Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÔES

01- I. Correta  ---   Quando a luz interage com a matéria através de absorção, emissão, choques, etc., ela se comporta como partícula (modelo corpuscular), mas para os fenômenos referentes à sua propagação, reflexão, refração, interferência, etc., ela se comporta como onda.

II. Correta  ---  A figura abaixo mostra o gráfico da energia cinética do elétron extraído em função da frequência da radiação (fóton, cor) incidente, para uma mesma placa metálica (célula fotoelétrica).

Fo é a freqüência mínima (frequência de corte) necessária para produzir o efeito fotoelétrico. Se f=fo o elétron é liberado, mas sua energia cinética é nula. Para freqüências inferiores a fo o fenômeno não ocorre. Porém, para valores superiores a fo, o número de elétrons arrancados é diretamente proporcional à intensidade da radiação eletromagnética incidente, ou seja, aumentando a intensidade da radiação (freqüência, cor) incidente no metal, aumenta-se o nível energético dos fótons incidentes, aumentando assim número de elétrons arrancados.

III. Falsa  ---  A emissão e a energia  dos elétrons arrancados dependem da freqüência e não da intensidade da radiação eletromagnética incidente.

R- D

02- R- A  ---  Trata-se de um espelho esférico convexo, com as seguintes características e, com os raios de luz traçados:

   

Para qualquer posição do objeto, a imagem terá sempre:

Natureza – virtual (obtida no prolongamento dos raios luminosos).

Localização – atrás do espelho e entre V e F e observe que à medida que o objeto se aproxima do espelho, a imagem também se aproxima e aumenta de tamanho, mas está sempre entre V e F..

Tamanho – menor que o do objeto

Orientação – direita em relação ao objeto

Utilidades: Os espelhos convexos são empregados como retrovisores em veículos, cabines de segurança, elevadores, etc. Sua vantagem sobre o espelho plano, nesse particular, é ter maior campo visual. Têm, entretanto, o inconveniente de não darem noção da distância.

03- P=1100W  --  ∆t=1h 40min=3600 + 2400  ---  ∆t=6000s  ---  P=W/∆t  ---  1100=W/6000  ---  W=66.105=6,6.106J  ---  R- D.

04- I. Correta  ---  por exemplo,  a luz é uma onda eletromagnética (não precisa de meio material para se propagar) transversal (direção de propagação é perpendicular à direção de oscilação).

II. Correta  ---  variações no campo magnético produzem campos elétricos variáveis que, por sua vez, produzem campos magnéticos também variáveis e assim por diante, permitindo que energia e informações sejam transmitidas a grandes distâncias através das ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo com velocidade constante de 3,0.108m/s,, inclusive a luz

III. Correta  ---  Onda não transporta matéria, apenas energia.

R- E

05- R- E  ---  funciona baseado em interações eletro-magnéticas que geram correntes elétricas induzidas (Faraday-Neumann-Lenz).

06- I. Falsa  ---  o Primeiro Princípio da Termodinâmica (Princípio da Conservação da Energia) afirma que: “A energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada”

Suponha que um sistema isolado receba 300J de calor. Se, por exemplo, 50J dessa energia forem absorvidos pelo sistema, então a parte restante, 250J, será fornecida ao ambiente sob a forma de trabalho.

Então, Q= W + ΔU ou,

A expressão acima é a representação matemática do primeiro princípio da termodinâmica.

II. Correta  ---  transformações reversíveis são aquelas que se realizam em ambos os sentidos, podendo voltar ao estado inicial  ---  Carnot idealizou, em 1824, um ciclo que proporcionaria rendimento máximo a uma máquina térmica  ---  esse ciclo consta de quatro transformações que se dão alternadamente: duas adiabáticas e duas isotérmicas, que são, assim como o ciclo, reversíveis.

III. Falsa  --- o rendimento da máquina térmica ´e fornecido por η= 1 – T2/T1  ---  portanto, o rendimento do ciclo de Carnot é função exclusiva das temperaturas absolutas das fontes quente e fria e não depende da substância trabalhante utilizada.

