Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de ensino médio, ensino técnico, graduação, pós-graduação stricto sensu elato sensu, contemplando também, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

Os campi I, II e VI localizam-se na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. Os outroscampi (ou Unidades de Ensino Descentralizadas - UNEDs) localizam-se no interior do estado de Minas Gerais, nas cidades de Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha,Timóteo, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.

Apóia também dois centros de ensino técnico (CET), que são mantidos pelas prefeituras de Itabirito e Contagem.

01-(IFNMG-MG-013)

Víctor e Rafael, estudantes de Física, conversam sobre a tirinha seguinte:

Sendo M a massa da Terra e R o seu raio, e supondo que o Garfield, cujo peso na Terra vale Po, tenha viajado para a superfície de um planeta Z, cuja massa é 3M e cujo raio é 2R, os estudantes afirmaram:

Rafael – “O peso do Garfield, no planeta Z, vale 1,5 Po.”

*Víctor – “Na Lua, o peso do Garfield teria valor menor que Po.”

Dentre as alternativas seguintes, assinale aquela que julga, acertadamente, as afirmações de Víctor e Rafael.

A) Somente a afirmação de Rafael é correta.                        B) As afirmações de Víctor e Rafael são corretas.

C) As afirmações de Víctor e Rafael são incorretas.             D) Somente a afirmação de Víctor é correta.

 

02-(IFNMG-MG-013)

Suponha que Massa, Vettel, Alonso e Hamilton (seguidos por um retardatário) estão para completar a última volta de uma corrida de Fórmula 1, como ilustra a figura abaixo. Faltando apenas uma curva, plana e horizontal, para o final da

prova, observa-se a seguinte formação: na liderança, vem Massa, a 200 km/h; logo atrás, aparece Vettel, a 220 km/h; na terceira colocação, vem Alonso, a 178 km/h, seguido por Hamilton, a 175 km/h.

   

A curva depois da qual os vencedores recebem a bandeirada final é circular e seu raio vale 625 m.

Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático, entre os já deteriorados pneus dos carros e a pista, é igual a 0,40, e que

g = 10 m/s2, assinale, dentre as seguintes, a alternativa que apresenta o resultado mais

provável dessa corrida.

A) Alonso venceu a corrida, ficando Hamilton em segundo lugar; Massa e Vettel derraparam na curva.

B) Vettel venceu a corrida, ficando Massa em segundo lugar, Alonso em terceiro e Hamilton em quarto.

C) Massa venceu a corrida, ficando Alonso em segundo lugar e Hamilton em terceiro; Vettel derrapou na curva.

D) Hamilton venceu a corrida; Massa, Vettel e Alonso derraparam na curva.

 

03-(IFNMG-MG-013)

Observe a Rosa dos Ventos a seguir:

Os pontos 6 e 3 representam, RESPECTIVAMENTE:

A) Nordeste e Sudoeste.        B) Sudoeste e Leste.           C) Leste e Sudeste.           D) Leste e Sudoeste.

 

04-(IFNMG-MG-013)

Em uma prova de Física, o professor apresentou aos alunos a Figura I. Nessa figura, que esquematiza um experimento de óptica, tem-se: uma lente oca e transparente, preenchida com ar, mergulhada em um aquário cheio de água; uma lâmpada especial, fixada em uma das paredes laterais do aquário e um estreito feixe luminoso, emitido pela lâmpada, o qual incide

perpendicularmente à face plana da lente. Na questão proposta, o professor solicita que os alunos desenhem a  trajetória do feixe luminoso, após atravessar a lente.

Eduardo e Mônica, ao responderem essa questão, fizeram os desenhos apresentados nas Figuras II e III, respectivamente.

Assinale, dentre as seguintes, a alternativa que julga, corretamente, os desenhos de Eduardo e Mônica.

A) Somente a situação descrita no desenho de Mônica é fisicamente possível.

B) As situações descritas nos dois desenhos são fisicamente possíveis.

C) Somente a situação descrita no desenho de Eduardo é fisicamente possível.

D) As situações descritas nos dois desenhos são fisicamente impossíveis.

 

05-(IFNMG-MG-013)

No laboratório de Física, em uma aula prática sobre circuitos elétricos, Paulo e Roberto efetuaram a montagem esquematizada na figura seguinte:

Essa montagem é composta por quatro resistores iguais, cada qual de valor R, uma fonte de tensão F, um medidor de corrente (A), um medidor de tensão (V), ambos ideais e fios de ligação. O medidor de corrente indica 8,0 A e o de tensão, 2,0 V. Utilizando-se desses dados, Paulo e Roberto efetuaram alguns cálculos e, em seguida, apresentaram os valores seguintes:

* Paulo – “O valor da resistência elétrica R é 4,0 Ω”;

* Roberto – “O valor da potência total dissipada no circuito é 48 W.”

Dentre as seguintes, assinale a alternativa que julga, acertadamente, os cálculos de Paulo e Roberto.

A) Somente o valor apresentado por Paulo é correto.

B) Os valores apresentados por Paulo e Roberto são corretos.

C) Os valores apresentados por Paulo e Roberto são incorretos.

