Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- Se você não domina a teoria desse exercício, atentamente as informações a seguir: Quando corpos se movimentam num fluido (ar ou água), além do peso que é constante surge também uma força, contrária ao movimento, que chamamos de força de resistência do ar (), que depende da velocidade do corpo, de sua forma e da área de secção transversal em relação à direção do movimento nesse meio.

Assim, sobre um pára-quedista no ar, com o para quedas fechado, surgem sempre na direção do movimento (vertical), duas forças: seu peso () que é  sempre constante, para baixo e a força de resistência do ar (), que é variável e sempre para cima.

Sem pára-quedas ele deve manter sempre o corpo na horizontal para aumentar a resistência do ar.

No início da queda, quando a velocidade vertical é nula,  e sobre ele age apenas a força peso, acelerando-o para baixo (figura 1).

                         

A partir daí, sendo > ele cai acelerando e sua velocidade vai aumentando e  também, pois quanto maior a velocidade maior será  (figura 2).

Chega um momento em que a intensidade de  fica igual à intensidade da força peso   e ele entra em equilíbrio dinâmico (força resultante nula ) e sua velocidade vertical nesse instante é chamada velocidade terminal ou velocidade limite (que permanece a mesma até ele abrir o pára-quedas). Essa é a primeira velocidade limite . Observe que ela é maior para a pessoa mais pesada, pois para ela, como seu peso é maior, ele demora mais tampo para equilibrar a força de resistência do ar e sua velocidade será maior . sua velocidade ser mais tampo para equilibrara a força de resistQuando ele abre o pára-quedas, a área de contato com o ar aumenta, aumentando também a força de resistência do ar  que fica maior que o peso  (figura 4).

Como, agora, > ele desacelera diminuindo  até que novamente eles se igualem =  e o pára-quedista começa a cair novamente com velocidade constante (figura 5), que será novamente maior para a pessoa mais pesada, pelo mesmo motivo que o anterior.

     

 

 Essa segunda velocidade limite que é a velocidade com que ele chega ao solo, sendo maior para o corpo mais pesado  ---  R- E.

02- Primeira explicação  --- verdadeira ---  observe no gráfico que, entre t1 e t2 a velocidade é constante e, consequentemente a aceleração também será nula, assim como a força resultante, pois a força de resistência do ar anula a força peso.

Segunda explicação  ---  verdadeira  ---  quanto maior a velocidade, maior será a intensidade da força de resistência do ar.

Terceira explicação  ---  falsa  ---  como existe atrito com o ar o sistema não é conservativo e a energia mecânica não se conserva.

Quarta explicação  ---  falsa  ---  se a força resultante fosse para cima, a intensidade da força de resistência seria maior que a força peso e o pára-quedista subiria.

R- A.

03- Quando ele atinge a velocidade limite a força peso anula a força de resistência do ar  ---  Fr = P  ---  100.v2 = m.g  --

 

100.16 = m.10  ---  m=160kg  ---  R- C.

04- Primeira  ---  verdadeira  ---  com o vácuo no interior do recipiente, a pressão interna é   menor que a pressão

o ar entra, a pressão interna se iguala á pressão atmosférica. possibilitando abrir a lata facilmente.

Segunda  ---  falsa  ---  veja primeira.

Terceira  ---  falsa  ---  ao ser retirado o lacre, a água entra, a pressão interna se iguala à pressão do interior do líquido. possibilitando abrir a lata facilmente,

Quarta  ---  falsa  ---  Veja terceira.

R- A.

05- Primeira  ---  falsa  --- se a força resultante é nula ele pode estar em repouso ou em MRU.

Segunda  ---  correta, menor densidade, menor peso, fica mais leve e sobe.

Terceira  ---  falsa  ---  veja a primeira.

Quarta  ---  falsa  ---  à medida que ele sobe, o empuxo (peso do volume de ar deslocado) vai diminuindo , pois o ar externo fica cada vez menos denso.

