Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma institução que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria está

Unidades

Reitoria Belo Horizonte

Campus 1 - Campus Bambuí -  Campus Betim (implantação) - Campus Congonhas - Campus Formiga - Campus Governador Valadares - Campus Ouro Branco - Campus Ouro Preto - EaD Pólo Alfenas - EaD Pólo Betim - EaD Pólo Cachoeira doCampo - EaD Pólo Cataguases - Campus Ribeirão das Neves (previsto) - Campus Sabará (previsto) - Campus São João Evangelista  ---  Unidades Conveniadas – Arcos – Bom Despacho – João Monlevade – Pompéu – Piumbi – Oliveira.

 

01-(IFMG-MG-013)

A figura abaixo foi retirada do site Brasil Escola. Ela representa um circuito elétrico simples fechado, ou seja, há uma

corrente elétrica passando no fio e fazendo a lâmpada acender. Considerando o interior do fio e o seu entorno, é correto afirmar que:

A) há campo elétrico, mas não há campo magnético.                  B) há campo elétrico e há campo magnético.

C) não há campo elétrico, mas há campo magnético.                  D) não há nem campo elétrico nem campo magnético.

 

02-(IFMG-MG-013)

Uma balança de pratos, como a da figura, funciona por comparação, ou seja, coloca-se um peso conhecido de um lado e um desconhecido do outro. Se a balança permanecer equilibrada

na horizontal, os pesos são iguais. Essa conclusão só pode ser considerada correta caso os braços de cada lado da balança sejam _________, porque ____________.

As lacunas são corretamente preenchidas pelos termos, respectivamente:

A) iguais; teríamos um equilíbrio do momento angular.

B) iguais; teríamos um equilíbrio do momento linear.

C) diferentes; teríamos um equilíbrio do momento angular.

D) diferentes; teríamos um equilíbrio do momento linear.

 

03-(IFMG-MG-013)

A seguir são apresentados dois climogramas de duas cidades diferentes, Varsóvia e Brest. A latitude de ambas é aproximadamente a mesma e, portanto, este não pode ser considerado um forte fator de influência na amplitude térmica das duas cidades. Observe bem os dois gráficos, no qual a linha preta representa a temperatura ao longo do ano.

Observando o gráfico, percebe-se que Brest apresenta uma amplitude térmica muito menor do que Varsóvia. Sabe-se, também, que Varsóvia é uma cidade localizada no interior do continente e que Brest é uma cidade litorânea. O fato de

Brest ser litorânea significa que, no seu entorno, há grande quantidade de água. Muita água ajuda a manter a temperatura mais estável, pois a água apresenta:

A) baixa energia inteira.   B) alta condutividade térmica.  C) alto calor específico.   D) baixo coeficiente de dilatação.

 

 04-(IFMG-MG-013)

Leia os trechos a seguir que foram retirados de um manual de utilização de um aparelho celular.

Um risco oferecido pelo uso de aparelhos celulares está associado a possíveis interferências.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a interferência causada por aparelhos celulares e o risco propiciado por ela.

A) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas eletromagnéticas, na mesma faixa de frequência de utilização de outros aparelhos eletrônicos.

B) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas sonoras, possibilitando a interferência na comunicação de outras pessoas.

C) A transmissão de dados entre o aparelho celular e a antena receptora é feita por ondas de radiação térmica, propiciando interferências que podem causar incêndios ou explosões.

D) O aparelho celular oferece risco de interferência mesmo sem transmitir dados, pois basta estar ligado para que ele irradie ondas sonoras suficientes para interferir em aparelhos ao seu redor.

 

05-(IFMG-MG-013)

Atualmente há pesquisas que tentam aproveitar formas de energia que antes eram desperdiçadas. Uma dessas pesquisas é

a utilização de KERS. Abaixo há uma definição retirada da Wikipédia sobre o que é o KERS.

Sobre o KERS é correto afirmar que:

A) a potência extra é resultado da criação de uma energia extra.

B) a energia seria desperdiçada na forma de calor pelas forças de atrito.

C) o capacitor armazena a energia na forma de energia cinética.

D) o KERS também recolhe energia quando a velocidade do carro é constante.

 

06-(IFMG-MG-013)

Observe o mapa dos radares brasileiros apresentado numa reportagem da revista Veja de 18

de julho de 2007.

Sabe-se que radares emitem ondas que se propagam até o objeto a ser detectado e então eles são capazes de “perceber” a

presença de algo em sua área de cobertura.

O fenômeno físico que permite ao radar “perceber” a existência de um objeto qualquer em sua área de cobertura é a:

A) refração.                      B) ressonância.                         C) difração.                         D) reflexão.

 

07-(IFMG-MG-013)

Abandono da energia nuclear obriga Alemanha a queimar mais carvão

No início de 2011, a Alemanha decidiu desativar os seus 17 reatores nucleares em um prazo de 11 anos. Eles são

responsáveis por 23% da produção de eletricidade do país. A medida decorreu dos temores gerados pelo acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011. Para compensar a perda, o país vai se apoiar mais no carvão mineral, que possui custos mais baixos que o gás natural importado da Rússia. “A política alemã criou um incentivo para substituir a energia nuclear pela oriunda do carvão, o combustível mais poluente e que é responsável por muito do aumento das emissões de gases com efeito de estufa desde 1990”, disse um pesquisador na área de energia da Universidade de Oxford. O aumento do consumo do carvão é uma tendência mundial: entre 2010 e 2011, o uso do combustível como fonte de energia aumentou de 5,4% para os 30%.

(Disponível em: http://goo.gl/y3BW2. Acesso em: 06/09/2012. Adaptado.)

O uso do carvão mineral para produção de eletricidade tem aumentado no mundo em função

A) da baixa confiabilidade e produtividade das demais fontes, além do seu maior nível de poluição.

B) da diminuição na emissão de gases de estufa no mundo, que compensa os impactos do carvão.

C) do temor de novos acidentes com as usinas nucleares, além do custo comparativamente baixo.

D) do processo de queima desenvolvido na Alemanha, que transforma o carvão em energia limpa.

 

Resoluções