D) Somente o valor apresentado por Roberto é correto.

 

06-(IFNMG-MG-013)

O professor de Ciências de Ana e Flávia afirmou que a figura seguinte, encontrada por ele no caderno de esportes de um jornal, apresenta um erro físico.

Quanto ao referido erro, as meninas argumentaram:

 Ana – “A velocidade máxima da bola ocorre no instante em que ela é chutada e, por causa do atrito com o ar, deveria diminuir logo depois.”

 Flávia – “A energia cinética adquirida pela bola, logo após ser chutada, converte-se em energia potencial gravitacional e, por isso, a sua velocidade deveria diminuir enquanto se move rumo ao gol.”

Dentre as alternativas seguintes, assinale aquela que julga acertadamente os argumentos de Ana e Flávia.

A) Apenas o argumento de Flávia está correto.                          B) Apenas o argumento de Ana está correto.

C) Os argumentos de Ana e Flávia estão corretos.                     D) Os argumentos de Ana e Flávia estão incorretos.

 

07-(IFNMG-MG-013)

De acordo com as transformações de fases representadas pela água na figura 1, assinale a alternativa que NÃO é coerente com essas transformações.

Figura 1: Esquema de transformação de fases para a água.

A) Quando se tem a formação de uma substância no estado sólido, a atração em suas moléculas é mais intensa do que a vibração, promovendo uma maior organização nesse estado.

B) Quando há um aumento na temperatura das moléculas no estado sólido, aumenta-se a vibração molecular, enquanto a força de atração permanece a mesma, até o momento em que a força vibracional se torna mais intensa do que a força de atração intermolecular, ocorrendo, assim, a fusão.

C) Quando a água está no estado líquido e passa para o estado gasoso, há um aumento da temperatura e consequentemente, um aumento da força de vibração molecular.

D) Quando ocorre a liquefação de um gás, há uma diminuição da intensidade das forças de atração, fazendo com que as forças das vibrações moleculares sejam mais intensas, prevalecendo a vibração à atração.

 

08-(IFNMG-MG-013)

Não é o ângulo reto que me atrai.

Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.

O que me atrai é a curva livre e sensual.

A curva que encontramos nas montanhas do meu país,

na mulher preferida, nas nuvens do céu e nas ondas do mar.

De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein.

(Oscar Niemeyer).

O “universo curvo de Einstein”, como a ele, poeticamente, refere-se Niemeyer, é o construto teórico que

fundamenta as concepções cosmológicas contemporâneas mais aceitas. Assinale, dentre as seguintes, a

alternativa que apresenta uma previsão fisicamente inconsistente com tais concepções.

A) Corpos celestes de grande massa desviam a luz que passa em suas proximidades e, desse modo, podem atuar como “lentes gravitacionais”.

B) A análise do espectro emitido por galáxias distantes indica que elas estão se afastando da nossa e que a velocidade relativa de afastamento é inversamente proporcional à distância que as separa.

C) As velocidades de rotação das estrelas em torno de galáxias sugerem que grande parte da matéria do Universo não interage com a luz, sendo, por isso, chamada “matéria escura”.

D) A competição entre as forças geradas pela emissão de radiação e pela atração gravitacional determina

os estágios futuros da vida de uma estrela.

 

09-(IFNMG-MG-013)

Paula e Bruna, futuras engenheiras, idealizaram o experimento ilustrado na figura abaixo.

Trata-se de um espectrômetro de massas rudimentar, no qual uma bolinha de massa igual a 4,0 gramas, eletrizada com carga q = - 16 mC, move-se em linha reta, em um plano horizontal, com velocidade constante e igual a 1,0 m/s. Ao passar pelo ponto A, a bolinha penetra numa região onde existe um campo magnético uniforme e vertical, de intensidade 0,25 T e sentido para cima, região esta que se estende até a parede vertical. Por ação do campo magnético, a bolinha atingirá um ponto C (não indicado na figura), o qual pertence à interseção do plano horizontal com a parede vertical. Antes de realizarem o experimento, Paula e Bruna escreveram, em seus diários de pesquisa, as previsões seguintes:

Paula – “A bolinha colidirá com a parede vertical em um ponto C situado à esquerda de B.”

Bruna – “Desprezados os atritos e a influência do ar, o ponto C estará situado a 0,40 m do ponto B.”

Dentre as alternativas seguintes, assinale aquela que julga, acertadamente, as previsões de Paula e Bruna.

A) As previsões de Paula e Bruna estão corretas.                     B) As previsões de Paula e Bruna estão incorretas.

C) Somente a previsão de Paula está correta.                            D) Somente a previsão de Bruna está correta.

 

10-(IFNMG-MG-013)

A figura ao lado representa os níveis de energia de um elétron em um certo átomo e, também, quatro possíveis transições entre tais níveis, as quais são identificadas como I, II, III e IV.

Dentre as alternativas seguintes, assinale aquela que apresenta, corretamente, a transição responsável pela emissão de um fóton com o menor comprimento de onda possível.

A) I                               B) II                                 C) III                                 D) IV

 

 

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