Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

01- R- A

02- Características do lançamento vertical com a origem no ponto de lançamento e a trajetória orientada para cima  ---  na subida, o movimento é progressivo, pois o deslocamento ocorre no sentido crescente da trajetória, e retardado, pois o módulo da

velocidade está diminuindo  ---na descida, o movimento é retrogrado, pois o deslocamento ocorre no sentido decrescente da trajetória, e acelerado, pois o módulo da velocidade está aumentando  ---  no ponto mais alto da trajetória, a velocidade do corpo se anula (V=0), pois é o ponto em que o corpo inverte o sentido de seu movimento e nesse ponto a altura atingida pelo corpo é máxima  ---  o tempo de subida é igual ao tempo de descida  ---  a velocidade (V­­o) de lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Vo)  ---em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

Analisando cada assertativa:

I. Correta  ---  a aceleração é sempre a mesma em qualquer instante e é negativa, pois a concavidade da parábola é para baixo.

II. Correta  ---  a velocidade do corpo tem intensidade máxima no instante de lançamento (t=0) e de volta ao mesmo ponto de lançamento (t=4s).

III. Correta  ---  é o ponto onde a altura é máxima (h=20m) e a velocidade é nula  ---  nesse instante (t=2s) ele pára e inverte o sentido de seu movimento.

IV. Correta  ---  ele sobe retardando, pára e a partir de t=2s, desce acelerando.

R- D             

03- I. Falsa  ---  para que o corpo se desloque é necessário que a projeção de F na horizontal (Fcosθ) seja maior que a força de atrito  ---  Fcosθ > Fatrito.

II. Correta  ---  o corpo estará na iminência de se mover quando Fcosθ = Fatrito.

III. Correta  ---  se F > P e θ=90o, o bloco girará no sentido anti-horário até que a direção de F seja a mesma que de P e, a partir daí, como

F>P a força resultante será vertical e para cima, e o corpo subirá.

IV- Falsa  ---  o corpo só será elevado se N + Fsenθ > P, pois, nesse caso sobrará uma força resultante vertical e para cima.

R- D             

04- a) Verdadeira  ---  Segunda lei de Kepler (lei das áreas)  ---  “ O segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta descreve áreas proporcionais  aos tempos gastos para percorrê-las”

Essa constante K depende do planeta e recebe o nome de velocidade areolar  ---  observe na expressão acima que quando A1 = A2 

---  ∆t1 = ∆t2, ou seja, para o arco maior 34, ser percorrido no mesmo intervalo de tempo que o arco menor12, a velocidade em 3,4 (mais perto do Sol - periélio) deve ser maior que a velocidade em 1,2 (mais afastado do Sol – afélio),  ---  portanto os planetas aceleram do afélio para o periélio e retardam do periélio para o afélio.

b) Falsa  ---  as órbitas são elípticas com o Sol ocupando um dos focos da elipse  ---  primeira lei de Kepler.

c) Falsa  ---    O verão não ocorre quando a Terra está no periélio e nem o inverno quando ela está no afélio  ---  as estações ocorrem devido ao fato de áreas da Terra, devido à inclinação da mesma, receberem mais ou menos luz do Sol durante seu movimento de translação. 

d) Falsa  ---  veja justificativa a.

e) Falsa  ---  são válidas para todo o Universo.

R- A             

05- Como as forças externas são desprezadas, o sistema é conservativo e a energia mecânica é constante sendo a soma da energia cinética com a potencial gravitacional:

a) Falsa  ---  a energia mecânica é constante.

b) Falsa  ---  quanto maior o afastamento, maior será altura atingida (ponto B) e, consequentemente maior a energia potencial e claro, também a mecânica.

c) Correta

d) Falsa  ---  a energia mecânica máxima total do sistema depende apenas da altura máxima atingida pelo ponto B.

e) Falsa  ---  em B, onde V=0 a energia cinética (Ec=mV2/2) é nula e a energia potencial gravitacional (Ep=mgh) é máxima.

R - C            

06- a) Correta  ---  veja a expressão do impulso  --- =∆t =∆ ---  observe nesta expressão que a variação de quantidade de movimento ∆ é diretamente proporcional à força .

b) Falsa  ---  impulso é uma grandeza vetorial com as seguintes características:

c) Teorema do impulso  ---  "O impulso da força resultante de um sistema de forças que age sobre um corpo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo"  ---    ---  haverá sim, pois, se a trajetória for curvilínea a direção e sentido do vetor velocidade (sempre tangente em cada ponto da trajetória) sofrerão variação.

d) Falsa  ---  princípio da conservação da quantidade de movimento  ---  “a quantidade de movimento de um sistema de corpos isolados de forças externas é constante”

e) Falsa  ---  veja explicação anterior.

 

 

Exercícios