Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- A) Falsa  ---  V=1km/min=1000m/60s=(100/6)=(50/3)m/s  ---  V=∆S/∆t  ---  50/3 = ∆S/30  ---  ∆S=1000m  ---  com velocidade de 1km/min ele percorreria 500m do edifício em 30s.

B) Correta  ---  V=1km/min=(50/3)m/s x 3,6=180/3  ---  V=60km/h.

C) Falsa  ---  1km/min=(50/3)m/s=16,6m/s que é diferente de 1m/s.

D) Falsa  ---  nesse caso eles desceriam sujeitos à aceleração da gravidade e chegariam ao térreo com velocidade de V2=Vo2 + 2.g.h=0 + 2.10.828=√(16560)≈128,7m/s, o que é impossível  ---  logo, na descida eles são freados.

R- B.

02- Leia atentamente a teoria abaixo:

Terceira lei de Kepler (lei dos períodos)  ---  “Os quadrados dos períodos T de revolução dos planetas (tempo que demora para efetuar uma volta completa em torno do Sol) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias R ao Sol”  ---  T2/R3=constante=K’

* A constante K’ depende apenas da massa do Sol e não do planeta que gira ao seu redor

* Na expressão T2/R3=K’, observamos que a medida que R aumenta, T também aumenta, o que significa que quanto mais afastado o planeta estiver do Sol maior será seu ano (tempo que demora para dar um volta completa ao redor do Sol)

* Para dois planetas quaisquer como, por exemplo, Terra e Marte, vale a relação  TT2/RT3= TM2/RM3.

* Ao efetuar um volta completa ao redor do Sol num período (ano) T um planeta percorre ∆S=2πR e sua velocidade orbital vale V=∆S/T  ---  T=2πR/V, que substituída em T2/R3=K’ nos fornece  4π2R2/VR3=K’  ---  V=4π2/K’R  --- V=constante/R  ---  V é inversamente proporcional a R ou seja, quanto mais afastado o satélite ou planeta estiver, menor será sua velocidade orbital.

R- C.

03- A) Correta  ---  toda massa abandonada no interior de um campo gravitacional fica sujeito a uma força que tem o mesmo sentido do campo gravitacional.

B) Correta  --- Observe nas informações abaixo, que se a carga for negativa a força elétrica sobre ela a desloca em

sentido contrário ao do campo elétrico.

C) Falsa  --- calor é a transferência de energia entre dois ou mais corpos devido à diferença de temperatura entre ele e essa transferência ocorre semptre do corpo de maior para o de menor temperatura  ---  essa transferência de energia (calor) ocorre até que as moléculas de todas as substâncias que estão em contato térmico apresentem a mesma temperatura que é denominada temperatura de equilíbrio térmico.

D) Correta  ---  observe nas informações fornecidas em B, que se a carga for positiva a força elétrica sobre ela a desloca

no mesmo sentido que o do campo elétrico.

R- C.

04- A frequência é característica da onda (no caso, luz)  ---  quando a luz de determinada frequência se refrata passando de um meio para outro, sua velocidade de propagação e seu comprimento de onda variam, mas sua frequência permanece a mesma, independente do meio em que estiver se propagando  ---  assim, as alternativas A, B e C estão erradas.

A correta é a D, pois, quanto mais refringente é o meio, maior será o valor de seu índice de refração n,  menor a velocidade da luz nesse meio e maior será o desvio sofrido.

R- D.

05- Características da força magnética que age sobre uma carga elétrica quando imersa num campo magnético:

Intensidade de  - é proporcional a q, V, B e ao senθ, obedecendo à equação:

Observe que, como a carga é abandonada sua velocidade V é nula (V=0)  ---  Fm=q.V.B.senθ= q.0.B.senθ=0  ---  como não surge força sobre ela, continuará em repouso  ---  R- A.

06- Características da força magnética que age sobre uma carga elétrica quando imersa num campo magnético:

Intensidade de  - é proporcional a q, V, B e ao senθ, obedecendo à equação:

Observe que, como a carga é abandonada sua velocidade V é nula (V=0)  ---  Fm=q.V.B.senθ= q.0.B.senθ=0  ---  como não surge força sobre ela, continuará em repouso  ---  R- A.