Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

01- A pressão, em cada vaso, no fundo do recipiente é fornecida pela lei de Stevin  ---  P=d.g.h  ---  como a densidade é a mesma (mesmo líquido, água), a aceleração da gravidade g é a mesma (mesmo local) e a altura da coluna de água é a mesma, a pressão no fundo dos vasos é a mesma  ---  R- C.

02- Xo= - 2m (parte dessa posição que está à esquerda da origem)  ---  Vo=4m/s (pelo gráfico)  ---  a=(v – vo)/(t – to)=

( 0 – 4)/((2 – 0)= - 4/2  ---  a= - 2m/s2  ---  função horária do espaço  ---  x = xo + vo.t + a.t2/2  ---  x = -2 + 4.t + (-2).t2/2  ---  x = -2 + 4.t - t2  ---  R- D.

03- I. Falsa  ---  Elongação (x) – posição (localização) da partícula em MHS sobre o eixo x em relação à origem 0, ou seja,

mostra a que distância de 0 a partícula se encontra em determinado instante.

II. Falsa  ---  Amplitude (A) – em módulo é a elongação máxima do MHS e corresponde ao raio da circunferência do

 MCU (R=A).

III. Falsa  ---   O MHS não é qualquer movimento vibratório ---   nele o móvel se desloca sobre a mesma trajetória, indo

             

 

 e vindo, em relação a uma posição média de equilíbrio (ponto O, onde a resultante das forças que agem sobre ele é nula)

IV. Falsa  --- ela varia de acordo com a função  ---  a= -w2.A.cos(φo + w.t)    função horária da aceleração do MHS

Observe que:

* quando x=0  ---   a=0

* quando x= +A  ---   a= -w2A  --- valor mínimo de a, pois φ=π rad e cos π= -1 --- amínimo= - w2.A

* quando x= -A  ---   a= w2A    --- valor máximo de a, pois φ=2π  rad  e cos 2π= 1  --- amáximo = w2.A

V. Correta  ---  Período (T) – corresponde ao tempo que o MCU demora  para efetuar uma volta completa ou ao tempo que o MHS demora para efetuar um “vai e vem” completo sobre a reta x  ---  observe, pela definição, que ele independe da amplitude A do MHS.

R- E.

04- Nas CNTP  ---  To=273K  ---  Po=1atm=105Pa (N/m2)  ---  para que a válvula se abra a pressão sobre ela deve superar  ---  P=F (peso)/área=400/2.10-3  ---  P=2.105Pa  ---  T=?  ---  como o recipiente não se dilata, trata de uma transformação isovolumétrica (volume v constante)  ---  Po.vo/To=P.V/T  ---  Po/To = P/T  ---  105/273 = 2.105/T  ---  T=546K – 273  ---  T=273oC  ---  R- B.

05- I. Falsa  ---  essa força é fornecida por F=KQq/d2 e K é uma constante que depende do meio onde as cargas estão imersas.

II. Correta  ---  depois do contato o bastão neutro ficou com carga positiva, ou seja, perdeu elétrons.

III. Falsa  ---  só se eletrizam se forem de materiais diferentes e na eletrização por atrito terão sempre cargas de mesmo módulo mas sinais contrários.

IV. Correta  ---  Define-se superfície equipotencial de um campo elétrico a qualquer superfície em cujos pontos o potencial elétrico é constante.

Estas superfícies têm duas propriedades importantes: 
1a - A força elétrica durante o deslocamento de uma carga elétrica puntiforme sobre uma superfície equipotencial é nula.

2a - As superfícies equipotenciais são perpendiculares às linhas de força ou linhas de campo elétrico e, conseqüentemente, perpendiculares ao vetor campo elétrico e à qualquer ponto da superfície. .

V. Falsa  ---  o campo elétrico em seu interior é nulo  ---  é o potencial elétrico que é constante.

R- A.

06- Lentes de bordos menos espessos que a parte central imersa no ar (extremidades finas) são lentes convergentes e, com o

objeto entre fo e C, a imagem possui as seguintes características:

Natureza: Virtual (obtida no cruzamento dos prolongamentos dos raios luminosos.

Localização: Antes de fo

Tamanho e orientação: Maior que o objeto e direita em relação a ele.

Utilidade – Lupa (lente de aumento) e microscópios.

R- D.

07- I. Falsa  ---  ela fica sujeita a uma força somente se estiver em movimento com velocidadee desde quenão seja paralela ao campo magnético.

II. Falsa  ---  são tangentes em cada ponto.

III. Falsa  ---  Toda carga elétrica lançada com velocidade  perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético realiza um movimento circular uniforme numa circunferência que está num plano perpendicular à direção de .

IV. Falsa  ---  em paralelo todos os resistores estão sob a mesma ddp U  ---  P=U2/R  ---  observe que P é inversamente proporcional a R  ---  o que tiver menor resistência dissipa maior potência elétrica devido ao efeito Joule.

V. Falsa  ---  segunda lei de Ohm  ---  R=ρ.ℓ/S  ---  ρ=R.S/ℓ  ---  observe que ρ é inversamente proporcional a ℓ.

R- E.