R- C.

06- Volume do balão  ---  d=m/V  ---  0,8=8/V  ---  V=10m3  ---  empuxo do ar sobre o balão  ---E=dar.g.V=1,3.10.10  ---  E=130N  ---  R- A.

07- Primeira  ---  correta  ---  O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma freqüência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde.

   

Assim, conseguimos distinguir se a mesma nota musical é emitida por um violão ou por um piano pelo timbre, pois ele difere nos dois instrumentos e nos fornece sensações sonoras diferentes, devido às diferentes composições de harmônicos gerados por cada instrumento. 

Segunda  --- correta  ---  refere-se à variação da freqüência notada por um observador quando a distância entre ele e uma fonte de ondas está aumentando ou diminuindo.

Na aproximação entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais agudo (maior freqüência, recebe maior número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será menor que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O1 da figura abaixo)..

No afastamento entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais grave (menor freqüência, recebe menor número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será maior que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O2 da figura acima).

Terceira  ---  falsa  ---  é pelo timbre (veja a primeira).

Quarta  ---  correta  ---  a velocidade de propagação das ondas depende do meio em que elas estão se propagando.

R- A.

08- Como o som vai e volta ele percorre ∆S=2h  ---  V=∆S/∆t  ---1,6.103 = 2h/0,8  ---  h=1,6.103.0,4  ---  h=640m  ---  equação fundamental da ondulatória  ---  V=λ.f  ---  1,6.103= λ.4.104  ---  λ=1,6.103/4.104  ---  λ=0,4.10-1=4.10-2m  ---

R- A.

09- Analise a teoria a seguir:

Num chuveiro elétrico, normalmente de tensão 220V (mantida constante), as posições inverno (quente), verão (morna) correspondem à diferentes potências. Quando você muda o cursor do chuveiro, por exemplo, do verão para o 

 o inverno, você está diminuindo a resistência elétrica no interior do chuveiro e, consequentemente aumentando a potência, fazendo-o aquecer mais, claro que mantendo a vazão constante. O oposto ocorre quando você muda o cursor do chuveiro do inverno para o verão. Isso acontece porque, para a mesma tensão, a potência é inversamente proporcional à resistência, pois, P=U2/R, com U constante.

R- A.

10- Potência do chuveiro  ---  P=6500W6,5kW  ---  tempo de funcionamento  ---  ∆t=10min=10/60=1/6hx4x30=20h  ---   P=W/∆t  ---  6,5kW=W/20h  ---  W=130kWh  ---  R- A.

11- I- Verdadeira  ---  pela segunda lei de Ohm (R=ρ.ℓ/s) a resistência elétrica do filamento da lâmpada A, que tem maior espessura S, é menor que a resistência da lâmpada B  ---  quanto menor a resistência, maior será o brilho.

II- Falsa  ---  cada uma, após ligadas em série, ficará sob ddp de 220/2=110V  ---  sob ddp de 120V dissipariam uma potência de 100W, mas como estão sob ddp de 110V, dissiparão uma potência menor que 100W, serão percorridos por corrente menor, brilharão menos que o normal, mas não se queimarão.

III- Falsa  ---  P=i.U  ---  60=i.120  ---  i = 0,5 A.

R- C.

12- 1dm3=1 litro  ---  V=1m x 3m x 0,7m=2,1m3  ---  V=2,1.103dm3=2 100dm3=2 100 litros  ---  R- E.

13- Leia a teoria a seguir:

Ciclo de Carnot  ---  Carnot estabeleceu que: Se uma máquina térmica operar em ciclos entre duas fontes térmicas, uma quente e outra fria, ela deve  retirar calor (Q) da fonte quente, convertê-lo parcialmente em trabalho (W) e o restante

(Qr) rejeitar para a fonte fria. Exemplo: o motor de um carro é a fonte quente, local onde ocorre a queima do combustível, que fornece o calor. Dessa fonte térmica é retirada, a cada ciclo, uma quantidade de calor. Parte deste calor é convertida em trabalho mecânico útil (energia útil), fazendo o carro se mover. A outra parte do calor que não é aproveitada é rejeitada para a atmosfera, fonte fria, por meio do escapamento.

