Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- Observe na figura abaixo que sen30o=cateto oposto/hipotenusa  ---  0,5=h/6  ---  h=3m. 

R- E.

02- Supondo que a bicicleta mantenha velocidade escalar constante V, cada ponto da periferia das rodas da frente e de trás, possuem a mesma velocidade que a da bicicleta, ou seja, V1=V2  ---  V1=2πf1R1 e V2=2πf2R2 onde R1=30cfm, R2=40cm e a frequência da roda menor é f1=136voltas  ---  V1=V2  ---  2πf1R1=2πf2R2  ---  136.30=f2.40  ---  f2=102 voltas  ---  R- A.

03- I. Correta  ---  à 25oC o material C está a uma temperatura superior à de fusão (-40oC) e inferior à de ebulição (115oC)  ---

à 25oC o material D está a uma temperatura superior à de fusão (0oC) e inferior à de ebulição (100oC).

II. Falsa  ---  apenas a massa é propriedade específica de cada material  ---  observe que, para o mesmo volume, as massas de cada material são diferentes.

III. Correta  ---  os materiais mais densos afundam  ---  dB=174/100=1,74g/cm3 e dD=100/100=1g/cm3  ---  dB > dD.

IV. Falsa  ---  os materiais mais densos afundam  ---  dA=115/100=1,15g/cm3 e dD=100/100=1g/cm3  ---  dA > dD.

V. Correta  ---  dC=74/100=0,74g/cm3=0,74g/mL.

R- A.

04- Leia atentamente as informações a seguir: Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias, como por exemplo, a combustão que transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas  ---  fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química, ou seja, é todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias  ---  o fenômeno químico altera a natureza da matéria e o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria  ---  R- B. 

05- Calor é energia que é transferida do corpo de maior temperatura (água a 20oC) para o de menor temperatura (gelo a 0oC, supondo a pressão normal)  ---  essa energia é transferida até que gelo e água tenham a mesma temperatura que é de 0oC, supondo a massa de gelo bem maior que a massa de água  ---  R- C.

06- Efeito Joule -  num condutor metálico, os elétrons livres da corrente elétrica, durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor, transferindo a eles  parte de sua energia cinética

 e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior. Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor)  ---  esse fenômeno é denominado efeito Joule  ---  é o que ocorre com a resistência elétrica de um chuveiro, que quando percorrido por corrente elétrica libera calor, por efeito Joule, e esse calor é transferido à água, aquecendo-a  ---  R- E

07- Leia as informações a seguir:A força de atrito (Fat) é uma força tangencial à trajetória e tem sempre sentido contrário ao movimento ou à sua

tendência e que surge devido à rugosidade (reentrâncias e saliências muitas vezes microscópicas) que surgem entre as superfícies que estão em contato  ---  muitas vezes a força de atrito ajuda no deslocamento, como por exemplo:

É graças à força de atrito que andamos. O pé, em contato com o solo empurra-o para trás () e o solo reage sobre o pé

e consequentemente sobre nós () empurrando-nos para a frente. Se o solo estiver muito liso ou com óleo ou estivermos sobre uma pista de gelo, o atrito fica desprezível,  não surgem forças, escorregamos e caímos.

A força de atrito também pode servir como força motora no deslocamento de um veículo. Observe a figura. Se você

quiser acelerar o carro para a esquerda, o motor do mesmo deve fazer o eixo e consequentemente a roda girar no sentido anti-horário.

O pneu empurra o solo para trás () e o solo reage sobre o pneu e consequentemente sobre o carro (), movendo-o para a esquerda.

R- B  ---  parte da energia recebida pelos maquinários é transformada, devido ao atrito, em calor. 

08- Sempre que a fiação elétrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia até que alguém possa 

resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusíveis, mas que ficam inutilizados após interromperem o circuito), a eletricidade doméstica seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento  ---  R- D.

09- Garrafa térmica – Há aproximadamente um século, foi inventada por James Dewar e foi construída de maneira que evite a transmissão de calor pelos três processos (condução, convecção e irradiação).

A condução térmica é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas e pela tampa de material isolante. A irradiação é evitada pelas paredes espelhadas que refletem as radiações tanto interna como externamente. A convecção é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas.

 R- C.

10- Prisma óptico – Conjunto formado por três meios homogêneos e transparentes ou por dois dióptros planos, em que as superfícies planas não são paralelas (faces do prisma) que se interceptam em retas que são as arestas.

      

Prismas dispersivos – decompõem (dispersam) a luz policromática branca em suas infinitas componentes

monocromáticas (cores) que compõem o espectro luminoso.

R- E.

11- - A tamisação ou peneiração, é um processo de separação de mistura sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes.A peneiração é feito com uma peneira, também chamada de tamises peneiras muito finas utilizadas em  

laboratório. Este processo é muito usado na fabricação de medicamentos manipulados, na separação da farinha grossa da farinha fina, etc. a dona de casa está fazendo uma peneiração ou tamisação.

- Levigação é um processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos de densidades diferentes  ---  utiliza-se corrente d’água para separá-los  ---  os mais densos se depositam e os menos densos são arrastados  ---  exemplo:

separação de pepitas de ouro da areia e do cascalho nos garimpos. 

- Filtração: método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e sólido-gasoso  --- A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro  ---  para um material poder ser utilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno  ---  exemplos: filtração de café e a utilização de aspirador de pó (O ar e a poeira são aspirados, passam pelo  

filtro, que é chamado saco de poeira, as partículas sólidas da poeira ficam retidas no filtro e o ar sai).

-  Decantação: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a

mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior.

- Evaporação: utilizada numa mistura de líquido e sólido, na qual se deixa o líquido evaporar  ---  exemplos: utilizado

nas salinas brasileiras para retirar o sal da água do mar, para secagem de roupas no varal, etc.

R- C.