de gelo se derretam. Em julho de 2012, no entanto, em

apenas quatro dias (de 9 a 12) a superfície gelada sofreu um derretimento nunca observado: a área descongelada passou de 40% para 97%. Apesar de os cientistas definirem o fenômeno como “extremo”, eles explicam que não há motivos para alarde: experimentos apontaram que, nos últimos dez milênios, houve um vasto derretimento a cada 150 anos.

As informações são da Nasa.

(PRADO, Antônio Carlos; DAUDÉN, Laura. A Groenlândia nunca derreteu tanto. Istoé, São paulo, n. 2.229,

p. 28, 27 jul. 2012.)

Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

    I  -  Gases de “efeito estufa” contribuem para o aquecimento global por absorver radiação mais infravermelha que visível.

  II  -  A principal fonte de energia da Terra é a radiação.

III  -  A Superfície do Planeta Terra perde energia para o espaço exterior devido, principalmente, à convecção.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa correta:

A  (    )  Apenas I e II são verdadeiros.                           B  (    )  Apenas I e III são verdadeiros.

C  (    )  Apenas II e III são verdadeiros.                           D  (    )  I, II e III são verdadeiros.    

 

06-(PUC-GO-013)

Azar do Urso-Polar (mas não só)

O Ártico, um dos mais selvagens e pouco explorados pontos do planeta, nunca esteve tão exposto. Vítima de um aquecimento duas vezes mais rápido que no resto do planeta, o gelo que cobre sua superfície está derretendo a uma

velocidade surpreendente até mesmo para os cientistas mais pessimistas. Se a tendência atual continuar, em meados de setembro o Ártico terá a menor área de cobertura de gelo de sua história. Segundo o monitoramento da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, havia 2,9 milhões de quilômetros quadrados de gelo no dia 16 de agosto [de 2012], 3,2 milhões de quilômetros quadrados a menos que em 1979. O recuo do gelo abrirá o acesso a riquezas, como minerais preciosos, gás e petróleo, além de abrir novas rotas comerciais de navegação. Mas também terá conseqüências desastrosas – superiores às benesses. O nível dos oceanos aumentará. As espécies da biodiversidade local que não morrerem terão de se readaptar. O clima da Terra será alterado. Está longe de ser um problema apenas para o urso-polar.

(RIBEIRO, Aline. Azar do urso-polar (mas não só). Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/

Diagrama/noticia/2012/08/azar-do-urso-polar-mas-nao-só.html. Acesso em: 05 set. 2012.)

Com base nas informações acima, calcule o percentual de diminuição da superfície do Ártico e assinale a

resposta correta:

A  (    )  47,54%             B   (    )  57,54%                 C  (    )  37,54%                     D  (    )  43%

 

 

Resoluções