Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- A energia cinética com que a carga Q=3,2.10-19C é lançada (ponto M) é totalmente transformada em energia potencial elétrica no ponto P, onde chega com velocidade zero (energia cinética nula)  --- essa transformação de energia corresponde ao trabalho realizado nesse deslocamento e, esse trabalho é negativo “forçado, pois as duas cargas são positivas”  ---  o potencial elétrico no ponto M é nulo, pois está muito distante (dM=∞)  ---  VM=KQ/(dM=∞)=0  ---  WMP=Q( VM – VP)=-3,2.10-19.(0 – VP)  ---  VP=16.1,6.10-13/3,2.10-19  --- 

VP=25,6.10-13/3,2.10-19  ---  VP=8.106 V  ---  R- C.  

02- De a para b o gerador aumenta o potencial de zero para 24V  ---  entre b e c não tem resistência elétrica e o potencial é  mantido constante (24V)  ---  entre c e d há uma queda de potencial de Ucd=R.i=2.2=4V, ou seja, o potencial passa de c (24V) para d (24 – 4=20V)  ---  entre d e e o potencial é constante (não tem resistência elétrica) e vale 20V  ---  entre e e f há uma queda de potencial de Uef=R.i=10.2=20V, ou seja, o potencial passa de c (20V) para d

(20 – 20=0V)  ---  entre f e a o potencial é constante (não tem resistência elétrica) e vale 0V  ---  R- B.

03- Quando as espiras são percorridas por corrente elétrica elas se comportam como se fossem pequenos imãs com cada face correspondendo a um pólo desse imã  ---  a face da espira na qual as linhas de indução saem de seu interior corresponde a um pólo norte e a face da espira na qual as linhas de indução chegam ao seu interior corresponde a um pólo sul  ---  pólos de mesmo nome se repelem e pólos de nomes opostos se atraem  ---  mas, essa polaridade depende também do sentido da corrente elétrica na espira, que é fornecida pela regra da mão direita, a qual determina em qual face as linhas de indução estão entrando (sul) e em qual estão saindo (norte)  ---  aplica-se a regra da mão direita (polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução) veja figura

---  observe na figura a seguir que, entre as espiras ocorre atração, pois pólos norte e sul se atraem e que o sentido da

 corrente, em cada espira, fornecido pela regra da mão direita também está correto  ---  R- A.

04- Via satélite  ---  o sinal se desloca com velocidade da luz no vácuo c=V=3.108m/s, percorrendo ∆S=L=6000km=6.106m  ---  V=∆S/∆t  ---  3.108=6.106/∆ts  ---  ∆ts=2.10-2s  ---  a cabo  ---  cálculo da velocidade de propagação do sinal (luz) no interior da fibra óptica   ---  n=c/V  ---  1,5=3.108/V  ---  V=2.108m/s  ---   V=∆S/∆t  ---  2.108=6.106/∆tc  ---  ∆tc=3.10-2s  ---  diferença de tempo  ---  ∆t’=3.10-2 – 2.10-2=1.10-2=10.10-3s  ---  R- B.

05- Para que O1 e O2 entrem e saiam de L em fase (interferência construtiva), a distância L deve valer um número par de meios comprimento de onda  ---  as duas únicas alternativas que fornecem um número para quando divididas por λ/2=500nm são a b (6) e a d (4)  ---  como a medida deve ser menor ou da ordem de 1 micrômetro, (10-6m), a alternativa que satisfaz é a d (1000nm=103.10-9=10-6m)  ---  R- D

06- I. Correta  ---  é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais que são os própons, elétrons e nêutrons  ---  as cargas do elétron e do próton são opostas e convencionou-se atribuir ao elétron carga negativa e ao próton, carga positiva e essas cargas têm o mesmo módulo, mas sinais diferentes.

II. Correta  ---  A carga elétrica total de um corpo é uma grandeza quantizada, ou seja, ela é sempre múltiplo inteiro da carga elétrica elementar │e│=1,6.10-19C   ---  Q/│e│=n (número inteiro.

III. Falsa  ---  as forças entre cargas elétricas podem ser de atração ou de repulsão.

IV- Correta  ---  Como os elétrons são fracamente presos ao átomo e como estão nas camadas externas são eles que se deslocam. Num átomo neutro, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Se um átomo neutro ganhou elétrons

ele está eletrizado com carga

 negativa (no elétrons>no prótons) e é denominado íon negativo. Se um átomo neutro perdeu elétrons ele está eletrizado com carga positiva (no elétrons<no prótons) e é denominado íon positivo.

V. Correta  ---  trata-se do princípio da conservação das cargas elétricas  ---  em todo sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas é constante.

Corretas: I, II, IV e V.

07- I. Correta  ---  é claro que, quanto maior for o número de espiras maior será a fem induzida.

II. Falsa  ---  a fem aumenta em proporção direta ao aumento da área da secção transversal da bobina

III. Correta  ---  a fem aumenta quando se aumenta o fluxo magnético no interior da bobina  ---  ε=∆Φ/∆t=|B.S|/∆t.

IV. Falsa  ---  independe de R (veja equação acima)

V. quando isso ocorre você está aumentando o fluxo magnético através da área da espira e consequentemente aumentando a fem induzida.

R- I, III e V.

08- I. Correta  ---   Dado o fato de a constante de Planck ser muito pequena, é muito pequena também a energia dos fótons (revelados apenas em escalas atômicas) da luz visível. Os fótons correspondentes à luz verde, por exemplo, possuem a energia de 4.10-19J.

II. Correta  ---  a energia dos elétrons no átomo de Hidrogênio está restrita a certos valores discretos, muito bem  definidos, e somente estes valores são permitidos e você pode afirmar  que a energia do átomo é quantizada.

III. Falsa  ---  Esse efeito foi explicado por Einstein em 1905, considerando a luz como constituída por partículas individuais (fótons), com energias bem definidas, o que contrapõe ao caráter ondulatório da luz, já bem estabelecido naquela época.

IV. Correta.

V. Correta  ---   Sabe-se hoje que outras entidades, tal como o elétron no interior do átomo, também apresentam propriedades ora de partículas, ora de ondas.

R- I, II, IV e V.