I- Verdadeira  ---  veja teoria.

II- Falsa  ---  veja teoria.

III- Verdadeira  ---  veja teoria.

R- B.

14- Carnot demonstrou que o rendimento (η) de uma máquina térmica depende somente das temperaturas entre as quais ela trabalha ou que, no ciclo de Carnot, o rendimento é função exclusiva das temperaturas absolutas das fontes fria e quente e não depende da substância que faz a máquina térmica funcionar.

Carnot demonstrou que:

η = 1 – T1/T2= 1 – 500/600= 1 – 5/6=1/6  ---  η ≈ 0,17≈17%  ---  R- E.

15-  Dilatometria - Estuda a dilatação dos corpos - Quando a temperatura de um sólido aumenta, surge um aumento da amplitude das vibrações atômicas e da distância média entre os átomos e moléculas que o constituem e então eles se

dilatam. Se a temperatura diminui, ocorre o fenômeno inverso, ou seja, eles se contraem.

R- A.

16- Relação entre os coeficientes de dilação linear (α), superficial (β) e volumétrica (γ)  ---  α/1 = β/2 = γ/3  ---  1,5.10-3/1 =γ/3  ---  γ = 4,5.10-3 oC-1  ---  volume inicial da esfera  ---  Vo=(4/3).π.R3=(4/3).3.(5)3  ---  Vo=500=5.102cm3  ---  ∆V=Vo. γ.∆θ=5.102.4,5.10-3.(110 – 10)  ---  ∆V=225cm3  ---  R- E.

17- Ele enxerga a imagem do objeto que deve estar em P’=- 37,5cm (virtual porque deve ser direita) que é onde ele enxerga nítidamente   ---  P=25cm  ---  1/f = 1/25 – 1/37,5  ---  f=937,5/12,5  ---  f=75cm  ---  R-B

18- A cor apresentada por um corpo, ao ser iluminado, depende do tipo de luz que ele reflete difusamente (espalha em todas as direções e sentidos) e que chega aos olhos do observador.

Pedro  ---  a cor branca de sua camisa absorve todas as cores e reflete difusamente o verde e, portanto ela será vista na cor verde  ---  João  ---  a cor vermelha de sua camisa absorve o verde e não reflete nenhuma cor e, portanto ela será vista negra (ausência de cores)  --- Maria  ---  a cor verde de sua camisa reflete apenas o verde e será vista nesta cor (verde)  ---  R- B.

19- a) Falsa  ---  A fissão nuclear — divisão de um núcleo atômico pesado em dois núcleos mais leves.

b) Correta  ---   Durante a fusão nuclear ocorre grande liberação de energia, já que as massas dos núcleos produzidos são inferiores as dos núcleos iniciais. Parte da massa perdida durante a fusão nuclear é convertida em energia, de acordo com a Equação de Einstein E=MC2. Estas fusões nucleares explicam o calor e a luz do Sol, percebidos por nós, aqui na Terra.

c) Falsa  ---  veja b.

d) Falsa  ---  veja b.

e) Falsa  ---  veja b.

R- B.  

20- Energia gerada (útil)  ---  P=W/∆t  ---  1 500.106 = W/9.104  ---  Wu=135.1012J  ---  energia total recebida sob forma de calor  ---  P=W/∆t  ---  5 000.106 = Wt/9.104  ---  Wt=450.1012J  ---  W=450.1012 – 135.1012=315.1012J  ---  equação de Einstein  ---  E=m.c2  ---  315.1012 = m.(3.108)2  ---  m=315.1012/9.1016  ---  m=35.10-4kg=3,5.10-3kg  ---  R- E.