07- a) Falsa  ---  uma bomba de sucção é uma bomba que retira o ar de sua extremidade superior, produzindo o vácuo  ---  com ar  expulso,a pressão interna diminui e a maior pressão externa empurra o líquido para cima  ---  isso ocorre independente da espessura dos canos e da potência do motor que produz a sucção (vácuo).

b) Correta  --- Se a experiência de Torricelli for realizada ao nível do mar, mas com água, cuja densidade é 13,6 vezes menor que a do mercúrio, a altura da coluna de água será aproximadamente igual a 10,3m.

c) Falsa  ---  veja justificativa a.

d) Falsa  ---  veja justificativa b.

e) Falsa.

R- B   

08- I. Correta  ---  reverberação é um fenômeno de prolongamento de um som após o fim de emissão por parte de uma mesma fonte sonora  ---  quando o obstáculo refletor do som está um pouco mais afastado, de modo que a som emitido e o som refletido têm um intervalo de tempo menor que 0,1s ocorre o fenômeno da reverberação  ---  nesse caso ao receber dois estímulos do mesmo tipo em menos de 0,1s o ouvinte tem a sensação que o som ainda não foi extinto.

II. Falsa  ---  veja justificativa da I.

III. Correta  ---  eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto  ---  um eco verdadeiro é uma única reflexão do som emitido pela fonte, que você ouve instantes após ouvir o som idêntico inicial.

R- D

09- R- B  ---  cada nota musical tem sua frequência característica que é sempre a mesma independente do meio em que está se propagando  ---  assim, por exemplo, se um violinista, com o violino afinado,  está emitindo um som ré, de frequência 293,7Hz, este som será emitido em todas as direções e sentidos, e será ouvido por cada espectador com esta frequência (293,7Hz).

10- A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo  ---  essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora  ---  um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo  ---  na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto  ---  a frequência está relacionada com a maior ou menor força de tração (que estica) a corda que, por sua vez está relacionada com as diferentes dilatações das cordas ou da madeira  ---  R- D.

11- I. Correta  ---  a distância entre eles e um ponto fixo na pista está variando de um mesmo valor num mesmo intervalo de tempo.

II. Correta  ---  a distância entre eles não está variando.

III. Falsa  ---  o referencial pode ser colocado em qualquer corpo.

R- D

12- a) Correta  ---  ac=V2/R  ---  observe que a aceleração centrípeta é inversamente proporcional ao raio da pista  ---  menor raio, maior aceleração centrípeta.

b) Falsa  ---  W=V/R  ---  a velocidade angular depende do raio da pista.

c) Falsa  ---  A só poderia acompanhar B se eles tivessem a mesma velocidade angular (W=∆θ/∆t), ou seja, eles devem “varrer” o mesmo ângulo no mesmo tempo.

d) e e) Falsas  ---  analise a expressão da força centrípeta  ---  Fc=m.V2/R.

R- A

13- Cálculo da aceleração do atleta  ---  quando t=2s, V=2,2m/s  ---  V=Vo + a.t  ---  2,2=0 + a.2  ---  a=1,1m/s2  ---  força resultante sobre o atleta  ---  F=m.a=85.1,1  ---  F=93,5N  ---  impulso sobre o atleta nesses 2s  ---  I=F.∆t=93,5.2  ---  I=187N  ---  R- D

14- Observe que a força do atleta sobre o haltere (*) deve ser igual à força resultante que o atleta está aplicando no haltere e que é ( - *)  ---  R- D

15- I. Falsa  ---  se ele partisse do repouso  ---  como o atrito é desprezado, o sistema é conservativo  ---  conservação da energia mecânica  ---  EmA=EmB  ---  m.g.h=m.vB2/2  ---  50=vB2/2  ---  vB=10m/s  ---  seria correta se o enunciado afirmasse que ele partiu do repouso.

II. Falsa  ---  veja na resolução acima que a velocidade independe da massa.

III. Correta  ---  EmA=EmC  ---  m.vA2/2 + m.g.h = m.vC2/2 + m.g.h  ---  vA=vC.

R- C

16- R- A  ---  veja que a partícula em está em equilíbrio dinâmico ou seja, se movendo em linha reta com velocidade constante.

17- Um resistor é ôhmico quando obedece à lei de Ohm que afirma que a ddp (V) é proporcional à corrente (i) e, isso só ocorre no trecho em que no gráfico você tem uma reta, ou seja, entre 0 e 4V  ---  R=V/i=4/0,8=2/0,4=5Ω  ---  R- D

 

 

Exercícios